segunda-feira, fevereiro 08, 2010

ORGANIZAÇÃO PAGÃ ESLAVA SLOWIANSKA WIÁRA ALCANÇA RECONHECIMENTO ESTATAL NA POLÓNIA


Na passada semana, o Ministério da Administração Interna da Polónia assinou um documento em que reconhece a associação eslavo-ocidental «Fé Eslava» como uma organização religiosa com personalidade legal. Significa isto que doravante este agrupamento pagão passa a actuar como uma organização religiosa oficial, inteiramente protegida pela Lei, benerficiando do tratamento específico aos grupos religiosos, como por exemplo a isenção de impostos. Está também disponível para cooperar com instituições governamentais nacionais e internacionais em projectos que incluam o ensino da sua religião e filosofia em escolas públicas, bem como o direito de proteger locais de culto e herança antigos, e de adquirir terrenos para propósitos religiosos (como novos locais de culto, portanto), além de muitos outros direitos. Foram necessários três anos, tiveram de cooperar com advogados e de tratar de trâmites burocráticos em vinte e cinco notários públicos, por toda a Polónia. Trata-se de um marco histórico não apenas para todos os pagãos polacos, ou crentes da religião nativa polaca, mas também para todos os outros adoradores eslavos da Europa - e, acrescento eu, para toda a Nova Paganidade Europeia. A Associação da Fé Eslava está agora a apostar na criação de sucursais na República Checa, na Eslovénia e até na Alemanha (na região sérvia da Lusácia) e, de resto, em todos os países eslavos onde haja crentes nos antigos Deuses. O objectivo é garantir a protecção legal ao nível da lei da UE e da ONU. E, acima de tudo, legar aos vindouros uma organização forte e coerente capaz de proteger o que é mais sagrado para os eslavos conscientes da sua herança pagã ancestral.A Associação da Fé Eslava num encontro anual do WCER (Congresso Mundial das Religiões Étnicas), 2007.

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Outra vez os mesmos malucos... o que vale é que tem lá umas gandas hotties!

9 de fevereiro de 2010 às 09:28:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

«Outra vez os mesmos malucos... o que vale é que tem lá umas gandas hotties!»

Só não percebo porque é que estes são "malucos", mas já alguém que acredita que um judeu da Galileia foi crucificado há quase 2000 anos para salvar o mundo é uma pessoa perfeitamente sã...

9 de fevereiro de 2010 às 10:58:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Mas quem é que te disse que eu sou cristão ou tenho sequer religião, atrasado mental do caralho?

9 de fevereiro de 2010 às 12:06:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

«Mas quem é que te disse que eu sou cristão ou tenho sequer religião, atrasado mental do caralho?»

Vê mas é se te acalmas com essa linguagem que isto aqui não é messe do teu papá.

O facto de não seres cristão não invalida que tenha havido anónimos cristãos a criticar o paganismo e tu, com essa entrada triunfal, podias perfeitamente ser um deles.

De resto, eu nem sou a favor do paganismo, salvo como objecto de interesse histórico, simplesmente acho ridículo que se critique o paganismo e não se critique o resto das religiões, cujas crenças são tão ou mais absurdas.

Agora vai brincar para o blogue do ex-ariano. Pela forma como falas, pareces ter saído da garagem dele...

9 de fevereiro de 2010 às 14:12:00 WET  
Blogger Thor said...

"Agora vai brincar para o blogue do ex-ariano. Pela forma como falas, pareces ter saído da garagem dele..."


errado. eu, no meu blogue, nem critico o paganismo. tou-me a cagar para o paganismo.
se o paganismo quiser ser aliado, ok, tudo bem.
se não quiser...foda-se!




"De resto, eu nem sou a favor do paganismo, salvo como objecto de interesse histórico"

és como eu...






"simplesmente acho ridículo que se critique o paganismo e não se critique o resto das religiões, cujas crenças são tão ou mais absurdas."

correctissímo...

9 de fevereiro de 2010 às 20:09:00 WET  
Blogger Thor said...

este Caturo agora não publica os meus comentários LOL :D

9 de fevereiro de 2010 às 21:34:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

EU tava querendo ver a origem do meu sobrenome(Venceslau) e vir que ele tem origem ESLAVAS apesar de ser Católica achei interessante a cultura deles ate mesmo minha achei tão interessante que mim deu vontade de ir visita algum pais eslavo
e ainda preferia ser pagã do que ta nessas igrejas evangelicas enrricando o pastor

1 de outubro de 2011 às 18:06:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home