quarta-feira, janeiro 06, 2016

O SUCESSO DO MODELO DE ORBAN ATÉ AGORA

Agradecimentos a quem aqui trouxe esta notícia: http://pt.euronews.com/2016/01/05/o-progresso-do-modelo-orban/   -   Página com vídeo incorporado   -   (Artigo originariamente redigido sob o acordo ortográfico de 1990 mas corrigido aqui à luz da ortografia portuguesa.)
*
O presidente da Comissão Europeia já lhe chamou, em tom de brincadeira, ditador. Mas as ideias do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, estão a espalhar-se um pouco por toda a Europa.
O controlo de fronteiras é exemplo disso mesmo: foi adoptado por vários países, para evitar a entrada de refugiados.
Orbán, quando chegou ao poder tratou de reformar a Constituição, entrou em confronto com a União Europeia, mas continua a aceitar os apoios financeiros de Bruxelas. A ambição do chefe de governo húngaro é construir aquilo a que chama uma “democracia iliberal”.
Jean Quatremer, correspondente do jornal francês Libération e especialista em assuntos europeus, explica que “esta é uma vitória ideológica de Viktor Orban: em todo o mundo hoje são tomadas medidas mais ou menos parecidas com as que foram tomadas por Orban, mesmo a esquerda francesa. Sem falar na esquerda eslovaca que está mesmo a ultrapassar Orban, de extrema direita. Ou seja, está a ser reduzida a liberdade, o estado de direito, algo que lembra os anos 30”.
A Polónia é mais um dos Estados-membros a seguir as pisadas de Orbán: os conservadores do Partido do Direito e da Justiça (PIS) depois de chegarem ao poder, em Outubro, também trataram de mudar a Constituição. Para isso nomearam juízes favoráveis às suas políticas.
E à semelhança da Hungria, o governo polaco quer agora controlar os meios de comunicação públicos: uma nova proposta de lei prevê que os membros das direcções e dos conselhos de supervisão da televisão e da rádio públicas sejam escolhidos…pelo ministro do Tesouro.
Jean Quatremer acredita ainda que “a Polónia é apenas no esboço do que estamos a viver: estamos testemunhar uma deriva verdadeiramente draconiana na União Europeia. Basicamente, Orban mostrou o caminho. “

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

"o governo polaco quer agora controlar os meios de comunicação públicos:"

muitos ficam escandalizados com isto, mas a verdade é que os meios de comunicaçao social sao completamente mas completamente controlados pelo ideal multiracialista. Nao ha isençao nenhuma, so se foca 1 lado, o do multiracialismo. Tudo o que seja contra, esconde-se, nao se informa, deturpa-se, mente-se. É uma autentica propaganda e lavagem cerebral multiracialista. Fazem-se leis para nao se informar que o imigrante foi o criminoso. Fazem-se leis para se esconder a nacionalidade dos criminosos nos dados estatisticos de prisoes e crimes (Suécia é um bom exemplo).
Mas eles acham que nao fazem nada e depois ainda ficam escandalizados com isto da Polonia.

6 de janeiro de 2016 às 23:13:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home