quarta-feira, agosto 10, 2011

CASOS DIVERSOS DE CRIMINALIDADE E VIOLÊNCIA

Apanhado por novo roubo à mão armada na via pública, na zona do Lumiar, em Lisboa, o jovem de 17 anos conseguiu fugir, sábado à tarde, do Tribunal de Instrução Criminal (TIC), no Campus de Justiça, quando soube que o juiz lhe aplicara prisão preventiva – tendo em conta 26 processos- -crime por roubos, desde 2009.
Esteve a monte até ontem de manhã, mas uma equipa da Divisão de Investigação Criminal da PSP de Lisboa deteve-o na estação de Sete Rios. Preparava--se para escapar para o Algarve.
Daniel Lopes Clemente, tratado pelos amigos por ‘Leitão’, já foi detido cinco vezes neste ano por roubos – em todos utilizava uma pistola para ameaçar e, muitas vezes, agredir as vítimas.
(...)
Segundo a PSP, as vítimas que faziam queixa do jovem chegavam apavoradas às esquadras da PSP devido à violência física e psicológica exercida sobre elas. Depois de apanhado ontem pela PSP, Daniel Clemente já se encontra num estabelecimento prisional.
(...)

Aos 79 anos, Adozinda Gomes dos Santos não foi poupada pelos dois assaltantes que durante uma hora a sequestraram em casa, anteontem, na Parede, em Cascais, para a roubar. Depois de lhe invadirem a residência, pela porta da frente, a idosa foi atada nos pés e mãos e violentamente agredida a pontapé e a murro.
"Cala-te que eu mato-te! Mando-te para ao pé do teu marido", gritava um dos assaltantes, armado com uma faca, a Adozinda que, deitada no chão do corredor e amarrada, não proferia uma palavra, aterrorizada com os dois agressores.
(...)

Cinco homens, com idades compreendidas entre os 18 e os 59 anos, foram detidos pela PSP de Lisboa, na Amadora, segundo um comunicado divulgado esta terça-feira.
Na sequência da investigação, que já decorria à cerca de um ano, a PSP apreendeu cerca de 1,6 quilos do produto suspeito de ser pólen de haxixe, o suficiente para 8 190 doses individuais.
Os indivíduos, que apresentam antecedentes criminais pelo mesmo tipo de crime, serão presentes ao Tribunal Judicial da Comarca da Amadora para prestarem as primeiras declarações.

Na madrugada desta terça-feira, foi detido um jovem de 27 anos, na Avenida da República, em Faro, depois de ter sido apanhado em flagrante delito do crime de furto a uma oficina, revelou à agência fonte da PSP.
O indivíduo resistiu à detenção e agrediu os agentes da PSP, sendo esta terça-feira ouvido em tribunal para saber as medidas de coacção.

Uma acesa discussão entre três homens durante a madrugada de hoje, em Lisboa, provocou dois feridos com cortes de navalha.
O desentendimento terá começado pela meia noite, junto a uma unidade hoteleira em Entrecampos, Lisboa. De acordo com o relato de uma fonte policial, a discussão entre "os três indivíduos, que se conheciam," depressa passou para a agressão.
Os homens "envolveram-se, e um deles puxou de uma arma branca tendo desferidos vários golpes aos outros dois", que receberam tratamento médico numa das unidades hospitalares da capital.
(...)

Nove jovens, com idades entre os 17 e os 19 anos, foram detidos na madrugada de sábado pelo crime de roubo, na Calçada de Carriche, no Lumiar, em Lisboa, anunciou o Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia da PSP.
A PSP teve conhecimento de um roubo na Estrada do Desvio, no Lumiar, onde contactaram com as vítimas de roubo, de 15 e 17 anos. As vítimas relataram terem sido assaltados por um grupo de nove homens, sob a ameaça de uma navalha, no interior de um autocarro que parou por avaria.
O grupo, que terá roubado telemóveis e um leitor de MP3, foi interceptado junto a uma bomba de gasolina.
Depois de presentes a tribunal, seis dos indivíduos ficaram sujeitos a termo de identidade e residência e os restantes a apresentações periódicas na esquadra da área de residência.

Em nenhum destes casos se conhece a identidade racial dos meliantes. Ficamos portanto assim, sem saber...

Mais uma notícia que merece alguma atenção:
Um homem foi preso esta manhã pela PSP na zona de Alcântara, Lisboa, depois de ter escapado de automóvel na Ponte 25 de Abril, sentido Sul-Norte, a motociclistas da Polícia. O detido só travou a fuga louca de carro quando embateu em várias viaturas estacionadas num semáforo, ferindo uma menina de nove anos que seguia sentado numa cadeirinha no banco traseiro do automóvel dos pais. A menor recebeu tratamento médico no local a algumas escoriações, e ao susto que apanhou em sequência do acidente.
O início da fuga do homem aconteceu pelas 09h00, na Margem Sul do Tejo, junto ao posto de trânsito da PSP na Ponte 25 de Abril. O condutor desrespeitou uma ordem de paragem de agentes que efectuavam uma acção de fiscalização, escapando a alta velocidade. Na fuga o suspeito, que conduzia um Volkswagen Golf, quase atropelou dois agentes policiais. Dois motards da PSP perseguiram-no de imediato, só vindo a detê-lo na zona de Alcântara.
A PSP procura ainda apurar os motivos da fuga do detido, verificando nomeadamente se o mesmo tem mandados de captura pendentes.

Bem, vá lá que desta vez a polícia não parece ter feito uso excessivo de força, nem tampouco disparos ou algo assim... claro que uma criança ficou ferida pelo indivíduo que não obedeceu à ordem de parar, mas pronto, pelo menos o condutor fugitivo não se magoou...