terça-feira, março 31, 2015

REVOLTA CELTA CONTRA O IMPÉRIO - MISERICÓRDIA ROMANA


«Se o grau da minha nobreza e fortuna tivesse sido correspondido pela moderação no sucesso, eu teria vindo a esta cidade como amigo em vez de como cativo, e vocês não teriam desdenhado receber com um tratado de paz alguém nascido de brilhantes ancestrais e comandando imensas nações. Mas o meu lote actual, desgraçado como é para mim, é para vocês magnificente. Tive cavalos, homens, armas e riqueza: o que interessa se eu não estava disposto a perdê-los? Se vocês querem mandar em toda a gente, significará isso que toda a gente em de aceitar a vossa escravatura? Se eu estivesse agora a ser entregue como alguém que se rendeu imediatamente, nem a minha fortuna nem a vossa glória teria alcançado brilhantismo. É também verdade que no meu caso qualquer represália será seguida de esquecimento. Por outro lado, se me preservarem são e salvo, serei um eterno exemplo da vossa clemência.»

Carataco
líder de uma revolta céltica na Grã-Bretanha, discursando diante do Senado e tribunal presidido pelo imperador Cláudio, em Roma; discurso registado na obra «Os Anais», de Tácito.
Carataco, ou Caractaco, comandante da tribo dos Catuvelauni, e tendo dirigido também os morenos Silúrios, tinha sido capturado pelos Romanos e estava prestes a ser executado mas depois de lhe ouvir o discurso Cláudio resolveu poupá-lo e deixá-lo viver pacificamente em Roma.

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Caratacus


7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

10 fatos incríveis que você não sabia sobre os ruivos

http://www.brasilpost.com.br/emmakelly/curiosidades-ruivos_b_4852942.html?

31 de março de 2015 às 10:11:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Descobertos mais de 100 genes humanos desconhecidos.....Esta descoberta é tanto mais surpreendente quanto o ADN (ácido desoxirribonucleico) inutilizado, ou considerado como tal, não submetido à pressão evolutiva, acumulou, pelo contrário, alterações ao longo dos milénios até ao ponto de ficar irreconhecível.

http://www2.alert-online.com/pt/news/health-portal/descobertos-mais-de-100-genes-humanos-desconhecidos

31 de março de 2015 às 10:19:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Opinião: Ocidente força Rússia a construir novo eixo de interação

Leia mais: http://br.sputniknews.com/opiniao/20150331/612774.html#ixzz3VxB4WnLL

31 de março de 2015 às 10:21:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

“Vemos que agora, sob a pressão de Washington, a formação de um espaço europeu único Ocidente-Oriente, de Lisboa a Vladivostok, está seriamente comprometido”, declarou Naryshkin falando esta terça-feira (31) na mesa redonda da Assembleia Nacional da República da Armênia, que se realiza no âmbito do fórum permanente Perspectiva Económica Eurasiática.

Leia mais: http://br.sputniknews.com/opiniao/20150331/612774.html#ixzz3VxBKu8Gs

31 de março de 2015 às 10:22:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

China construirá linha de trem de alta velocidade entre Moscou e Pequim.....m outubro de 2014, o governo russo assinou um memorando de cooperação em matéria para a instalação de uma ferrovia de alta velocidade com as autoridades chinesas. O objetivo do documento é desenvolver um corredor de transporte ferroviário de alta velocidade que corte a Eurasia, entre Moscou e Pequim, incluindo o projeto prioritário de uma linha ferroviária de alta velocidade entre Moscou e Kazan


http://thoth3126.com.br/china-construira-linha-de-trem-de-alta-velocidade-entre-moscou-e-pequim/

31 de março de 2015 às 10:35:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

ladimir Putin transforma Petróleo (ouro negro) em barras de OURO para a Rússia, que já é o maior comprador mundial do metal.

Quando Vladimir Putin diz que os EUA está colocando em risco toda a economia mundial por abusar do seu monopólio do dólar (n.T. e continuar emitindo a moeda sem lastro nenhum) , ele não está só falando. Ele está apostando nisso.

http://thoth3126.com.br/russia-investe-pesado-em-ouro/

31 de março de 2015 às 15:20:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Moody’s: Portugal está vulnerável se Grécia sair do euro

http://observador.pt/2015/03/31/moodys-portugal-esta-vulneravel-se-grecia-sair-do-euro/

31 de março de 2015 às 16:14:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home