sexta-feira, novembro 20, 2015

SECRETÁRIO DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO LOCAL PROPÕE QUE SE PREMEIE OS MUNICÍPIOS QUE MELHOR RECEBEM OS REFUGIADOS

O secretário de Estado da Administração Local, José Taborda da Gama, sugeriu hoje, em Coimbra, que os municípios e freguesias que se distingam no acolhimento aos refugiados sejam premiados.
Por que não se pensa em “premiar os municípios e freguesias que se distingam no acolhimento aos migrantes e refugiados”, questionou o governante, que falava na sessão de entrega da bandeira verde de ‘Autarquia + Familiarmente Responsável 2015’, que decorreu, ao final da tarde de hoje, na sede da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), em Coimbra.
“Quando tanto nos queixamos da baixa natalidade, ou do problema da baixa densidade populacional e das suas assimetrias, saibamos acolher quem aqui nos chega e por aqui quer ficar”, sustentou José Taborda da Gama.
O desafio do governante foi lançado a propósito da iniciativa do Observatório das Autarquias Familiarmente + Responsáveis, que distinguiu 41 autarquias por promoverem práticas que incentivam uma maior responsabilidade familiar e cujas bandeiras foram entregues naquela sessão.
Esta iniciativa configura um “modelo de interacção entre a esfera pública e a esfera privada”, que é “um exemplo que deve ser seguido noutras províncias do agir público e privado, noutras vertentes de acção humanista, seja ela de pendor religioso ou laico”, defendeu o secretário de Estado.
(...)
*
Fonte: http://economico.sapo.pt/noticias/secretario-de-estado-sugere-premiar-autarquias-que-melhor-acolham-refugiados_235217.html

* * *

O PNR comenta, na sua página de Facebook, o seguinte (texto a itálico):

Não podemos acusar só a esquerda de ser a "amiga" dos refugiados, afinal a direita tem exactamente o mesmo discurso.
Que sirva de lição para quem votou "útil". Esquerda e direita, coligados ou não são inimigas de Portugal e dos Portugueses.

*

De facto, não se ouviu ninguém do PSD, muito menos do CDS, a demarcar-se das afirmações de Taborda da Gama, perfeitamente integradas numa lógica de substituição populacional - «os nossos estão a morrer?, é deixá-los morrer, mete-se cá dentro outra gente e já está resolvido o problema (da falta de mão-de-obra para a patronagem...)» - lógica esta que está já tão disseminada no seio da elite político-cultural reinante que os seus propagadores nem se dão conta do à vontade com que estão no essencial a promover a substituição étnica da sua própria gente. 


3 Comments:

Blogger Afonso de Portugal said...

PNR disse...
«(...)a direita tem exactamente o mesmo discurso. Que sirva de lição para quem votou "útil". Esquerda e direita, coligados ou não são inimigas de Portugal e dos Portugueses.»

Esta é uma realiade que, infelizmente, muitos "conservadores" portugueses teimam em não compreender. O PSD e o CDS não os representam. É preciso ter a coragem de mudar.

20 de novembro de 2015 às 15:15:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

O certo eh "propõe que se premie...", premeie eh outra coisa, vem o verbo premer.

20 de novembro de 2015 às 21:10:00 WET  
Blogger Afonso de Portugal said...

Anónimo, uma vez que o Caturo não respondeu, muito provavelmente por falta de tempo, faço notar que ambas as formas estão correctas em português europeu:

https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/ainda-o-verbo-premiar/20862
http://duvidas.dicio.com.br/premia-ou-premeia/
http://www.conjuga-me.net/verbo-premiar

Seja como for, um grande bem-haja por se preocupar com a língua de Camões!

20 de novembro de 2015 às 23:10:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home