sexta-feira, novembro 20, 2015

OS NEGÓCIOS DO PÚBLICO PARA O PRIVADO


Em Coimbra foi investigado pela SIC, um exemplo de como funcionam os grandes empresários de Portugal. Na realidade são mais semelhantes a mafiosos que a empresários. E são mais parasitas do que outra coisa. Sem o dinheiro do estado nunca seriam ninguém. Veja esta vergonha, ao longo do filme sentirá que tudo é surreal, mas é a nossa realidade. INACREDITÁVEL
EMPRESAS QUE NEGOCEIAM COM O ESTADO, SÃO SEMPRE MILIONÁRIAS? E NINGUÉM ESTRANHA?
SIC Grande reportagem sobre o Grupo Privado de Saúde Sanfil onde expõe fraudes e indícios de corrupção.Este grupo que facturava 4 milhões em 2001, passou para 44 milhões em 2012??
Este Grupo é o 4º maior grupo privado de Saúde em Portugal, sendo detido por 5 famílias da região de Coimbra: Amaral Dias, Mira, Fânzeres da Mota, Serpa Oliva e Cardoso.

A facturação deste Grupo registou um grande crescimento a partir de 2007 (A PARTIR DO MOMENTO QUE COMEÇOU A RECEBER DO ESTADO) com o programa SIGIC (Sistema Integrado de Gestão de Inscritos para Cirurgia), programa que visa encaminhar doentes para cirurgia nos hospitais públicos para os privados por alegada incapacidade do SNS.

Entre 2008 e 2012 este grupo foi o primeiro operador do SIGIC, tendo sido responsável por 17.000 operações, o equivalente a 13,5% de todas as operações realizadas ao abrigo deste programa. Como referência, o segundo operador com mais operações realizou menos 7.000 operações. Também é de assinalar que durante este período, o Grupo contava somente com 2 blocos operatórios e 30 camas.

A reportagem focou os pontos que se seguem:
-- ADSE . A Sanfil facturou indevidamente à ADSE
Após averiguação foi concluído que os medicamentos nunca poderiam ter sido utilizados nesse tipo de intervenções e que as pinças de cirurgia facturadas são equipamento reutilizável, logo não passível de facturação. Nas facturas existentes ainda se detectou que o mesmo equipamento aparece facturado com preços diferentes.
Confrontada com esta situação a Administração diz ter encontrado o responsável, alguém de confiança e com uma posição alta no Grupo, que lhe instaurou um processo disciplinar e que vai creditar o valor de 69.000€ aos lesados.

--Funcionamento sem licença de um TAC
Este Grupo manteve em funcionamento um equipamento de TAC sem a devida licença emitida pela Administração Regional de Saúde (ARS).
Após a reportagem , o TAC foi suspenso sem qualquer justificação, estando o caso a ser investigado pela ARS desde Dezembro de 2013.

---Aquisição do Centro Hospitalar São Francisco em Leiria
Em Dezembro de 2012 o Grupo adquiriu por 4,1M€ o Centro Hospitalar São Francisco no seguimento do processo de privatização do BPN, sem herdar qualquer das dívidas do Centro.

---Concorrência ao SIGIC com processos de acesso demorados
Idealmed e a Clínica Particular, candidataram-se ao programa SIGIC, o que traria uma concorrência à Sanfil até então inexistente. No entanto, aquando da reportagem estas empresas aguardavam resposta à 13 meses e 7 meses respectivamente.
....O responsável do ARSC não quis ser entrevistado.

--- Colaboradora que foi responsável pelo SIGIC
Em 2013, Rita Cristóvão foi contratada como Directora de Operações da Sanfil. Até então era quadro na Autoridade Central de Sistemas de Saúde (ACSS) com o pelouro do CIGIC.

---Conflito de interesses com o principal fornecedor de cirurgias
O principal fornecedor de cirurgias ao Grupo Sanfil é o Centro Hospitalar da Universidade de Coimbra. Por coincidência, várias pessoas com ligações estreitas ao Grupo ocupam posições relevantes no Hospital:

José Martins Nunes, antigo Secretário de Estado da Saúde Presidente do Conselho de Administração desde 2011 e director do serviço de anestesiologia e coordenador do bloco operatório central desde 2005. Em 2011 pertenceu ao grupo técnico criado pelo XIX Governo Constitucional, liderado por Passos Coelho, para a Reforma Hospitalar.
Foi durante vários anos colaborador da Sanfil, embora não seja encontrada qualquer referência a tal no seu Curriculum.
José Martins Nunes foi convidado de honra no jantar de Natal de 2012 sa Sanfil, semanas antes da Sanfil adquirir o Centro Hospitalar São Francisco.
João Manuel da Serpa Oliva, membro de uma das famílias, é deputado do CDS com mandato suspenso e foi até Outubro de 2008 chefe do serviço de ortopedia do Hospital.
Joaquim Mira, outro membro das famílias, foi oftalmologista no Hospital até se aposentar em 2012.
Alfredo Fânzeres da Mota, outro membro das famílias, é o director de urologia e transplante renal.


https://www.youtube.com/watch?v=gAW3kp8wM6s