quarta-feira, setembro 24, 2014

CIENTISTAS ALEMÃES COMO QUE PROVAM A EXISTÊNCIA DE DEUS...

Fonte: http://ahkemfoco.com.br/noticias/cientistas-alemaes/
http://www.spiegel.de/international/germany/scientists-use-computer-to-mathematically-prove-goedel-god-theorem-a-928668.html
* * *
Quem contesta a existência de Deus por não haver provas concretas de sua existência, poderá ter de rever os seus conceitos. Dois cientistas formalizaram um teorema sobre a existência divina, escrito pelo conhecido matemático tcheco Kurt Gödel (na foto,1906-1978). O cientista alemão, apesar de desconhecido do grande público, possui reputação semelhante à de Albert Einstein – de quem era amigo próximo. Recentemente, professores da Universidade Livre de Berlim, Christoph Benzmüller e Bruno Woltzenlogel Paleo, retomaram o trabalho do pesquisador germânico que teve como base o argumento ontológico (ciência do ser em geral) que propõe um teorema matemático para a existência de Deus. Com isso, a notícia foi veiculada, pelo diário alemão Die Welt, sob o título “Cientistas provam a existência de Deus”. Uma ressalva significativa deve ser feita sobre a afirmação. Na verdade, o que os pesquisadores em questão dizem ter realmente comprovado não é a existência de um “Ser Supremo” em si, mas sim que o uso de uma “tecnologia superior” pode trazer avanços em vários campos científicos.
Quando Gödel morreu, em 1978, deixou uma teoria tentadora baseada nos princípios da lógica modal – que um ser superior deve existir. Os detalhes da matemática envolvidos na prova ontológica da constatação são complicados, mas, na essência, o matemático argumentou que, por definição, Deus é aquele para o qual não poderia ser concebido um ser maior. Logo, enquanto Deus existe conceptualmente falando, poderia ser concebido como “o maior”, se existisse na realidade. Portanto, para Gödel, Deus deveria existir. Apesar desta argumentação não ser exactamente nova na época que foi formulada pelo matemático, ele inovou ao escrever teoremas – pressupostos que não podem ser comprovados – como equações matemáticas sobre o assunto. E, a partir daí, isso poderia ser comprovado.  Aí entram Christoph Benzmüller e Bruno Woltzenlogel Paleo. Com o uso de um MacBook comum, eles mostraram que a prova de Gödel está correcta – pelo menos ao nível matemático – por meio da lógica modal superior. A sua apresentação inicial, na publicação científica arXiv.org, recebeu o título de “Formalização, mecanização e automação de prova da existência de Deus de Gödel”.   A partir do facto que um teorema complicado foi comprovado com uso de um equipamento tecnológico de acesso ao público, isto abre “todos os tipos de possibilidades”, declarou Benzmüller ao jornal Spiegel. “É totalmente incrível que, a partir deste argumento liderado por Gödel, tudo isso pode ser provado automaticamente em poucos segundos, ou até menos num notebook padrão”, disse ele.
Adaptado de http://noticias.seuhistory.com/cientistas-comprovam-existencia-de-deus-com-matematica-e-um-simples-notebook

A teoria acima enunciada como pertencente a Gödel foi na sua essência elaborada por Anselmo de Cantuária, e muito criticada posteriormente. A de Gödel é mais complexa, como aqui se pode ler (em Inglês):
http://en.wikipedia.org/wiki/G%C3%B6del%27s_ontological_proof


2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Que coisa ridícula, tretas!

25 de setembro de 2014 às 09:56:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Isso querias tu mas lixas-te.

25 de setembro de 2014 às 21:54:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home