quarta-feira, junho 25, 2014

PORTUGUESES TÊM TRINTA MIL MILHÕES NA SUÍÇA - DINHEIRO PARA SUSTENTAR O ESTADO SOCIAL



Portugueses têm trinta mil milhões de euros na Suíça. Mas quais portugueses?
Não são «os Portugueses», bem entendido, era o que faltava... são meia dúzia de cidadãos de Portugal, e a maior parte desse dinheiro aí depositado não foi declarado às Finanças, ou seja, é roubado ao Estado, isto é, aos Portugueses.

Fonte:  http://expresso.sapo.pt/os-portugueses-tem-836430-mil-milhoes-na-suica=f872462#ixzz35bqLA4Zx
A Europa é muito mais rica do que julga, e o chamado Estado social é sustentável - se todos os activos que devem estar sujeitos a imposto forem conhecidos. Esta é a ideia subjacente ao livro "A Riqueza Oculta das Nações", agora publicado pela editora Temas e Debates. O autor, Gabriel Zucman, é um economista francês de 28 anos. Tem trabalhado com o seu compatriota Thomas Piketty, figura central nos actuais debates sobre desigualdade nos Estados Unidos e na Europa. Piketty ocupa-se directamente da desigualdade, Zucman de um dos seus principais instrumentos: a evasão fiscal. Medi-la com alguma precisão tornou-se finalmente possível, mas ainda falta saber imenso. Quando uma empresa de um país A (digamos, França) tem sede fictícia num país B (por exemplo, Irlanda), eventualmente a coberto de outro nome, e deposita formalmente num país C (Suíça) o dinheiro que na realidade investe de várias formas (acções, títulos, fundos de investimento) em outros países, como seguir o rasto? Zucman acha que se consegue. Anteontem falou ao Expresso Diário por telefone a partir da Universidade da Califórnia, uma das instituições onde ensina.
Para continuar a ler o artigo, clicar no endereço (ou link) acima.

Só isto já era razão para que a população se revoltasse de imediato e fosse fazer uma vigiliazita à frente da Assembleia da República. Mas para isso era necessário que já houvesse mais consciência democrática em Portugal.