segunda-feira, janeiro 21, 2013

VILA DE REI RECEBEU AFRICANOS EM MEADOS DO ANO PASSADO...

(...)
"Esta terra não é diferente de muitas outras e é uma pena. Não tem empregadores.
Os poucos que existem em Vila de Rei são a Câmara e a Santa Casa, o que é ótimo, enquanto existirem." Xavier Gouveia, 69 anos, médico reformado, teme que as já anunciadas medidas de austeridade a aplicar à administração local comprometam o futuro dos seus conterrâneos.
E não gosta de ver a "subserviência", como diria Cardoso Pires, gerada por esta dependência face ao poder da autarquia, que se confunde com o da autarca.
(...)
O protocolo entre Vila de Rei e São Tomé e Príncipe é a três. Inclui também Oeiras. "Eu sou amiga de Isaltino Morais e, numa das vezes em que estive com ele, chegou a Oeiras o Presidente de S. Tomé e Príncipe. Conversámos e, como S. Tomé não dispõe de ensino secundário e Oeiras tem um protocolo com S. Tomé para a frequência do ensino superior por são-tomenses, pensámos num protocolo a três. Os alunos vêm para Vila de Rei completar o secundário, depois vão para Oeiras frequentar a universidade, e, assim, ajudamos uma ex-colónia.
" A autarca foi uma das signatárias deste acordo. E não foi a primeira vez que trouxe imigrantes para Vila de Rei.
Em 2006, vieram 14 brasileiros, entre adultos e crianças, para repovoar o interior. Alguns saíram pouco depois, queixando-se de más condições, empregos não coincidentes com as suas habilitações, isolamento e até fome. Ficou apenas uma família. Marcelo e Letícia Duarte, que chegaram com dois filhos, tiveram, entretanto, mais dois, que já contaram para o Censos. Ela continua a trabalhar num lar, ele tornou-se empresário e tomou conta, com uma sócia, do Minipreço local. Emprega cinco pessoas.
O suficiente para deixar Irene Barata radiante. "Voltava a fazer exatamente o que fiz. O saldo foi altamente positivo."
(...)
 
Foi altamente positivo? Bem, podia ter sido pior, uma vez que ao fim de um certo tempo os brasileiros de Vila de Rei puseram-se na alheta, vai daí a senhora teve agora de importar africanos, a ver se estes ao menos ficam por lá... debaixo do seu poder de cacique local. É assim, a elite que alimenta a iminvasão do País e do resto da Europa. E este caso, em particular, constitui um vislumbre do que seria um país com mais regionalização, isto é, com mais poder para as irenesbaratas e afins...

2 Comments:

Anonymous Corrector said...

*Óptimo

21 de janeiro de 2013 às 10:26:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Pagamos a formação toda aos outros e os nossos tem de suportar os custos.
E com tanta bondade desse tal Isaltino cheira um bocado a dinheiro por fora não?

22 de janeiro de 2013 às 17:06:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home