segunda-feira, janeiro 21, 2013

JÁ HÁ ALÓGENOS A SAIR DE ITÁLIA

Agradecimentos a quem aqui trouxe esta esperançosa notícia: http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Artigo/CIECO090028.html
A crise económica em Itália está a atingir duramente o país e a quebra no crescimento económico está a levar não só os italianos a sair, mas também os imigrantes a procurar países mais ricos onde viver ou a optar por regressar a casa.
Um dos melhores exemplos pode ser encontrado na comunidade chinesa a residir na Chinatown de Roma. O Canadá é o novo destino de sonho destes chineses mas muitos estão a optar por regressar ao seu país de origem. “Muitos chineses estão a regressar a casa", conta ao Financial Times Sonia Fen, dona de um restaurante e que vive em Itália há 21 anos. “Não há negócio e não há trabalho. É uma situação terrível”.
Além da comunidade chinesa, muitas outras começam a procurar outros países onde residir, num momento em que a recessão agrava em Itália, com a economia a cair 2,3% em 2012 e 0,7% este ano, segundo estimativas do FMI.
Uma delas é a comunidade nigeriana, conforme indica Romanus Nwaereka, um sindicalista nigeriano em Roma, que contou ao FT que a sua comunidade está a sair de Itália com rumo a Londres e aos Estados Unidos, devido à crise que se faz sentir no país.
Itália sofre com a fraca demografia, à semelhança de muitos países europeus, incluindo Portugal, e precisa da entrada de imigrantes para manter a sua população, defende o professor da Universidade Luiss de Roma, Antonio Golini.
A pressão demográfica sobre a Segurança Social começa a pesar e a crise económica só veio agravar a situação. “As economias não crescem sem uma população em crescimento, especialmente aqueles em idade activa”, explica o professor.

Pois sim, se o teu país depender da cambada da tua laia para sobreviver no futuro bem fodido estará...

Quanto ao essencial da notícia, é caso para dizer que há bens que vêm por mal - viva a crise...