sexta-feira, outubro 23, 2015

SUÉCIA VAI IMPLEMENTAR HORÁRIO DE TRABALHO DE SEIS HORAS DIÁRIAS

A receita é simples: menos horas de trabalho, menos distracções. Trocava as idas ao Facebook e as pausas ao longo do dia por um horário de seis horas?
Várias empresas suecas estão a implementar um horário de trabalho de seis horas diárias. O objectivo é fazer o trabalho em menos horas, aumentando a produtividade, para garantir que as pessoas têm tempo para aproveitar a sua vida privada.
Há 13 anos que a experiência está a ser feita na Toyota em Gotemburgo, a segunda cidade da Suécia. E com bons resultados: segundo a empresa, os trabalhadores estão mais felizes, a taxa de substituições é menor, sendo que também os lucros aumentaram.
Depois disso, já várias empresas fizeram o mesmo.
O CEO de uma empresa de desenvolvimento de aplicações que optou por este horário, a Filimundus, explicou os benefícios de um horário mais reduzido. “Estar focado num trabalho ou numa tarefa específicos é um grande desafio. Para tornar o dia mais suportável, temos de misturar coisas e fazer pausas. E ao mesmo tempo torna-se difícil gerir a nossa vida privada, fora do trabalho”, disse Linus Feldt ao site Science Alert. “O horário de oito horas não é tão eficaz como parece.”
Mas há o outro lado: na sua empresa os funcionários não podem estar nas redes sociais durante as horas de trabalho e todas as distracções foram eliminadas. As reuniões, por exemplo, foram reduzidas ao mínimo indispensável.
*
Fonte: http://www.msn.com/pt-pt/financas/negocios/su%C3%A9cia-introduz-dia-de-trabalho-de-seis-horas/ar-BBmiIN3?li=AAaYVP2

* * *

Coincidentemente ou talvez não, alguns dos países com mais carga horária de trabalho, como Portugal e a Grécia, são dos que menos produtividade apresentam.