sexta-feira, novembro 09, 2012

PARTIDO DOS DEMOCRATAS SUECOS JÁ PROPÕE UMA RESERVA ÉTNICA SUECA...

Na Suécia, o partido dos Democratas Suecos (SD - Sverige Demokraterna) pediu ao primeiro-ministro Fredrik Reinfeldt que se estabelecesse uma «reserva» da cultura e da tradição sueca, sugerindo que tal bastião identitário se venha a criar no condado de Jämtland, na região setentrional do País.
O pedido foi endereçado em carta aberta por Marie Stensby, representante do SD em Krokom, Jämtland - «estabeleça-se uma "reserva sueca" onde possamos continuar a seguir as nossas tradições e a nossa cultura sueca».
A missiva começa com um sumário do que tem acontecido de mal no país por via da imigração, que ameaça mergulhar a Suécia numa «abismo negro» de «indescritível caos».
Diz também: «nos meus momentos mais deprimentes, imagino se o senhor (Reinfeldt)... consideraria adoptar um antigo modelo americano. Para nós suecos que querem continuar a ser simplesmente isso, suecos

Jämtland tem um historial de difícil integração no reino sueco; fora anteriormente parte da Noruega. Os seus habitantes, os «Jämts», foram o último povo de um território adquirido a tornarem-se cidadãos suecos, o que aconteceu em 1699. Existe aí um movimento independentista desde os anos sessenta do século XX e o principal evento cultural do Verão - o festival de música Storsjöyran - é tradicionalmente realizado pela «República de Jämtland». O festival começa usualmente com um discurso do presidente do movimento, que é actualmente Ewert Ljusberg, que satiriza os «grão-suecos» e o seu governo de Estocolmo.
O movimento costuma ser ridicularizado e a própria Marie Stensby explicou mais tarde que o seu pedido de uma reserva sueca não deveria ser tomado demasiado a sério: «aprendi que da próxima vez que eu quiser levar a uma piada ao extremo, devo escrever (ah ah ah) entre parêntesis (...)».


Felizmente que a proposta da militante nacionalista é para ser levada em sentido figurado... o que Marie Stensby está a dizer é «vê lá se é preciso pôres-nos numa reserva para ficarmos em paz, ao menos isso...»
E digo felizmente porque a ideia, ainda que ingenuamente boa, estabeleceria um precedente perigoso - efectivamente, é ainda demasiado cedo para que os Nacionalistas comecem a «retirar», a recuar em sua própria casa, isto é, no seu próprio País. Não é só Jämtland que pertence aos Suecos, é toda a Suécia - e em toda a Suécia, área marítima incluída, tal como em todo espaço da Noruega, da Dinamarca, da Rússia, da Grécia, de Portugal, é a cultura indígena que deve estar indiscutivelmente acima de todas as outras, a todo e cada momento.

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

ou seja um partido dito "nacionalista" que soma ,quando muito,6% dos votos resume os suecos a "cultura e tradições".

10 de novembro de 2012 às 00:40:00 WET  
Blogger Caturo said...

Não está escrito em absolutamente lado nenhum que o partido resuma a identidade sueca a tradições, além de que o partido já passou dos seis por cento e neste momento é o terceiro maior do país.

10 de novembro de 2012 às 03:10:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

http://www.youtube.com/watch?v=AwiZd_qLLTk&feature=relmfu


lindíssima iraniana, a vocalista deste grupo americano. uma doce flor da pérsia<3

10 de novembro de 2012 às 10:01:00 WET  
Anonymous PlanetaTerra said...

-> Um condado é pouco... 50% é muito mais aceitável!
.
-> Não se pode é andar a perder tempo... quanto antes... SEPARATISMO-50-50!
-> Salvar 50%... seria uma grande golpe na festa que a 'SMIARMUDO' pretende fazer...
.
.
-> Os nacionalistas não se podem queixar... SÓ VÊEM UM PALMO À FRENTE DO NARIZ!... Leia-se, em vez de andarem por aí querendo «bater» em tudo e todos... deveriam pensar, isso sim, era numa a estratégia que tenha em vista a sobrevivência da sua Identidade!!!
.
-> Por exemplo, os africanos revelam uma MUITO MAIOR VISÃO ESTRATÉGICA que os nacionalistas: os africanos (duma maneira geral) vêem o homem branco como sendo um 'INSTRUMENTO' para ocupar e dominar novos territórios: veja-se os territórios (fora de África...) dominados por africanos.

11 de novembro de 2012 às 00:57:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home