terça-feira, setembro 23, 2014

PNR PRONUNCIA-SE SOBRE A «OCUPAÇÃO» DAS ILHAS SELVAGENS POR ACTIVISTAS DO INDEPENDENTISMO CANÁRIO


«Independentistas das Ilhas Canárias "invadem" as nossas Ilhas Selvagens»
Esta notícia parece tirada de um filme cómico, mas é verdadeira: um grupo de independentistas das Canárias (Espanha) desembarcou ontem no território português das Ilhas Selvagens e hasteou uma bandeira da sua região (e não uma bandeira espanhola, ao contrário do que noticia hoje alguma imprensa). Alegadamente, pretendem protestar contra a prospecção de petróleo na região, mas é sabido que quer o Estado Espanhol quer o Governo Autónomo das Canárias pretendem afastar a soberania portuguesa sobre aquelas águas, classificando para tal as referidas ilhas como meros "rochedos". Neste momento, a Marinha Portuguesa já está a caminho do local. 
O PNR considera que este e outros abusos só têm sido possíveis porque os sucessivos governos se têm pautado por uma atitude desleixada e indolente em tudo o que respeita a questões de soberania, sendo que as Selvagens são de uma importância estratégica extrema em termos de Zona Económica Exclusiva marítima para Portugal. No espectro partidário nacional, o PNR tem sido a excepção ao silêncio sobre o caso destas ilhas (bastante mais importante para o futuro da economia e criação de postos de trabalho para portugueses do que aquilo que muita gente julga).

Fonte: http://observador.pt/2014/09/23/marinha-de-guerra-caminho-das-selvagens-para-travar-ocupacao-de-espanhois/

Recordamos aqui também um artigo que ainda recentemente publicámos relativamente a este tema: http://www.pnr.pt/noticias/nacional/defesa-da-soberania-nao-esquecemos-ilhas-selvagens/

Fonte: página Facebook do PNR