terça-feira, outubro 20, 2015

SEM-ABRIGO PORTUGUESES QUEIXAM-SE DE NÃO TEREM ACESSO ÀS BENESSES QUE O GOVERNO OFERECE AOS REFUGIADOS

A viverem pelas ruas da cidade de Lisboa, algumas pessoas em situação de sem-abrigo dizem compreender o apoio de Portugal no acolhimento de refugiados, mas queixam-se de não terem ajuda semelhante por parte do Governo.
Portugal está "praticamente" pronto para acolher 4500 refugiados, e várias instituições sociais e municípios têm-se mobilizado para ajudar. Porém, há também quem se tenha manifestado contra a entrada de refugiados, tendo como mote "Cuidar dos Nossos Primeiro" e dando como exemplo a situação dos sem-abrigo.
A dormir pelas ruas de Lisboa, José Manuel Saraiva, de 53 anos, mostra-se solidário com o acolhimento aos refugiados, por considerar que é uma situação "muito pior" comparada à condição de sem-abrigo.
"Não me afecta que o Estado ajude. Prefiro que não me ajudem a mim e que os ajudem a eles", afirma à agência Lusa este lisboeta, sem-abrigo há cerca de seis anos, acreditando que o apoio aos refugiados "será uma situação pontual".
Para José, o caso dos refugiados é complicado por virem de países em guerra, explicando que "é muito difícil ver imagens de crianças e outras pessoas a morrerem todos os dias".
José Manuel Saraiva tinha uma vida estável pessoal e profissionalmente, mas quando se divorciou viu-se sem rumo, deixou o emprego e foi viver para a rua. Reconhece o erro de ter optado pelo caminho "mais fácil, o andar para a frente talvez é mais difícil".
"A pessoa depois habitua-se também a ficar nesta situação e pouco faz para sair dela", admite, criticando o facto de nunca ter recebido qualquer subsídio ou apoio do Estado.
Há mais de uma década que Fernando Domingues, de 62 anos, vive na rua, após ter ficado desempregado e nunca mais ter conseguido arranjar emprego, conta. Costuma abrigar-se junto à igreja de Arroios, em Lisboa, onde recebe o apoio das carrinhas das instituições que distribuem alimentação.
Questionado sobre o acolhimento de refugiados em Portugal, Fernando diz não estar contra, mas lamenta o facto de os sem-abrigo não terem apoios semelhantes. "Os refugiados são acolhidos, dão-lhes casa. Aos sem-abrigo não dão nada", lamenta, reivindicando que "o que se faz a uns se faça a outros".
José Rebelo, de 47 anos, e a companheira Arminda Rocha, de 50, pernoitam nas ruas da capital há cerca de três anos, devido à "falta de dinheiro, falta de trabalho e dependência de álcool". Actualmente, o casal está inserido num programa de combate ao alcoolismo, pois pretende "reiniciar outra vez, de uma forma diferente", diz José, acrescentando esperar a atribuição de uma casa social.
José Rebelo deixa ainda um desabafo que não esconde uma mágoa: "É injusto para quem é português" que os refugiados tenham "direito a tudo e mais alguma coisa". "Não estou contra os refugiados que fogem dos países deles à procura de uma vida melhor", defende, considerando, no entanto, que "o Governo português havia de investir mais no apoio à população portuguesa".
*
Fonte: http://expresso.sapo.pt/sociedade/2015-10-19-Sem-abrigo-de-Lisboa-reclamam-ajuda-identica-a-dos-refugiados   (Artigo originariamente redigido sob o acordo ortográfico de 1990 mas corrigido aqui à luz da ortografia portuguesa).

* * *

O que dizem é o óbvio, fortalecido - como se fosse necessário - pela experiência na primeira pessoa do que é viver na rua e à míngua. Em Portugal só um partido dá força a este apelo, o PNR.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Liberal quer abrir as portas do canada aos refugiados:


http://pt.euronews.com/2015/10/20/canada-trudeau-quer-tornar-realidade-a-esperanca-positiva/

20 de outubro de 2015 às 18:08:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Depoimento de médica em Munique:http://www.toedter.com.br/2015/10/oktoberfest-multicultural-em-munique.html

20 de outubro de 2015 às 18:33:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Prendam a médica racista ou arranjem-lhe uma acusação que lhe cale a boca antes que as verdades que diz se espalhem...

21 de outubro de 2015 às 03:02:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home