terça-feira, junho 24, 2014

NOS EUA - GOVERNO LOCAL DISCRIMINA SACERDOTES POLITEÍSTAS E OUTROS NÃO CRISTÃOS

Fonte: http://www.rawstory.com/rs/2014/05/23/virginia-county-board-says-no-followers-of-pre-christian-deities-allowed-to-deliver-prayers/?onswipe_redirect=no&oswrr=1
No Estado de Virgínia, EUA, a União pelas Liberdades Civis Americana (ACLU, no acrónimo em Inglês) acusa o governo local de ter violado a Constituição ao discriminar determinados líderes religiosos, impedindo-os de realizar orações antes de reuniões públicas.
Para quem não sabe, é comum nos EUA, tanto ao nível nacional como ao regional, que no início das sessões parlamentares se diga uma oração. E, no espírito de tolerância religiosa, estas rezas têm sido dadas não apenas por clérigos cristãos mas também por sacerdotes doutros credos.
O quadro director do governo convidou diversos sacerdotes locais para dirigirem uma prece e quase todos eles são cristãos. O mesmo organismo negou o pedido para que um sacerdote da religião pagã Wicca fosse um dos convidados. O governo local justificou esta atitude argumentando que o culto neo-pagão não está dentro da tradição judaico-cristã e «invoca Deidades politeístas, pré-cristãs.»
Esta afirmação levou a que a ACLU e a Americans United, outra organização de defesa dos direitos dos cidadãos, lançassem um processo contra o governo da Virgínia, acusando-o entretanto de discriminar também a congregação dos Sikhs. 
Estes dois agrupamentos dirigiram uma carta à autoridade governamental do município para expor o problema, aproveitando ainda para fazer notar que a alínea do regulamento correspondente que diz que os líderes religiosos que oficiarem a oração devem ser ordenados é problemática, visto que algumas religiões não requerem ordenação, enquanto outras nem clero tem sequer. 

3 Comments:

Blogger betoquintas said...

cá no Brasil aconteceu um fato parecido, um juiz da 17ª Vara Federal do Rio, Eugênio Rosa de Araújo, negou o pedido de retirada de vídeos com mensagens de intolerância contra religiões afro-brasileiras, por considerar que a umbanda e o candomblé “não contêm os traços necessários de uma religião".

24 de junho de 2014 às 16:45:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Caturo, os EUA, mormente no Sul, sao extremamente beatos. Muitos mais que qualquer pais europeu. Sendo que la eles acreditam num cristianismo judaizado. Usam como simbolo o candelabrio e a estrela de davi e citam muito mais o Antigo ao Novo Testamento.

24 de junho de 2014 às 21:40:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Sim, sobretudo na chamada «Bible Belt», zona do sudeste. Mas, com tempo, isso vai abaixo.

25 de junho de 2014 às 18:51:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home