sexta-feira, setembro 19, 2008

PROIBIÇÃO DE SÍMBOLOS POLÍTICOS NA LITUÂNIA

Perkonkrust, ou Cruz de Perkons, mundialmente conhecida pelo nome sânscrito de Suástica; outro nome lituano do símbolo é Ugunkrust, ou «Cruz de Fogo»

O parlamento da Lituânia aprovou recentemente uma lei que proíbe a exposição pública de quaisquer símbolos ou imagens de líderes soviéticos e nacional-socialistas.
Na proibição estão incluídos os símbolos, os brasões, os uniformes, os hinos - e nem os actuais hinos da Federação Russa e da Alemanha podem ser tocados se o forem com as antigas letras das respectivas músicas.

Pior que tudo, também a suástica é atingida - qualquer variante da suástica.

Enfim, ao menos aqui a proibição, conquanto abusiva e censória, é pelo menos equitativa, ao contrário do que acontece na Europa Ocidental, onde só os símbolos do lado direito do espectro político são perseguidos pela lei...

De qualquer modo, é triste que uma censura política acabe por atingir um dos elementos fundamentais da cultura étnica de um povo, pois que a Suástica, que no folclore báltico tem o nome de Perkuns Krust (Cruz de Perkunas, Deus do Trovão e da Guerra), está presente um pouco por toda a parte desta nação báltica, cuja língua é a mais indo-europeia do mundo.

Já no ano passado se tinha dito aos Letónios, vizinhos e irmãos dos Lituanos, que retirassem a «Cruz-Trovão» de todos os milhares de presentes que cerca de trezentas mulheres tinham estado a bordar para oferecer aos delegados da OTAN numa reunião que se realizou no país...