sábado, agosto 16, 2008

CELTIROCK 2008

16 Comments:

Anonymous Anónimo said...

http://www.nytimes.com/2008/08/17/magazine/17wwln-Q4-t.html?_r=2&oref=slogin&oref=slogin

17 de agosto de 2008 às 03:56:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

prazer meu nome é marcus, eu sempre leio o artigos e comentários desse blog e gosto, e gostaria de interagir com vocês, perguntando sobre a genética Européia, mais especificamente sobre os balcãs, agradeçeria muito,
quero saber quais povos dos balcãs não tem mistura Indo Européia e quais têm ? e sobre como são fisicamente, Nórdicos Alpinos Adriáticos. obrigado, em breve volto a ler.

17 de agosto de 2008 às 11:56:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Caro Marco, tanto quanto sei todos os povos das Balcãs são etnicamente indo-europeus, pois que se trata de nações cuja língua-mãe é de origem indo-europeia.
Agora, quanto à genética, o tema torna-se mais complicado e polémico. Crê-se que o elemento genético indo-europeu será o haplogrupo R1A, e talvez também o RF1B, seu parente. Podes ver aqui um mapa europeu a mostrar as diferentes percentagens dos haplogrupos em diferentes pontos da Europa:

http://www.geocities.com/littlednaproject/Y-MAP.GIF

17 de agosto de 2008 às 18:48:00 WEST  
Blogger Caturo said...

http://www.nytimes.com/2008/08/17/magazine/17wwln-Q4-t.html?_r=2&oref=slogin&oref=slogin

The moderate Muslims at this point are truly irrelevant. I grew up in the Paris of the Middle East, and because we refused to read the writing on the wall, we lost our country to Hezbollah and the radicals who are now controlling it.


Frase lapidar, esta.

17 de agosto de 2008 às 18:52:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Caturo tem uma coisa que eu não entendi nesse mapa, você disse que o haplogrupo R1A seria o haplogrupo dos indo europeus, mas então eu já não entendo, pois como sabemos o povo portugues é uma mistura considerável de povos indo europeus como os celtas, godos e suevos, e no entanto, no quadro não existe nada de haplogrupo R1A para os portugueses, e muito pouco até mesmo para os ingleses que são basicamente celtas e anglo-saxões.
Poderia explicar essa questão?
Obrigado.

19 de agosto de 2008 às 18:43:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Estou longe de ser um especialista em genética, mas acho que essa pergunta é muito pertinente. A questão dos Celtas tem sido muito discutida e há mesmo quem diga que as actuais populações de língua céltica (Irlandeses, Escoceses, Galeses, etc.) descendem de povos pré-indo-europeus e só falam uma língua indo-europeia porque foram colonizados por uma aristocracia guerreira, a dos invasores Indo-Europeus, que seriam loiros do tipo nórdico, enquanto o tipo moreno e de estatura média ou mesmo baixa é relativamente frequente nos países actualmente célticos.

Todavia, o parentesco do R1A com o R1B parece ser evidente, pelo que, se o R1A é o Indo-Europeu, o R1B será provavelmente um proto-Indo-Europeu, um Indo-Europeu mais arcaico, que migrou para a Europa Ocidental muito antes do que se pensava, e mais tarde entrou em contacto com uma nova onda de Indo-Europeus, a do R1A.

E, como podes ver, o R1B é dominante, não apenas na Irlanda, mas também em Portugal, enquanto na Inglaterra, embora pareça maioritário, já sofre mais «concorrência» dum elemento que é dominante nos países nórdicos.

19 de agosto de 2008 às 18:54:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Mas então fica ainda a dúvida, pois em todos os livros sobre o assunto que eu li, os celtas são considerados indo europeus.

19 de agosto de 2008 às 21:41:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

A meu ver seria mais lógico que o haplogrupo I seja o originário dos indo europeus que formaram a base da sociedade européia.

20 de agosto de 2008 às 02:02:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

A meu ver seria mais lógico que o haplogrupo I seja o originário dos indo europeus que formaram a base da sociedade européia.

20 de agosto de 2008 às 02:02:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Mas então fica ainda a dúvida, pois em todos os livros sobre o assunto que eu li, os celtas são considerados indo europeus.

Sim, os Celtas são indo-europeus, isso está fora de dúvida.

O que alguns pensam é que os Celtas originais eram uma aristocracia guerreira que veio para o ocidente europeu e aí se impôs a uma população europeia pré-céltica, pré-indo-europeia.
Com o tempo, deu-se a fusão entre esta elite e a massa populacional pré-céltica, mas a língua dos dominadores predominou e por isso os povos do Ocidente Europeu passaram a ser celtas, porque foram celtizados, mas a sua genética seria em grande parte pré-céltica.

Atenção que estou só a dizer o que alguns dizem, não é esta a teoria que me parece mais verídica.

Creio, isso sim, que o R1B é também indo-europeu, embora duma onda migratória eventualmente mais antiga do que a do R1A.

20 de agosto de 2008 às 10:49:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Caturo, obrigado pela resposta, eu venho fazendo pesquisas em relãção a europa e tem 5 países Europeus que me intrigam muito, estou pesquisando sobre eles, em breve espero encontrar respostas para as minhas perguntas, o seu blog é muito bom, parabéns, eu sou brasileiro, e minha herança étnica é européia mas diversa, sou mais italiano e depois português e em menor escala áustriaco e russo, sendo que meus avós paternos são italianos só que do norte, com forte influência germânica e celta isso se traduz na cor dos meus cabelos meio vermelhos hahaushua. no brasil é assim mesmo cheio de mistura mas esxiste uma certa uniformidade genética, estou sempre lendo seu blog, até mais, e trago respostas das minhas pesquisas !

24 de agosto de 2008 às 18:32:00 WEST  
Blogger Oestreminis said...

Caro Marcus:

Todas as proveniências que indicou são "indo-europeias". O problema - que o Caturo aflorou - é que não há ainda um consenso sobre as formas de considerar a questão indo-europeia (migrações neolíticas, aculturação, etc). Serve no entanto para já a garantia que tais preciosismos são indiferentes.

ou mais italiano e depois português e em menor escala áustriaco e russo, sendo que meus avós paternos são italianos só que do norte, com forte influência germânica e celta isso se traduz na cor dos meus cabelos meio vermelhos


Boa parte da imigração do italianos para o Brasil foi da área de Venetto, no Norte de Itália, que é de facto mais perto etnicamente da Europa Central que o resto do país, mas cuidado ainda assim em extrapolar desse facto grandes diferenciações Norte/Sul. Essa àrea de Itália foi já Celta, Romana e Germânica, sem contar com as questões políticas.

Austríacos são étnicamente da Europa Central, primáriamente germânicos mas com mais influências mediterrânicas e até eslavas, devido ao império Austro-Hungaro. Os Russos são Eslavos, com possíveis influências dependendo da zona.

Portugueses, é o costume, nada a assinalar, uma mistura atlantica e mediterrânica com uma forte componente Paleolítica como o resto da Ibéria.

A área doa Balcãs é confusa porque tem um pouco de tudo, a maioria são povos nativos eslavizados (Ilíricos) ou mesmo eslavos (furto da grande migração eslava na zona, vindos do Norte), mas todos Europeus... já agora os Iĺiricos eram também indo-europeus, tal como os Gregos, que constituiriam o grosso da população pré-eslava.

Já agora a questão da cor dos olhos e cabelo pode vir de qualquer das partes... as leis da hereditariedade têm destas coisas.

25 de agosto de 2008 às 01:02:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Quarta-feira, Agosto 20, 2008 2:02:00 AM

Caro anónimo, também não se pode excluir essa hipótese, creio.

25 de agosto de 2008 às 14:09:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Camarada Marcus, agradeço os seus elogios e a sua presença, bem-vindo e vá dizendo de sua justiça.
Às suas questões, já o Oestreminis respondeu, e bem, sem que se possa acrescentar-lhe nada de especialmente valioso, convém apenas ter em mente que, a respeito das Balcãs, os Búlgaros, embora sejam de língua eslava, têm contudo uma ancestralidade parcialmente turca ou afim.

Saudações e força nisso.

25 de agosto de 2008 às 14:13:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

obrigado caturo acrescentou algo sim,seu blog acrescenta algo sim, que nada elogios tem que ser ditos, quando algo realmente é bom!

em breve faço outros comentários, desculpa a minha ausência grande, mas eu trabalho e fica meio difícil, mas em breve, faço outros comentários.

obrigado

8 de setembro de 2008 às 01:54:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Obrigado, camarada, e volte sempre.

Saudações.

8 de setembro de 2008 às 16:52:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home