quarta-feira, outubro 21, 2015

SOMBRAS DE ISLAMISMO RADICAL EM SOLO FINLANDÊS

O jornal diário da cidade finlandesa de Turku, Turun Sanomat, indica que há «várias centenas» de extremistas muçulmanos na cidade e que o seu número está a crescer.
A afirmação não é atribuída a ninguém, no artigo do repórter, o qual aliás nem assina o texto. 
Mais afirma que estes muçulmanos pertencem ao movimento conservador salafista, sector particularmente radical do Islão, oriundo da Arábia Saudita, e que, segundo o professor de estudos religiosos Tuomas Martikainen, da Universidade Åbo Akademi, as identidades religiosas dos muçulmanos em Turku têm sido fortalecidas pela chegada de mais muçulmanos, novidade esta que tem gerado conflitos no seio da comunidade islâmica local.
*
Fonte: http://yle.fi/uutiset/fridays_papers_soldiers_of_odin_patrol_kemi_streets_paper_claims_100s_of_muslim_extremists_in_turku_finland_to_cut_unicef_funding_by_75/8367123

* * *

Num artigo curtito a fonte faz constantemente notar que o texto do jornal referido, Turun Sanomat, não apresenta fonte nem nome, diz também que o professor Martikainen não chegou a afirmar que o islamismo estivesse a crescer em Turku. Assim de repente parece que o autor da fonte em que me baseio está a ver se fragiliza a afirmação de que há toneladas de extremistas na cidade finlandesa de Turku. Por mim acho que qualquer alerta plausível é para ser levado em consideração, uma vez que o que está em risco é demasiadamente importante.