segunda-feira, agosto 11, 2008

MUSLOS DO MÉDIO ORIENTE NÃO QUEREM QUE O ISLÃO PAREÇA DEMASIADO SIMPÁTICO (?)...

Em regime de férias, arranjei ainda tempo para divulgar esta notícia:
a imprensa árabe do Médio Oriente mostrou-se recentemente violentamente indignada ao noticiar que um professor judeu da Universidade de Haifa está a usar versos do Alcorão para ensinar aos alunos árabes de Psicologia o modo de tratar os seus futuros pacientes muçulmanos.
O professor Ofer Grosbard desenvolveu um curso de Alcorão na Internet usando versos especialmente conhecidos para ajudar os estudantes de Psicologia a reforçar nos pacientes conceitos como respeito, responsabilidade, honestidade, dignidade e simpatia, isto porque, segundo os mesmos estudantes, a Psicologia ocidental não se aplica com sucesso aos muçulmanos.
O trabalho até foi feito conjuntamente com estudantes árabes e com clérigos muçulmanos, mas mesmo assim várias autoridades muçulmanas do Médio Oriente condenaram o projecto, por ser supervisionado por um judeu e porque, note-se, o enfatizar da dignidade humana e da simpatia irá dar uma imagem errada do que é o Islão... O mesmo declarou a Autoridade Palestiniana, para a qual a intepretação corrente do Islão naquela região, envolvida na violência quotidiana sobejamente conhecida, é a que está correcta.