quarta-feira, outubro 21, 2015

«SOLDADOS DE ODIN» PATRULHAM RUAS DA FINLÂNDIA



O jornal finlandês Aamulehti noticiou na semana passada que na zona norte da cidade de Kemi, um grupo denominado Soldados de Odin começou a patrulhar as ruas para, segundo diz o organizador do grupo, Mika Ranta, «reforçar o sentimento de segurança das pessoas.»
O colectivo é constituído por homens jovens trajados de negro, todos com idêntico blusão preto contendo o acrónimo do grupo; pode lobrigar-se o desenho de um elmo alado nas costas destas vestimentas, o que de facto remete para o contexto cultural nórdico antigo, como se vê na foto acima, o que condiz com a designação desta espécie de esquadrão vigilante.
Ranta explica porque é que se constituíram os Soldados de Odin: «Acordámos para uma situação em que muitas culturas diferentes se encontram. Isso causou medo e preocupação na comunidade. Começámos a reunir umas quantas pessoas.» «A maior preocupação foi quando soubemos através do Facebook que novos refugiados andavam junto a portões de escolas primárias a espreitar raparigas.»
Acrescenta Ranta que há centenas de «soldados de Odin» em todo o país.
Descreve-se a si mesmo como nacional-socialista, na sua página de Facebook, afirmando também que as suas opiniões são só suas e que há toda a espécie de gente no grupo.
Os membros do grupo não aceitaram na sua maioria ser fotografados de frente, colocando-se de costas para a fotografia; os cinco militantes que deram a cara têm todos nomes finlandeses.

A polícia diz que não aconselha este tipo de iniciativas seja em que circunstâncias for.

*

Fontes:
 - http://yle.fi/uutiset/fridays_papers_soldiers_of_odin_patrol_kemi_streets_paper_claims_100s_of_muslim_extremists_in_turku_finland_to_cut_unicef_funding_by_75/8367123
 - http://speisa.com/modules/articles/index.php/item.2076/finland-soldiers-of-odin-patrol-kemi-streets.html

* * *

Como alguns saberão, Odin é o Deus germânico/nórdico da Sabedoria, da Magia e das Batalhas, bem como da morte em combate. No Seu palácio do Valhalla («Salão dos Caídos») acolhe - juntamente com as Suas filhas, as Valquírias - os que morrem de armas na mão. 

Não creio que o grupo finlandês em epígrafe seja propriamente religioso, e a escolha do nome deve derivar mais da influência ideológica germanista, por via do Nacional-Socialismo, do que do etnicismo rigoroso, uma vez que os Finlandeses, diferentemente dos seus vizinhos escandinavos, nem são germânicos nem sequer indo-europeus, mas, de qualquer modo, é sempre mais positivo que negativo divulgar-se uma referência cultural e religiosa europeia em acções desta natureza, desde que se permaneça dentro da legalidade, como parece acontecer neste caso, até prova em contrário.

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

"A polícia diz que não aconselha este tipo de iniciativas seja em que circunstâncias for" claro a polícia finlandesa é muito capaz como no caso daquela mulher que foi estuprada por um negro americano e recebeu uma "punição" de 18 meses de prisão.

22 de outubro de 2015 às 12:13:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Caturo,Eu sou a favor deste tipo de iniciativa,mas o que me preocupa é a exposição a que esse grupo está tendo,já sabemos que a imprensa européia em sua grande maioria é anti europeu,tenho receio de começarem os chamados "jurnalistas"a espalhar mentiras a respeito deste grupo,aconselho os membros deste grupo a NÃO DAREM ENTREVISTAS e se um canalha da mérdia insistir ameaça-lhe dar um muro nas fuças.

22 de outubro de 2015 às 12:17:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Não achas que dar-lhes no focinho era pior a emenda que o soneto? Não dizes que é preciso evitar a má imagem pública? Um soco nas ventas de um jornalista não seria a confirmação de que os «nazis» são perigosos, intolerantes e criminosos?
Nem todos os jornalistas fazem o jogo do sistema e há que divulgar estas iniciativas na medida em que se mantenham dentro da lei.

22 de outubro de 2015 às 15:45:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

centro de pesquisar QUER que a irlanda se torne multirracial:https://translate.googleusercontent.com/translate_c?depth=1&hl=pt-BR&prev=search&rurl=translate.google.com.br&sl=en&u=http://www.dailystormer.com/irish-to-be-a-minority-in-ireland-by-2050/&usg=ALkJrhhkIUbuIKDs4Mz2uh9b2kK_wcscIA

22 de outubro de 2015 às 17:02:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home