«CAPITÃO FALCÃO»
O trailer é bem melhor que o filme...
Capitão Falcão podia ser um bom filme, tinha estrutura para isso. Ao fim ao cabo tudo ali é bom - cenários, planos de câmaras, actores, enredo, até as cenas de acção (coisa raríssima num filme português), enfim. A infantilidade de diversos diálogos e pormenores é que deita senão tudo mas pelo menos um bom bocado a perder. Dá ideia que quem fez aquilo quis agradar ao número maior possível de espectadores, incluindo o público infantil, e o resultado é uma sequência de cenas de um exagero primário. A invocação do chamado «non sense» não chega para explicar o absurdo só por si. O humor «non sense» só tem verdadeiramente graça se contiver algum tipo de lógica, a saber, uma lógica «alternativa», delirante, louca, mas com coerência, e é isto que muita gente não percebe. E não parece nada coerente, pelo menos para mim, que o herói da história bata numa velha, sem sequer suspeitar que esta fosse comunista.
Só há uma piada realmente boa e bem dita, que por acaso é de índole racial, e a sua qualidade até faz pensar que não foi escrita por quem fez o resto do filme...
A ideia é satirizar a paranóia anti-comunista e beata do Estado Novo. Consegue-o de maneira muito imperfeita e limitada. Aduz alguns argumentos defendidos na actualidade por quem simpatiza com o regime salazarista mas curiosamente não os rebate nem com contra-argumentos nem com exemplos, muito menos com uma ridicularização adulta, por assim dizer, ou por outra, uma sátira que não caia na infantilização.
Digo isto sem ser minimamente suspeito... eu queria que o filme tivesse graça. Em todas aquelas personagens, a que me parece mais meritória ideologicamente é a do «vilão», democrata não comunista. Longe estaria eu de defender o Capitão Falcão e seu patrão, Salazar. Mas o modo como ambos são satirizados é relativamente pouco conseguido.
Em suma, serve bem para ver num domingo à tarde, mas dar cinco ou seis euros para lhe pôr a vista em cima é excessivo.
15 Comments:
Quando é que fazes a crítica do Mad Max e dos Vingadores? Esses sim é que são filmes que merecem ser vistos.
Agora comentas filmes ??? O que virá a seguir ??? O tempo? Receitas do Goucha?? Os Simpson ?e essa da paranóia comunista ! És muito verdinho garoto ! Afinal achas que são comunas que vêem aqui ??quem aqui vem já sabe ao que vem , mas parece que tu não percebes isso e não pretendes que se vote no PNR ! Eu desde que venho aqui já tou na dúvida em quem votar , graças a ti não ao partido e antes não tinha dúvidas mas votar em tipos como tu ? Não !
Já comento filmes há anos, se calhar antes de teres aprendido as letras todas do alfabeto. O tempo também já comentei, a respeito da teoria do aquecimento global e seus opositores. Para as receitas do Goucha terás de ir a outro lado. Quanto aos Simpsons, idem. No que toca à paranóia anti-comunista, eh pá, aprende a ler e a interpretar. Eu estava a dizer o que o filme quer satirizar, não estava a dizer que nisso tem ou não razão. De qualquer modo se percebesses alguma coisa da área nacionalista, saberias que muitos dos nossos camaradas já votaram no PCTP/MRPP.
De resto, se vens aqui e não gostas do que lês, porque será que vens?...
Enfim, continua lá com as tuas chantagens morais baratas a dizer «ai, eu tenho dúvidas em quem votar, ai eu por causa de ti já não sei em quem votar!!!, ai se tu continuas no partido eu, eu, eu!!!!!!!!!!!!!!...»
...
Convém saberes que quem dirige o partido já há muito aprendeu a arte de bem cagar com força para converseta dessa. Ao longo dos mais de dez anos de partido têm aparecido muitos como tu, cheios de caprichos palermas, «ai eu se aquele vai não vou!», «ai, se aquele com brinco na orelha é do vosso partido eu não quero nada convosco!!», «ai aquela tatuagem no braço mata-me, não pode ser, ou ele ou eu!!!!»
Há anos que ouvimos lérias e caguinchices dessas. E há anos que já sabemos que a fonte dessa conversa é usualmente gente que:
1) Sendo ridiculamente conflituosa, só serve para arranjar problemas com uns e com outros, mais tarde ou mais cedo;
2) Sendo cheia de não-me-toques e tremeliques histéricos, acaba sempre por implicar com alguma coisa, se não é por isto é por aquilo «e assim já não brinco!» e outros achaques que tais.
Já basta. Gente dessa tem de aprender que não manda no partido. Acabou. Até porque o mais das vezes não tem grande utilidade. E tu próprio - se dizes que hesitas em votar num partido por causa do que um militante diz sobre isto ou aquilo, pormenores de somenos importância, então é porque das duas uma, ou estás a mentir e queres simplesmente fazer pressão para pôr fora do partido quem não concorda com todos os teus tapadíssimos pontos de vista, o que indica mesquinhez, mau carácter e mau funcionamento político (com militantes assim não se faz nada de jeito), ou então não tens sequer a mais elementar noção de prioridades e sacrifícios, e era o que faltava andar a fazer-te uma só vontade que fosse para mendigar o teu voto.
Temos muito mais votos a conquistar e nenhum tempo a perder.
«Quando é que fazes a crítica do Mad Max e dos Vingadores? Esses sim é que são filmes que merecem ser vistos.»
O Mad Max não vi. O dos Vingadores surpreendeu-me pela positiva, pode ser que um dia destes diga qualquer coisa sobre isso.
"O Mad Max não vi."
Vai ver, que é bem bom.
2) Sendo cheia de não-me-toques e tremeliques histéricos, acaba sempre por implicar com alguma coisa, se não é por isto é por aquilo «e assim já não brinco!» e outros achaques que tais.
POIS PARECEM AQUELES DA ALA DO THOR INAPTOS A UM PARTIDO E ASSOCIAÇÃO EM GRUPO - SÓ IRIAM GERAR DESTRUIÇÃO INTERNA NO PARTIDO NADA ACRESCENTAM JA DE CARA EXTERNALIZAM SEU NEUROTIPO
fazer pressão para pôr fora do partido quem não concorda
SIM TORNA-LO DO MESMO DO RESTO O QUE TIRARIA O VALOR DELE ATÉ POR QUE SE VOTAR NUM CDS OU NUM PNR É DO MESMO POR QUE VOTAR NUM PNR?
OU ELE TEM BAIXA IDADE MENTAL OU ACHA QUE VC O TEM PRA CAIR NUMA CONVERSETA FIADA DESTAS
«Agora comentas filmes ??? O que virá a seguir ??? O tempo? Receitas do Goucha?? Os Simpson ?»
Tendo em conta que os filmes -assim como tudo o que é mé(r)diático- são veículos privilegiados de propaganda multiculturalista e multirracialista, é quase uma obrigação dos nacionalista falar do seu conteúdo!
Às vezes fico seriamente preocupado ao constatar que há nacionalistas que não percebem o básico dos básicos...
Tu é que sabes , tratas com má educação quem vota , tu é que sabes !
É má educação é... Estava o PNR bem fodido se dependesse de anti-democratas que dizem que desta não sabem se votam, estão «muito reticentes em votar !!!», porque há «lá» um gajo no partido que é «democrata !!!»...
Livra, Xíssaras-Pôssaras.
Publica lá o meu post do link interessante para tu veres.
Qual link?
Este:
http://www.ibtimes.co.uk/france-calais-police-tackle-illegal-migrants-stowing-away-trucks-uk-photo-report-1502979
Anónimo Anónimo disse...
Tu é que sabes , tratas com má educação quem vota , tu é que sabes !
1 de junho de 2015 às 12:18:00 WEST
NÃO SEI COMO AINDA PUBLICAS ESSE CHANTAGISTAZINHO KOSHER TROLL
Enviar um comentário
<< Home