terça-feira, março 25, 2008

RELATÓRIO DA CONFERÊNCIA UNIVERSITÁRIA SOBRE NEO-PAGANISMO NA POLÓNIA


Um dos participantes da Conferência Universitária sobre Neo-Paganismo aqui anunciada neste tópico, fez, num fórum dedicado à Religião Eslava, um resumo sobre o que foi dito pelos vários oradores do evento.

A Conferência foi organizada por Agnieszka Gajda, e foi aprovada pela Associação dos Estudantes Doutorais da Univerdade de Jagiellonian e pelo Instituto de Ciência Política e Relações Internacionais da Universidade de Jagiellonian. O professor Jacek Majchrowski, presidente da cidade de Cracóvia, foi o patrono oficial da Conferência. A sessão teve lugar na sala de seminários do Centro de Estudos Europeus da Universidade de Jagiellonian.

O professor Jacek Majchrowski abriu a primeira sessão com uma curta apresentação do actual estado da pesquisa. Apontou também uma série de questões que têm de ser abordadas, incluindo a necessidade de definições aceites e uma resposta à pressão social para lidar com «cultos perigosos».

Sessão 1 - Precursores do Neo-Paganismo
O Dr. Leonard Pebka discutiu a presença de ideias neo-pagãs na Filosofia Nacional de Bronisbaw Ferdynand Trentowski, do século XIX, precursor dos modernos grupos neo-pagãos.
Mibosz Papla falou a respeito de «Ideias Messiânicas e Eslavófilas Nas Organizações Políticas Polacas Durante a Segunda Guerra Mundial».
Agnieszka Gajda, organizador da conferência, falou da «Eslavitude Pagã na Literatura Polaca», focando os autores que representaram a ligação mais directa ao moderno Neo-Paganismo.

(Almoço)

Sessão 2 - O Neo-Paganismo na Vida Pública
O Dr. Maciej Strutyñski falou da «Visão da Vida Política no Moderno Meio Neo-Pagão».
O Dr. Tomasz Szczepañski falou e about «Neo-Paganismo Polaco (Rodzimowierstwo) e Vida Pública Após 1989».
Grzegorz Antosik falou da «Imagem do Neo-Paganismo Eslavo no Início do Século XXI nas Páginas da Imprensa Polaca», incluindo gráficos de frequência ao longo dos tempos.
Anna Zaczkowska falou do «Neo-Paganismo Russo: Procurando a Identidade na Rússia Pós-Comunista», incluindo uma comparação com grupos similares polacos.

(Pausa para café).

Sessão 3 - Neo-Paganismo nos Estudos Etnográficos e Religiosos
Mariusz Filip falou do «Paganismo Polaco(Rodzimowierstwo) Como Sujeito de Descrição Etnográfica.»
Scott Simpson falou sobre «As Estruturas do Beber Ritual: Três Interpretações Inspiradas pelos Linguistas».
O professor Zbigniew Pasek falou sobre «Neo-Paganismo na Polónia e Novos Movimentos Religiosos».

(Jantar e bebidas).

Sessão 4 - Neo-Paganismo e Civilização
O Dr. Stanis³aw Potrzebowski começou o segundo dia da Conferência falando a respeito da «Civilização Ário-Védica da Indo-Europa: Nova Era Versus Judaico-Cristianismo».
Tymoteusz S³owiñski apresentou o ensaio do seu pai, o Dr. Zdzis³aw S³owiñski (que, por motivo de doença, não pôde comparecer) - o título do trabalho foi «O Neo-Paganismo Polaco à Luz das Teorias Sistemáticas de Cultura».
Alicja Barcikowska falou do «Fenómeno do Paganismo Moderno - Entre a Inconsciência e a Consciência», abordando o tema a partir duma perspectiva psicológica, usando modelos de Fromm e de Wilbur.

Sessão 5 - Neo-Paganismo não eslavo
O Prof. Ryszard Danka abriu a sua sessão com um hino e uma libação antes de falar da «História de Ausran desde 1954», focando o Klan Ausran, que segue crenças indo-europeias (como se pode ler aqui, em Italiano).
O Prof. Krzysztof Witczak falou dos «Hinos de Culto do Klan Ausran», revelando o significado e a origem de alguns exemplos do vasto arquivo dos hinos do grupo Ausran.
O Dr. Dorota Ziêtek falou sobre «Indianistas e Neo-Pagãos», mostrando cidadãos polacos que seguem a cultura e as crenças dos Índios norte-americanos, contrastando-os com os que neo-pagãos eslavos.

O Prof. Krzysztof Biliñski resumiu os dois dias da conferência com o seu discurso intitulado «Reflexões Sobre os Objectivos Fundamentais dos Movimentos Neo-Pagãos».

Sessão 6 - Discussões abertas
Discutiu-se a questão da nomenclatura do Neo-Paganismo, abordando o significado e conotação de vários termos usados na cultura e na imprensa para designar o movimento.
Neopogañstwo foi considerado como sendo mais abrangente, incluindo a moderna Wicca e também o Rodzimowierstwo. Em geral, os participantes mostraram tendência para rejeitar nomenclaturas estrangeiras.
O termo Rodzimowierstwo é um neologismo polaco que se popularizou a partir do ano 2000. Actualmente, está muito divulgado e tornou-se numa auto-identificação muito generalizada. O Rodzimowierstwo é, digamos, a «Fé Nativa», e constitui de longe a forma de neo-paganismo mais divulgada e praticada na Polónia (uma lufada de ar fresco em comparação com o que se passa na Europa Ocidental, onde a Wicca parece maioritária - nota do bloguista).


Discussão Aberta Sobre a Actividade Neo-Pagã na Vida Pública
Todos os participantes da conferência concordaram em como há um vasto leque de indivíduos e grupos que podem ser considerados como neo-pagãos. Enfatizou-se o compromisso pessoal e a actividade na vida pública. O Dr. Zbigniew Pasek, considerando que os novos movimentos religiosos podem ser genericamente divididos entre afirmadores-do-mundo e rejeitadores-do-mundo, classificou o Neo-Paganismo como estando claramente situado no primeiro grupo. Houve menos consenso a respeito do relacionamento das actividades políticas com a prática do Rodzimowierstwo. O Dr. Szymon BeŸnic indicou o carácter político dum eminente grupo neo-pagão que não é propriamente religioso (Niklot). Igor Gorewicz (político activo) sugeriu que a actividade política era uma consequência necessária da crença religiosa sincera na Fé Nacional (Rodzimowierstwo), embora o Rodzimowierstwo não seja um movimento político em si.

Encarou-se com grande entusiasmo a eventualidade de se realizarem mais conferências deste tipo, tendo como título «Neo-Paganismo na Internet» e «Neo-Paganismo nas Artes Visuais».

Etiquetas: , , ,

9 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Dzien dobry Caturo!

Jak sie pan ma?

26 de março de 2008 às 11:14:00 WET  
Blogger Inês said...

Aqui na tugolândia as conferências universitárias sobre religião, só se forem sobre encontros entre as igrejas africanas e brasileiras em Lisboa, ou qualquer coisa assim. Já nem sequer a religiosidade popular portuguesa é actualmente estudada. Religiões pagãs tugas? que é isso? isso não existe, o que existe são os encontros das igrejas das "minorias" étnicas, e essas é que importam receber os subsídios do Estado (que andamos todos a pagar) para serem estudadas por bolseiros,claro está, pertencentes a essas ditas minorias. Enfim, vá-se lá entender isto...

26 de março de 2008 às 11:53:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

até me vieram as lágrimas aos olhos de tanto sofrimento e rejeição

26 de março de 2008 às 12:08:00 WET  
Blogger Caturo said...

Dzien dobry Caturo!

Jak sie pan ma?



Prosze to powtorzyc.

26 de março de 2008 às 12:49:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Dzienky bardzo.

26 de março de 2008 às 19:45:00 WET  
Blogger Caturo said...

Dobranoc.

26 de março de 2008 às 19:53:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Do widzenia!

26 de março de 2008 às 21:27:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

as putas a falarem código semita :)

27 de março de 2008 às 19:19:00 WET  
Blogger Caturo said...

A língua em que a tua mãe faz coscuvilhices com as vizinhas do prédio não vem nada a propósito. Tenta não fugir ao assunto...

27 de março de 2008 às 19:31:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home