terça-feira, março 02, 2010

EVENTO ASATRUAR NA FLÓRIDA

Realizou-se recentemente na Flórida o «Florida Moot», evento que conta com a participação de numerosos pagãos asatruar norte-americanos (adoradores dos antigos Deuses germânicos), mais cinquenta por cento do que no ano passado. Como convidado, compareceu um famoso especialista académico em Estudos Anglo-Saxónicos, o inglês Stephen Pollington, autor de quase doze livros sobre os Anglo-Saxões, estirpe germânica que constitui formalmente a essência da Nação Inglesa e, em certa medida, do fundamento formal dos EUA. Pollington deu aí uma palestra sobre tradições germânicas, em particular sobre o «mead hall» ou salão de festividades germânico, e sobre o significado simbólico dos motivos decorativos anglo-saxónicos.

Outra das figuras conhecidas no meio que participou no evento foi Steve McNallen, líder da AFA (Asatru Folk Assembly, ou Assembleia do Povo Asatru), autor da máxima «A Sobrevivência do Nosso Povo não é negociável.» Esteve também envolvido na polémica sobre o «Homem de Kennewick», alegando que de um antigo branco se tratava, o que significaria que na América já teriam existido brancos há milhares de anos.
Desta feita, McNallen falou sobre o futuro da AFA e sobretudo do Paganismo Germânico por esta representado: «Temos de apresentar a nossa fé a milhões de pessoas comuns que nunca ouviram falar dela. Não me basta que a Asatru seja uma mera nota de rodapé na História quando temos tanto para oferecer.» Partilhou também as suas ideias religiosas sobre o mundo além-morte na religião germânica.