quarta-feira, janeiro 27, 2016

CURDOS PROTESTAM EM GENEBRA CONTRA A TURQUIA

Fonte: http://br.sputniknews.com/mundo/20160125/3390001/curdo-protestam-genebra-contra-turquia.html
*
Activistas curdos protestaram em frente à sede da ONU em Genebra contra as acções da Turquia no sudeste do país. Os organizadores da manifestação conversaram com a agência Sputnik sobre as suas motivações.
“Ficamos três dias aqui e em outras cidades europeias para chamar a atenção sobre o que acontece na Turquia: o bloqueio e as matanças de civis, incluindo de crianças e mulheres, por conta das acções do Presidente Erdogan que utiliza armas contra a população civil”, disse Delsha Osman, um dos activistas, à agência Sputnik. 
Os manifestantes exigem que a comunidade internacional e a União Europeia tomem postura activa e encontrem uma solução política para este problema. 
As acções de Ancara, de acordo com os manifestantes, afectam não só os curdos, mas também os próprios turcos. 
Delsha Osman pediu o fim dos ataques e do bloqueio nas regiões curdas, em particular, na região de Diyarbakir, onde a situação humanitária se deteriorou drasticamente. 
No final de Dezembro do ano passado, a Turquia anunciou um toque de recolher nas províncias do sudeste de Sirnak, Diyarbakir e Mardin, onde continua o confronto entre o exército e os combatentes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), proibido no país. 
Após mais de dois anos de cessar-fogo, as hostilidades entre as forças militares e policiais turcas e do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) foram retomadas no Verão passado, comprometendo as conversações de paz iniciadas em 2012 para pôr fim a um conflito que desde 1984 já deixou mais de 40 mil mortos.
As autoridades turcas acreditam que o Partido de União Democrática (PYD) é afiliado do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), considerado oficialmente como uma organização terrorista na Turquia, apesar dos curdos sírios estarem envolvidos em batalhas severas com o Daesh (Estado Islâmico).

* * *

Por cá ninguém pia sobre isto, eu pelo menos não oiço nem um comentário da parte dos opinadores do costume, membros da elite político-cultural reinante que quer por força enfiar a Turquia pela União Europeia adentro. Aliás, em Portugal o único partido que é contra este ingresso asiático na Europa é o PNR.
Note-se que mais recentemente até um dos gurus da Esquerda intelectual ocidental já veio dizer de sua justiça:

O célebre intelectual norte-americano, Noam Chomsky, conhecido pelas suas duras críticas à política externa dos EUA, declarou que a Turquia e os Estados Unidos não poderiam proteger os curdos e os yazidis enquanto atacam os grupos da guerrilha turca na Síria. 
“O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, é um assassino e reconstituiu as políticas repressivas contra a população curda na Turquia que foram implementadas durante os anos 90 pelo Estado turco, matando milhares de pessoas” disse Chomsky durante uma entrevista ao programa ‘Up Front’ do canal Al Jazeera. 
Segundo ele, Erdogan está sem dúvida realizando acções repressivas viciosas atacando a população curda. “Vocês podem chamar-lhe o que quiserem… eu chamo-lhe assassino”, frisou o escritor.   
Ao responder sobre como reagir às ameaças do grupo terrorista Daesh (Estado Islâmco), Chomsky afirmou que as forças curdas na Turquia e na Síria deveriam ser apoiadas, mas que também se encontram na lista de grupos terroristas de Washington. 
“Os Estados Unidos não poderiam tentar salvar os yazidis e os curdos, ao mesmo tempo que apoiam a opressão turca contra o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), que tem sido a principal força na luta contra o grupo Estado Islâmico”, disse ele. 
"Se estamos interessados em atacar o grupo Estado Islâmico, salvar os yazidis e salvar os curdos, não podemos dizer que vamos atacar o PKK", acrescenta o especialista.
“Se formos enumerar os males, os Estados Unidos e a Grã-Bretanha estão à frente de qualquer outro(…) Se quiser defender os curdos, não pode atacar os curdos”, destaca Chomsky. 
*

Fonte: http://br.sputniknews.com/mundo/20160125/3391323/chomsky-eua-aliados-assasino-erdogan.html#ixzz3yNoAjFaP

Disse mais sobre o caso, noutra ocasião:
O Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) passou 30 anos lutando pela autonomia para os curdos da Turquia. Ancara e os seus aliados ocidentais, incluindo Washington, classificaram o PKK como grupo terrorista.
"O PKK está na lista dos (grupos) terroristas dos Estados Unidos e a Turquia é um aliado valioso, então, infelizmente, é improvável que o governo dos EUA levante um dedo sem pressão da opinião pública em larga escala", disse Chomsky.
As tensões escalaram na Turquia em Julho de 2015 depois de 33 activistas curdos terem sido mortos num ataque suicida em Suruc, perto da fronteira síria. Dois polícias turcos foram posteriormente assassinados pelo PKK, um evento que, em parte, levou à campanha militar de Ancara contra o grupo.
Grupos de direitos humanos locais avaliam o número de civis mortos desde Julho em bem mais de 100.
Chomsky observou que Washington nunca prestou grande atenção às atrocidades contra os curdos, particularmente durante os anos 1990, quando os massacres estiveram "entre os piores crimes de terrorismo estatal do mundo."
"Os Estados Unidos forneceram oitenta por cento das armas", afirmou Chomsky. "Quase não houve relatórios [sobre a situação] e os poucos de nós que tentaram organizar algum protesto foram silenciados."
Na sexta-feira, as autoridades turcas detiveram pelo menos 18 académicos sob acusação de suposta propaganda terrorista depois de eles assinarem uma declaração pedindo ao governo turco para parar com os seus massacres nas províncias curdas. A declaração foi assinada por 1.128 académicos, incluindo Chomsky.
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, criticou a petição e referiu-se aos signatários como "os assim chamados académicos e pesquisadores", informou a agência de notícias turca Dogan (DHA).
O procurador-chefe Mustafa Kucuk acusou o grupo de difundir propaganda terrorista e de "insultar a integridade moral do Estado". O primeiro-ministro Ahmet Davutoglu fez alusão de que os académicos teriam escolhido "alinhar-se" com os terroristas.
Na sexta-feira, os estudantes protestaram contra as detenções com cartazes "não toque no meu professor".
*

Fonte: http://br.sputniknews.com/mundo/20160116/3315580/eua-fecham-os-olhos-a-atrocidades-da-turquia-contra-curdos.html#ixzz3yNpyLGeK


* * *

A salvaguarda dos Curdos não é apenas uma questão de solidariedade humana, e já seria meritória se não passasse disso. A lógica da maior parte dos Nacionalismos europeus leva a que a salvaguarda da Nação Curda seja tomada como bandeira política, dada a origem étnica indo-europeia desta grei do Médio-Oriente. 

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

curioso que os donos da moral que invadem paises e entram em guerra porque fazem algo contra a população, desta vez tao paradinhos. Ninguem faz nada contra a turquia.

27 de janeiro de 2016 às 22:57:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home