segunda-feira, junho 22, 2015

JORNALISTA DO CANAL AL-JAZEERA SUSPEITO DE VIOLÊNCIA ISLAMISTA DETIDO NA ALEMANHA

Agradecimentos a quem aqui trouxe esta notícia: Fonte: http://pt.euronews.com/2015/06/21/jornalista-do-canal-al-jazeera-detido-em-berlim/   (artigo originalmente redigido sob o acordo ortográfico de 1990 mas corrigido aqui à luz da ortografia portuguesa)
*
A justiça alemã deverá decidir até esta segunda-feira, o destino do jornalista do canal Al-Jazeera, detido no sábado no aeroporto de Berlim.
Ahmed Mansour é alvo de um mandado de captura emitido pelas autoridades egípcias.
Acusado de “torturar um advogado” em 2011 durante os protestos da praça Tahrir, Mansour tinha sido condenado, à revelia, a quinze anos de prisão, pelos tribunais egípcios em 2014.
Uma acusação falsa, segundo o jornalista, próximo do movimento da irmandade muçulmana, que denuncia um processo com motivações políticas por parte do regime militar do Cairo.
A justiça alemã analisa agora a validade do mandado de captura internacional quando poderá decidir libertar o jornalista ou prolongar a prisão preventiva com vista a uma eventual extradição para o Egipto.
O canal Al-Jazeera apelou este domingo à libertação imediata do jornalista, pedindo à justiça alemã que, “não seja uma ferramenta da opressão sobre os media”, alegadamente praticada pelo regime egípcio.