segunda-feira, junho 14, 2010

VITÓRIA DOS SEPARATISTAS NA BÉLGICA

O partido separatista NV-A (Nova Aliança Flamenga) foi o mais votado nas eleições de ontem na Bélgica, revelavam ontem os resultados parciais do escrutínio. O partido de Bart De Wever pode chegar aos 32% do voto flamengo. Na Valónia, região francófona do sul do país, a força mais votada terá sido o Partido Socialista, de Elio Di Rupo, que recupera força após a derrota de 2007.
A menos de um mês de a Bélgica assumir a presidência rotativa da União Europeia, a vitória do NV-A faz história ao ser a primeira de sempre de um partido defensor da divisão do país. Apesar disso, alguns analistas consideram improvável o fim da Bélgica.

(...)
Os resultados parciais indicavam que a NV-A pode ficar com 31 dos 150 assentos parlamentares, mais 22 do que na anterior legislatura, devendo o PS ser a segunda força política, com 24 deputados, mais quatro do que em 2007. A subida da Aliança Flamenga retirou votos aos nacionalistas xenófobos do Vlaams Belang, que pode perder cinco assentos.
(...)
(Clicar aqui para ler o resto.)
Desvio de votos devido ao princípio do voto útil? O futuro o dirá. Do que não restam dúvidas é que a população da Flandres quer ser livre e independente - esta é pois, literalmente, uma vitória nacionalista.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

entao alem do vlaams belang ha outro partido independentista!
alguem sabe ha quanto tempo existe? nunca tinha ouvido falar.

quando os 2 partidos somados tiverem mais de 50%, talvez se possa conseguir a independencia.

14 de junho de 2010 às 20:13:00 WEST  
Blogger Thor said...

é excelente!

sieg heil, vlaams belang

viva a Flandres!

15 de junho de 2010 às 23:38:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home