sexta-feira, fevereiro 01, 2008

IMBOLC, FESTA DE BRIGID

Brigid

Como diz o velhinho Borda D'Água, dia 2 de Fevereiro é, no calendário céltico irlandês, data de uma das quatro maiores celebrações religiosas - o Imbolc. Há entretanto quem situe esta festividade no dia 31 de Janeiro, motivo pelo qual não me parece grande erro referi-la hoje.

Até há pouco tempo, não existiam provas concretas de que os povos célticos continentais (Gálatas, Belgas, Gauleses, Celtiberos, Ástures, Vetões, Vaqueus, Celtici) também celebrassem este dia; mas, tendo em conta que as investigações no campo da Celtologia vão actualmente no sentido de encontrar cada vez mais semelhanças religiosas e culturais entre os Celtas de ambos os lados do Canal da Mancha, considerava-se já mais do que provável que o Imbolc fosse igualmente festejado por todo o Ocidente Céltico, de Évora a Lausanne.
E, com efeito, uma recente e espectacular descoberta arqueológica veio confirmar, ou pelo menos apoiar, a ideia de que também os Celtas da Ibéria celebravam esta festa sagrada, como já aqui foi noticiado.

Marcador astronómico em altar de sacrifícios da zona da Vetónia (a nordeste da Lusitânia).

Imbolc é uma festa de purificação levada a cabo no fim do Inverno. É também uma altura do ano marcada pela fertilidade, em especial pelo nascimento dos cordeiros.
A presidir o Imbolc está Brigit, ou Brígida, Divindade feminina apresentada muitas vezes sob forma tríplice.
Na Irlanda, Brigit é considerada como mãe dos poetas, dos ferreiros e dos médicos, o que indica o Seu carácter como Senhora das Artes. Por conseguinte, é certamente Dela que Júlio César fala quando na obra «A Guerra das Gálias» refere Minerva como uma das cinco principais Divindades gaulesas (interpretação romana). Tal era a Sua relevância e a força do Seu culto na Irlanda pagã, que os cristãos evangelizadores da verde Erin resolveram «adoptá-La», criando a figura de Santa Brígida (sabiam-la toda, os missionários...), uma das padroeiras dessa nação céltica (a par de «São» Patrício).

Cruz de Brigid

F. Le Roux e C.-J. Guyonvarc'h aduzem (em «A Civilização Celta») um dado que me parece digno de menção: segundo eles, BRÍGIDA é ao mesmo tempo filha do grande Deus dos druidas (DAGDA), e também mãe dos Deuses primordiais (entre os quais se conta DAGDA...), bem como esposa e irmã de todos Eles. Esta genealogia aparentemente contraditória e absurda tem um valor meramente simbólico, pois que, no caso da natureza dos Deuses Imortais, só serve, no dizer dos autores «para situar os Deuses em relação uns aos outros». Cena de moderno ritual de Imbolc


Enquanto isso, no seio da Romanidade prestava-se culto, no dia dois, a Juno Februra, Deusa Celestial da Paixão e dos Prazeres, e a Ceres, Deusa do Crescimento e da Fertilidade.




A propósito de herança religiosa europeia, talvez valha a pena, cambada leitora, dar uma vista de olhos ao documentário , que será hoje emitido pela RTP2, por volta das 23:30.


72 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Já estou de olhos postos na rtp2, só espero que não seja uma desilusão de documentário, como há aí muitos!...Espero que não caia muito na divagação e que mencione factos concretos sobre a Grécia Antiga e o culto aos Deuses.

1 de fevereiro de 2008 às 23:17:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Começou muito bem, mas agora parece mais um documentário animal, está a falar muito sobre animais, a dar uma pequena história de alguns Deuses representado com animais...bem, vamos lá ver o resto!

2 de fevereiro de 2008 às 00:10:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

A Grécia é, realmente, um país muito belo!

2 de fevereiro de 2008 às 00:13:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Já acabou...pensava que iria ser bem melhor, foi extremamente generalizado, há por aí documentários muito mais promenorizados e ricos em conteúdo, este foi muito pequeno, e o que falaram sobre os Deuses - aqueles que mencionaram, foram poucos - pode encontrar-se em qualquer sitio da net facilmente, até a Wikipédia é muito mais comploeta sobre o assunto.Ficou muito, muito aquém das minhas expectativas. Não gostei! Tenho dito. =S

2 de fevereiro de 2008 às 00:23:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Errata:

pormenorizados

2 de fevereiro de 2008 às 00:24:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Cala-te!!

2 de fevereiro de 2008 às 00:24:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Cá por mim gostei, acho que pretende mostrar a relação entre a Natureza da Grécia e os deuses dos gregos da antiguidade. Foram referidos os Titãs (Cronos), Zeus, Hades, Deméter, e Perséfone.
Por cima ficava o Jardim dos Deuses (no Monte Olimpo) e por baixo o Mundo Subterrâneo.

2 de fevereiro de 2008 às 00:47:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

O k è k distingue uma shivafaa duma tresureseeker?
Qual è afinal a diferença entre as duas?
Queremos saber.

2 de fevereiro de 2008 às 00:49:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

A diferença, meu caro, é que eu, não aborreço ninguem até à morte...e além do mais, a Treasureseeker é mui mais inteligênte e letrada do que eu.O que explica, por vezes, a sua fastidiosidade (não me leve a mal, cara Treasureseeker, mas, por vezes, é o que penso - e devemos, sempre dizer de nossa justiça, não é verdade?)

Mas, pergunto-me, o que o leva a querer fazer tal comparação...sente-se, o caro anónimo, agredido, por tanta beleza e inteligência juntas?...ou será este, só um acto para chamar a nossa atenção?...está carente?...quer colinho?...decerto que, entre os letrados, encontra quem lhe leia uma histórinha.

Ficou satisfeito com as diferenças, ou quer mais pormenores?

2 de fevereiro de 2008 às 00:57:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Cá por mim gostei, acho que pretende mostrar a relação entre a Natureza da Grécia e os deuses dos gregos da antiguidade. Foram referidos os Titãs (Cronos), Zeus, Hades, Deméter, e Perséfone.
Por cima ficava o Jardim dos Deuses (no Monte Olimpo) e por baixo o Mundo Subterrâneo.


Não foi, totalmente, mau...mas poderia ter sido melhor...não falou de todos os Deuses, tantos deuses por falar que mereciam destaque...pensava que se centrava mais nos costumes e tradições, e que, falasse mais sobre as Divindades. Fiuei um pouco desiludida, é só. Mas, também, não foi mau de todo.

2 de fevereiro de 2008 às 01:01:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Voces são realmente muito diferentes,como do dia para a noite, tú és pagã e a outra é ateia.Tú es metaleira e a TresurSeeker não consigo classifecar.Tú es identitaria e ela gosta de homens exoticos como os maoris.Não.Não tem nada a ver uma com a outra.

2 de fevereiro de 2008 às 01:08:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

É curioso, como logo a seguir ao documentário sobre paganismo, dá uma reportagem sobre uma rapariga que aos 20 e poucos anos, abandona tudo, namorado, discotecas, amigos, liberdade, etc, para ir viver enclausurada num convento até ao resto dos seus dias...o rumo da reportagem foi todo direccionado para o sacrificio exemplar desta jovem, agora com 32 anos, dando um ar de divino ao seu acto...estranho, passarem uma reportagem de tão firte carisma cristão/católico, logo depois de um documentário sobre Deuses da Antiga Grécia, sobre paganismo...é curioso esta "coincidência", contudo, algo irritante!

2 de fevereiro de 2008 às 01:08:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Hummm...como é que sabes que eu sou metaleira?

2 de fevereiro de 2008 às 01:09:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

É Shivafaa, sem ?...enganei-me, sou mesmo eu.

2 de fevereiro de 2008 às 01:09:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

.Não tem nada a ver uma com a outra.

Então porque é que perguntaste?

2 de fevereiro de 2008 às 01:11:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Nao sei mas desconfio.Ou isso ou gotica ou uma onda assim pro pesado.Conheço muita pessoal que gosta de metal e tive esse filing.

2 de fevereiro de 2008 às 01:13:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

A tresureseeker parece me freak.

Então porque é que perguntaste?

porque quero fazer a eleiçao da miss gladius 2008.lol!
Nah fora de brincadeiras.porque e dificil ver mulheres com outros interesses sem ser roupas dinheiro e etc.Fiquei naquela.A maior parte das tipas sao muito diferentes de voces duas.Acredita.

2 de fevereiro de 2008 às 01:19:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Eu nao conheço nenhuma pessoalmente e isto nao e nenhum concurso.Bjs pras duas.

2 de fevereiro de 2008 às 01:33:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Pois eu não sou Gótica...adoro o estilo, mas não sou. Sou metaleira, sim, rocker de alma e coração, e com muito, muito ORGULHO em o ser. Gabo-me de, passados já 20 anos - tinha 13, agora tenho 33 - ainda ser fiel ao meu estilo, muita gente que conhecia, depois de se casarem e de terem filhos, viraram betos, deixaram de curtir o poderoso e divino Metal e, agora, quem os quer ver é nas discotecas, a ouvir martelinhos e trance. É uma vergonha...por isso, é que muita discotecas onde se passava Metal, como o Lusitano, no Cais Sodré e o Johnny Guitar em Santos, acabaram por fechar, porque os metalicos deixaram de ser metálicos. É uma pena, mas, de qualquer forma, gente dessa não faz falta ao Metal, posers de merda.

Não conheço a TK, mas, pelas fotos, parece-me Gótica...freak é outra coisa.

Para mim, o mais importante na vida, é a constante aprendizagem...roupas e coisas assim, é secundário...é só para o estilo...e para o frio, claro...além de que, chateia-me imenso ir às compras...é uma seca.

Realmente não há muita gente como eu, é por isso que, ou me amam ou me odeiam...não há meio termo...e quem precisa de coisas mal definidas e indecisas!?!...

Já agora, o que te deu a ideia de que só poderia gostar de música pesada?...algo que eu disse?...também gosto de música clássica, no meu trabalho tem de ser mesmo.

2 de fevereiro de 2008 às 01:37:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Pois mesmo se fosse um concurso, eu, de certeza, que não entrava nele. Não existe nada mais estúpido que um concurso onde se julgam pessoas, quer pela sua inteligência, beleza, conhecimentos, ou outra coisa qualquer...concursos só para ganhar guita, que é o que, realmente, interessa.

2 de fevereiro de 2008 às 01:40:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Pois.foi o filing k me deu.só isso.
já se ve pouca malta a gostar de metal.ainda pensei k gostasses de som industrial também tipo nine inch nails rammstein lard ministry defecation revolting cocks e cenas assim.
pareces uma tipa a 100% mesmo s t conhecer.continua a ser igual a ti propria.toma la 1 bj e fica bem shivafaa.txau linda.

2 de fevereiro de 2008 às 01:52:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Nota:

Tenho a dizer que prezo muito a Treasureseeker e que, os posts dela, são de total interesse e mais-valia para o Gladius. Acho a TS extremamente inteligente e interessante como pessoa. Quando difo que a acho um pouco tediosa, é, sómente, uma opinião a nível pessoal...isto porque, eu, sou uma pessoa que, odeia ler longos posts pela internet, preferindo ler antes em livro, do que no ecrã...o que não quer dizer que não estime todos os posts dela, que li até à data. O problema está, como é óbvio, em mim e não na disponibilidade - de louvar - da cara Treasureseeker, que, espero, continue a enriquecer este Blog com toda a sua erudição, tão necessária nos dias que correm.

Disse de minha justiça!

2 de fevereiro de 2008 às 01:56:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Fica bem...e, já agora, obrigada pela sinceridade.

2 de fevereiro de 2008 às 01:57:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Eu quero é sexo...do bom.

2 de fevereiro de 2008 às 11:10:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Caturo seu seboso de merda, és um piolhoso da pior estirpe.

2 de fevereiro de 2008 às 12:54:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Tir são todos uns filhodaputa.

2 de fevereiro de 2008 às 12:55:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Pronto, já almoçei, voltemos aos insultos a tudo e todos.

2 de fevereiro de 2008 às 14:15:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Vasco Leitão seu suíno, estas bem é na prisa.

2 de fevereiro de 2008 às 14:46:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Ó Gordo sebento, vai para o pé dos teus amiguinhos talibã, seu fodorento e traidor.

2 de fevereiro de 2008 às 16:59:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

www.putamara.blogspot.com

2 de fevereiro de 2008 às 17:00:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

ouvi dizer que a sede do pnr está fechada.

2 de fevereiro de 2008 às 17:01:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Bye bye pnr

2 de fevereiro de 2008 às 18:23:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Mishima seu porco sebento, és tu que andas a meter veneno, seu nojento.
Mas deixa estar que vais apanhar nesse focinho.
Antes eras o amiguinho dos skins e agora és radicalmente contra os skins-nazis.

2 de fevereiro de 2008 às 20:20:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Anónimo Shivafaa disse...

É curioso, como logo a seguir ao documentário sobre paganismo, dá uma reportagem sobre uma rapariga que aos 20 e poucos anos, abandona tudo, namorado, discotecas, amigos, liberdade, etc, para ir viver enclausurada num convento até ao resto dos seus dias...o rumo da reportagem foi todo direccionado para o sacrificio exemplar desta jovem, agora com 32 anos, dando um ar de divino ao seu acto...estranho, passarem uma reportagem de tão firte carisma cristão/católico, logo depois de um documentário sobre Deuses da Antiga Grécia, sobre paganismo...é curioso esta "coincidência", contudo, algo irritante!

Sábado, Fevereiro 02, 2008 1:08:00 AM


Estranho é a tua ingenuidade.
E que tal inverteres a tua teoria.
Resumindo, primeiro deram o documentário atractivo e que liberta o imaginário das pessoas, e de seguida deram o documentário castrador que relembra às pessoas como se podem tornar prisioneiras da sua própria mente.

A rtp2 é sem dúvida um excelente canal, e já não é a primeira vez que transmite documentários acerca da Grécia e da sua herança cultural.

Cheguei a ver um programa muito bom e da autoria da rtp2, apresentado por um deputado do bloco de esquerda que descrevia o sistema politico da Grécia antiga e com muita história à mistura,onde o narrador contava episódios um pouco à semelhança do Hermano Saraiva.

E claro não esquecer as dezenas de documentários que a rtp2 já transmitiu, dos mais variados assuntos.

Dos quais destaco os meus favoritos, relativos à ciência , formação do universo, evolução cientifica, etc.

Um dos canais mais saudáveis para a a mente humana.

2 de fevereiro de 2008 às 22:22:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

O documentário também referiu Poseidon, deus dos mares.
Que belo é ver os delfins saltitantes!

2 de fevereiro de 2008 às 23:33:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Caturo, que comentário fazes a este texto sobre o Islão,publicado no Expresso, da autoria de Miguel Sousa Tavares?
http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?sid=ex.sections/23491

3 de fevereiro de 2008 às 05:14:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

O PNR são todos uns cabrões.

3 de fevereiro de 2008 às 10:27:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

pnr são todos uns filhodaputa.

3 de fevereiro de 2008 às 11:09:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

O que é que aconteceu ao forum antifa?
Aquilo ficou sem tópicos e sem users?

3 de fevereiro de 2008 às 18:40:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

foda-se nunca ando a par das novidades :(

3 de fevereiro de 2008 às 18:46:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

vou foder o forumnazional todo.
seus nazis filhosdaputa.

3 de fevereiro de 2008 às 18:59:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

o forum nazi já está de volta.
Já limparam todos os posts de ameaças
e xenofobia, agora já está mais atractivo para os 20 novos militantes que eles angariaram .

E já são ai uns 200 ao todo , ninguém para o pnrére allezzzzz ohhhhhhhhhhh

3 de fevereiro de 2008 às 19:48:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

antifas e nazos que comédia .

3 de fevereiro de 2008 às 21:28:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

cala-te salazarento bolorento, vocês querem é infiltrar-se no pnr.
Por isso não viram as costas na totalidade , só cobras né senhor dux.
Mas quem fez o pnr foram os nazis, tira dai a ideia , remetam-se ao vosso forumzinho patria .

3 de fevereiro de 2008 às 21:35:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

esta merda é só traidores, mas um passarinho disse-me que vão todos levar um tiro na nuca, não sou eu foi um passarinho que disse.

3 de fevereiro de 2008 às 21:39:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Mas afinal a sede do pnr está aberta ou não? É verdade que fechou ou vai fechar?

3 de fevereiro de 2008 às 22:19:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

A Culpa desta merda toda é da TIR.
O Mijinhas é o pior de todos é um cabrão de merda e um filhodaputa.

3 de fevereiro de 2008 às 22:30:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Cala-te Homicida Martins, tu és um veneno que ai andas.
Mas deixa estar que vais sofrer.

3 de fevereiro de 2008 às 22:31:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Mas então não anda aqui ninguem que saiba explicar se a sede do pnr está ou não fechada? É que eu queria lá ir no proximo sabado para me filiar no pnr, mas se a sede está fechada por falta de pagamento, como andam a dizer, não vale a pena ir gastar um modulo no autocarro para bater com o nariz na porta.

3 de fevereiro de 2008 às 22:36:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Ouvi dizer que o suíno do Leitão anda a meter veneno na nete a dividir os nacionalistas.

3 de fevereiro de 2008 às 22:37:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

ai o caralho, eu já disse que a sede do pnr está fechada por falta de pagamentos.

3 de fevereiro de 2008 às 22:39:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Porra! Agora é o Leitão. Mas o que é que isso interessa? Falem mas é da sede do pnr estar ou não fechada.

3 de fevereiro de 2008 às 22:39:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Então e como é que a gente agora contacta o partido para se filiar?

3 de fevereiro de 2008 às 22:40:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Os maiores traidores do Nacionalismo em Portugal, são :

-Homicida Martins ;

-Filipe Ferreira ,mais conhecido por Mishima ou Mijinhas .

Estes bardamerdas são a pior escória que existe em Portugal.

3 de fevereiro de 2008 às 22:41:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Inscrevam-se no benfica, caralho.

3 de fevereiro de 2008 às 22:46:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Estranho é a tua ingenuidade.
E que tal inverteres a tua teoria.
Resumindo, primeiro deram o documentário atractivo e que liberta o imaginário das pessoas, e de seguida deram o documentário castrador que relembra às pessoas como se podem tornar prisioneiras da sua própria mente.


Mas não foi exactamente isso que eu disse?...Foi! Estava era a ser irónica...infelizmente, é coisinha que não se consegue passar muito na escrita...a não ser que se escreva muito bem...
E sou ingénua, porquê?

Eu acho é que foi uma "coincidência" infeliz terem dado aquela porcaria, logo a seguir a um programa sobre os Deuses e a Grécia...não vejo qual a necessidade.

E, sim, concordo, a rtp2 é um canal bastante bom, é o que ainda vai valendo à cultura e informação menos ortodoxa...é, em Portugal, ao nível da televisão, o que ainda vai valendo ao paganismo e interessados em civilizações antigas...porque, de resto...

4 de fevereiro de 2008 às 01:38:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Onde é que se encontra o taverneiro deste imundo tasco?
Acorda horrível judeu,quero almoçar!

4 de fevereiro de 2008 às 12:51:00 WET  
Blogger Caturo said...

pensava que se centrava mais nos costumes e tradições, e que, falasse mais sobre as Divindades.

Eu também. Achei efectivamente que o programa foi demasiado naturalista... aliás, a princípio até pensei que tivessem alterado a programação e substituído o programa anunciado por um documentário sobre a vida selvagem em cascos de rolha.

Enfim, comeu-se. Já vi pior. Mas também não mereceria a pena ficar em casa só para o ver.

4 de fevereiro de 2008 às 15:26:00 WET  
Blogger Caturo said...

Além do mais, tenho quase a certeza que é repetido.

4 de fevereiro de 2008 às 15:26:00 WET  
Blogger Caturo said...

É uma vergonha...por isso, é que muita discotecas onde se passava Metal, como o Lusitano,

Bons tempos...

4 de fevereiro de 2008 às 15:29:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Era bom, mas mesmo muito bom, que o anónimo que anda para aqui a meter nomes de pessoas se apresentasse, sempre ficavamos a saber todos os que vem ao GLADIUS quem é este grande corajoso, mas eu acho que ele só tem corajem aqui, e aqui é um heroi, um campeão. já se sabe o que a casa gasta, mas pronto corajoso anónimo, continua lá com a tática do dividir para reinar, mas tira o cavalinho da chuva se pensas que as pessoas que insultas te vão responder, a malta está se a cagar para ti e para o teu veneno.

4 de fevereiro de 2008 às 23:25:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

será que esse anónimo é algum herói dos hammermerdosos? a maior corja de criminosos que o movimento nacionalista já conheceu. Fazem-se apostas, mas eu aposto já que é um deles, ou um filho da puta de um merdoso que lhe lambe o cu.

4 de fevereiro de 2008 às 23:27:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Eu aposto que é o PANTERA, esse gandre cabrão que só fodeu o movimento nacionalistas com as suas mentiras e maluqices.

4 de fevereiro de 2008 às 23:36:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Mas também não mereceria a pena ficar em casa só para o ver.

Nem pôr o alarme para as 23:15...

5 de fevereiro de 2008 às 02:39:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Bons tempos...

Muito!

Fico feliz de saber que, ainda, não sou a única a lembrar-me do Lusi.

5 de fevereiro de 2008 às 02:42:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

O Borda d'água fala de quê?...é o quê?...Vendem isso à anos na minha rua...nunca liguei...

5 de fevereiro de 2008 às 03:08:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Anónimo Shivafaa disse...

Estranho é a tua ingenuidade.
E que tal inverteres a tua teoria.
Resumindo, primeiro deram o documentário atractivo e que liberta o imaginário das pessoas, e de seguida deram o documentário castrador que relembra às pessoas como se podem tornar prisioneiras da sua própria mente.

Mas não foi exactamente isso que eu disse?...Foi! Estava era a ser irónica...infelizmente, é coisinha que não se consegue passar muito na escrita...a não ser que se escreva muito bem...
E sou ingénua, porquê?

Eu acho é que foi uma "coincidência" infeliz terem dado aquela porcaria, logo a seguir a um programa sobre os Deuses e a Grécia...não vejo qual a necessidade.

E, sim, concordo, a rtp2 é um canal bastante bom, é o que ainda vai valendo à cultura e informação menos ortodoxa...é, em Portugal, ao nível da televisão, o que ainda vai valendo ao paganismo e interessados em civilizações antigas...porque, de resto...

Segunda-feira, Fevereiro 04, 2008 1:38:00 AM


e eu ia lá adivinhar a ironia , dai eu ter dito que achava estranha tal ingenuidade.

mas sim a televisão é de facto um meio de informação muito manipulador ou manipulável.

Neste caro até é bem saudável .

caturo então mandas a gente ir ver o programa e agora dizes que não presta.

mau, já me tinhas enganado quando recomendas-te o pnr , agora isto.

sendo assim já não vou ver o filme do rambo

5 de fevereiro de 2008 às 04:00:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

errata

queria dizer neste caso e não neste caro, fugiu a boca para a verdade

5 de fevereiro de 2008 às 04:01:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

e eu ia lá adivinhar a ironia , dai eu ter dito que achava estranha tal ingenuidade.

Exactamente!!

caturo então mandas a gente ir ver o programa e agora dizes que não presta.

mau, já me tinhas enganado quando recomendas-te o pnr , agora isto.

sendo assim já não vou ver o filme do rambo


Lmao...hahaha...mas olha que dizem que o Stallone ainda está aí para as curvas...

...e tu, achaste que o programa prestou? Não me digas!!?!

6 de fevereiro de 2008 às 01:23:00 WET  
Blogger Caturo said...

O Borda d'água fala de quê?...é o quê?...Vendem isso à anos na minha rua...nunca liguei...

Fala de festas populares, de luas, de mezinhas... é uma espécie de compêndio anual da sabedoria popular. Muito catita e folclórico...

6 de fevereiro de 2008 às 17:36:00 WET  
Blogger Caturo said...

Eu sabia lá que o programa não ia ser nada de especial...

6 de fevereiro de 2008 às 17:37:00 WET  
Blogger Caturo said...

Quanto ao PNR, não enganei ninguém - e está bem vivo, para incómodo de muita gentinha.

6 de fevereiro de 2008 às 17:37:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home