segunda-feira, outubro 26, 2015

CARNE ARTIFICIAL PODERÁ SER POSTA À VENDA DENTRO DE CINCO ANOS

A equipa de pesquisadores holandeses que conseguiu sintetizar o primeiro hambúrguer de laboratório afirma que espera começar a vender o produto dentro de cinco anos.
Os cientistas da Universidade de Maastricht, na Holanda, montaram uma nova companhia para transformar a carne artificial num hambúrguer que seja, segundo eles, mais saboroso e barato.
Há dois anos, a equipa de pesquisadores mostrou um protótipo em Londres. Mas o custo para a produção desse hambúrguer era altíssimo: cerca de 215 mil libras.
«Estou confiante que, quando for oferecido como uma alternativa à carne, um número cada vez maior de pessoas vai achar difícil não comprar o nosso produto por razões éticas», disse à BBC o director da nova empresa, Peter Verstrate.
«Acredito que vamos colocar (o produto) no mercado em cinco anos», disse o professor Mark Post, que desenvolveu a carne artificial nos laboratórios da Universidade de Maastricht.
Post acrescentou que, inicialmente, o produto estaria disponível apenas sob encomenda mas, quando a procura pela carne artificial se estabelecer e o preço cair, esta deve chegar às prateleiras de supermercados.
O hambúrguer artificial é feito a partir de células estaminais, aquelas que podem se desenvolver em tecidos em diversas formas, tais como nervos e pele.
A maioria dos cientistas que trabalham com células-tronco tenta cultivar tecido humano para transplantes ou para substituir tecido muscular doente, células nervosas ou cartilagem.
Mark Post, no entanto, usa essas células para cultivar músculo e gordura para a produção dos hambúrgueres artificiais.
O processo começa com células estaminais retiradas do músculo de uma vaca. No laboratório, essas células são colocadas numa cultura - uma solução - com nutrientes e elementos químicos que promovem o seu aumento para ajudá-las a crescerem e multiplicarem-se.
Três semanas depois os cientistas já estão com mais de um milhão de células estaminais, que são divididas e colocadas em recipientes menores. As células já crescidas transformam-se em pequenas tiras de músculo de aproximadamente um centímetro de comprimento e apenas alguns milímetros de espessura.
As pequenas tiras são então recolhidas e agrupadas em pequenos montes, coloridas e misturadas com gordura.
O hambúrguer resultante deste processo foi preparado e provado numa entrevista colectiva em Londres, há dois anos.
Um especialista gastronómico que provou a iguaria disse que o gosto estava «próximo da carne, mas não era tão suculento», mas outro disse que tinha gosto de um hambúrguer genuíno.
Peter Verstrate disse à BBC que o hambúrguer servido em 2013 ainda não era o produto finalizado.
«Era proteína, fibra muscular. Mas carne é muito mais do que isso - é sangue, é gordura, tecido de ligação, e tudo isso soma ao gosto e à textura.»
«Se quer imitar a carne, precisa de fazer todas estas coisas também - e pode usar tecnologias de engenharia de tecido -, mas ainda não tínhamos feito isso naquele momento», acrescentou.
Mosa Meat, a empresa que Verstrate estabeleceu com Post e a Universidade de Maastricht, quer sintetizar carne moída no laboratório de forma que esta seja tão saborosa quanto a carne real e a um custo igual ao da carne moída vendida hoje.
Nos últimos dois anos, Post e a sua equipa progrediram nas pesquisas, mas o cientista percebeu que, para colocar o produto no mercado num prazo de cinco anos, terá que acelerar os estudos.
A Mosa Meat vai empregar 25 cientistas, técnicos de laboratórios e gerentes. Um dos objectivos principais é descobrir como iniciar a produção em massa dessa carne.
Os cientistas também vão analisar formas de fazer costeletas usando impressoras 3D. Mas vai demorar um pouco mais para comercializar esses produtos.
*
Fonte: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=795080

* * *

Deve ser das melhores notícias dos últimos tempos. Antes que haja tempo de acabar com o Ocidente, a civilização ocidental poderá finalmente abolir o massacre de animais em larga escala para fins alimentares. Não mais haverá quaisquer motivos para matar bovinos, ovinos, suínos, equídeos, etc...

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

suécia:alógeno assassino de autóctone do supermercado escolheu as vítimas por serem "o mais sueco possível": https://translate.googleusercontent.com/translate_c?depth=1&hl=pt-BR&prev=search&rurl=translate.google.com.br&sl=en&u=http://www.dailystormer.com/ikea-murderer-chose-swedish-looking-victims/&usg=ALkJrhgR4O5Gg84Qt9QR5rzeoMFr_zx59Q

26 de outubro de 2015 às 13:41:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home