quarta-feira, janeiro 30, 2008

HÁ OITOCENTOS ANOS - A BATALHA DE LENA

Odin
armado com a Sua lança Gungnir e acompanhado dos Seus dois corvos, Hugin (Pensamento) e Munin (Memória), pairando por sobre a batalha

31 de Janeiro de 1208 fica para a História da Suécia mas também da mais autêntica Europa como o dia da Batalha de Lena, que foi travada em Kungslena, na área de Västergötland, Suécia.
Frente a frente estavam o rei Sverker e o príncipe Eiríkr Knútsson, ambos suecos.
Sverker, amigo da Igreja, trazia consigo um imenso exército dinamarquês, fornecido pelo rei dinamarquês Valdemar o Vitorioso, que teria de entre doze a dezoito mil homens.
Eiríkr, por seu turno, liderava uma força militar, que, mesmo incluindo uns quantos auxiliares noruegueses, ficava-se numericamente entre os sete e os dez mil efectivos.

Foi então que, segundo conta a lenda, os Suecos viram Odin, cavalgando o Seu cavalo de oito patas, Sleipnir. Há várias versões sobre o modo como o Deus ofereceu a vitória aos Suecos; numa delas, Odin cavalgou diante da formação de batalha sueca.

Mais diz a lenda que, nas proximidades do local em que se deu a refrega, avistou-Se um cavaleiro dum só olho com um chapéu de abas largas e um manto azul que pediu a um ferreiro que pusesse ferraduras nos cascos do Seu cavalo. O desconfiado ferreiro perguntou onde é que o estranho tinha passado a noite anterior - em resposta, o estranho referiu sítios tão distantes dali que o ferreiro não acreditou no que ouvia. O enigmático cavaleiro disse que tinha estado durante muito tempo no norte e tomado parte em muitas batalhas, mas que agora ia para a Suécia. Quando o Seu cavalo foi devidamente munido com as ferraduras, o estranho declarou «Sou Odin» e partiu. No dia seguinte, travou-se a batalha de Lena.

55 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Neva em Jerusalém !... E na China também !...

31 de janeiro de 2008 às 04:05:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

pois pois, e eu sou o pai natal e acredito tambem nos milagres cristaos

31 de janeiro de 2008 às 05:06:00 WET  
Blogger Caturo said...

Moral da história: cada religião tem os seus milagres, e até os gentios podem reivindicar certos episódios históricos como «seus», mesmo que estes não sejam especialmente relevantes ou frequentes nas crenças pagãs.

31 de janeiro de 2008 às 10:26:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

todos os anos fazes os mesmos posts. estás gasto.

31 de janeiro de 2008 às 11:29:00 WET  
Blogger Caturo said...

Claro que todos os anos há datas a lembrar. Mas se em cada nove, ou vinte tópicos, um é repetido do ano passado pela mesma altura, isso está longe de poder ser considerado como estar gasto.

31 de janeiro de 2008 às 11:53:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Camarada Caturo,sabes o que á feito do digno Oestreminis?

31 de janeiro de 2008 às 13:19:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Milagre foi a aparição de Cristo a Afonso Henriques na gloriosa batalha de Ourique.

31 de janeiro de 2008 às 15:12:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

O sociólogo e escritor alemão Dieter Otten afirma que não vê a hora de as características do novo homem se tornarem predominantes na população masculina mundial. Otten é autor do livro Fracasso Masculino – A Relação dos Sexos no Século XXI, ainda sem tradução em português. Na obra ele defende com estatísticas a tese de que "a violência é masculina". O alemão lembra que, ao longo da história da humanidade, os massacres, homicídios e latrocínios são de responsabilidade quase exclusiva dos homens. Atualmente não é diferente. O crime organizado, o turismo sexual, o abuso de crianças e o vandalismo das torcidas esportivas, especialmente no futebol, são domínios masculinos por excelência. Os homens se destacam também na autoria de crimes mais cerebrais e requintados. Na Alemanha, 99% dos casos de estelionato e fraudes envolvem homens. Disse Otten em uma entrevista à revista alemã Der Spiegel: "Sem mulheres moralmente íntegras, altamente motivadas profissionalmente, com capacidade de desempenho e engajadas socialmente, o sistema econômico, político e social das democracias ocidentais já teria fracassado há muito tempo". Sob esse ponto de vista, portanto, nada mais desejável que os homens passem a dividir com as mulheres esse "papel civilizador" da espécie humana.

31 de janeiro de 2008 às 15:17:00 WET  
Blogger Caturo said...

Milagre foi a aparição de Cristo a Afonso Henriques na gloriosa batalha de Ourique.

Pois, a aparição de Ourique, aquela que provavelmente foi inventada à imagem da suposta visão de Constantino... ;)
Não há registos, na época de Afonso Henriques, de tal aparição. Só se começa a falar disso aquando do domínio filipino, o que não deixa de ser suspeito.

31 de janeiro de 2008 às 15:49:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Ó Caturo, já leste o último post do Diário Ateista sobre a Turquia e o Véu Islâmico? Muito interessante.

http://www.ateismo.net/?cat=4

31 de janeiro de 2008 às 16:12:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

João Paulo 2 era um papa supersticioso e rural, talvez o último que acreditou em Deus, mas, olvidando as maldades próprias, sentiu o dever de pedir desculpa aos judeus pelos séculos de anti-semitismo cristão que os beatos que visitam o Diário Ateísta se esforçam por negar. Pediu desculpa aos muçulmanos pelas Cruzadas, sem despromover os santos facínoras que as fomentaram e não deixou de as pedir aos cristãos ortodoxos orientais pelas numerosas perseguições que Roma lhes infligiu.

É claro que só se arrependeu pelos crimes dos antecessores, manifestando mesmo uma vaga tristeza pela Inquisição, mas foi omisso sobre a responsabilidade dos seus padres e bispos no massacre de cerca de um milhão de pessoas no Ruanda.

Seria trágico que esquecêssemos os crimes das outras religiões depois de termos posto o cabresto nas orelhas dos pontífices e peado os bispos e padres no seu proselitismo. Não podemos esquecer que nas mesquitas e nas madraças andam clérigos rancorosos, à solta, a pregar o ódio aos infiéis e a morte de todos os que desprezam o boçal pastor de camelos.

31 de janeiro de 2008 às 16:24:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

O rei de França.Filipe o Belo era muito claro nestas coisas de fé:dizia o rei que "quem duvidar das grandiosas verdades da Bíblia só merece uma coisa:espada na barriga até mais não".

Em Colónia,Alemanha,em 1248,foram mortos violentamente,900 judeus e pagãos,pelas tropas do Bispo,acusados de terem envenenado os poços da cidade e provocado uma epidemia.Cronistas desse tempo confessaram-se chocados pela brutalidade de um acto desnecessário como esse.

31 de janeiro de 2008 às 16:34:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Nós nos pomos a palmilhar um longo caminho para combater os inimigos de Deus no Oriente, e eis que, diante de nossos próprios olhos surgem seus piores inimigos, os judeus. Com eles, devemos nos haver em primeiro lugar." E novamente: "Vocês são os descendentes daqueles que mataram e enforcaram nosso Deus. Alem disto, o próprio Deus enunciou: "O dia mal terá nascido quando meus filhos virão e vingarão meu sangue". Nós somos seus filhos e cabe-nos a tarefa de executar a vingança sobre vocês, pois vos revelastes blasfemos e obstinados perante ele...(Deus) vos abandonou e voltou seus esplendor sobre nós e tornou-nos dignos dele," (N. Cohn, The Pursuit of the Millenium, p. 70).

31 de janeiro de 2008 às 16:51:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Com o nazismo e similares não se negoceia. Não se discute. Impedimos a sua chegada ao poder como é nosso dever. Ponto final

31 de janeiro de 2008 às 16:56:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

mai nada

31 de janeiro de 2008 às 17:18:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

o homicida da ci armado em intelectual de suburbio é o maior.

31 de janeiro de 2008 às 17:20:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

O gordo seboso da TIR vai ser comido.... que nem um leitão...
Ai vai...
Pa eles eram tantos TIR(S) que o povo de vouzela já gritava Manuel Alvaro para Primeiro Ministro...
Ó manelito ias de óculos escuros?

E os de anadia gritavam palavras de ordem dadas pelo filipino da bélgica...

Quanto ao gordo açoreano untava-se em banha

31 de janeiro de 2008 às 17:25:00 WET  
Blogger Caturo said...

Não perdem pela demora.

31 de janeiro de 2008 às 17:47:00 WET  
Blogger Caturo said...

Com o nazismo e similares não se negoceia. Não se discute. Impedimos a sua chegada ao poder como é nosso dever. Ponto final

Pois, não se negoceia porque de facto o que vocês querem não é negociar e sim exterminar o que se vos opõe - deste lado, também estamos convictos de que a Identidade não é negociável, custe o que custar.
Não se discute, porque, quando vocês o tentam fazer, são repetidamente esmagados.
Impedem a chegada dos Nacionalistas ao poder... se puderem. Se os vossos donos continuarem a conseguir proteger-vos o coiro. O problema é que os Povos acordam e vocês dependem cada vez mais da vossa desonesta e cobarde actuação pela secretaria porque sabem que nas urnas de voto perdem terreno.

Assim, é nosso dever continuar o combate, sem tréguas, tratando como esterco aquele que como esterco se porta. E, no fim, haverá memória para acusar e castigar devidamente aqueles que o merecerem.

Ver-se-á, então, quem colocará o ponto realmente final.

31 de janeiro de 2008 às 17:53:00 WET  
Blogger Caturo said...

Ó Caturo, já leste o último post do Diário Ateista sobre a Turquia e o Véu Islâmico? Muito interessante.

http://www.ateismo.net/?cat=4


Está bom de um modo geral, o artigo, mas... quem fala em «liberdade do bom muçulmano»?
Liberdade? De quem, do escravo de Alá, do seguidor da religião cuja designação significa precisamente «submissão a Deus»?

Além do mais, o terceiro parágrafo, mesmo que não esteja propriamente errado, induz em erro. Dá ideia de que o Afeganistão copiou directamente a Europa, quando na realidade o Islão sempre foi repressor da mulher, no Afeganistão ou em qualquer outro lado.

31 de janeiro de 2008 às 18:12:00 WET  
Blogger Caturo said...

Em Colónia,Alemanha,em 1248,foram mortos violentamente,900 judeus e pagãos,pelas tropas do Bispo,acusados de terem envenenado os poços da cidade e provocado uma epidemia.Cronistas desse tempo confessaram-se chocados pela brutalidade de um acto desnecessário como esse.

Não esquecer que antes disso já Carlos Magno tinha assassinado dois terços dos Saxões para lhes destruir o credo pagão e lhes impor o culto do Judeu Morto.

Nunca vi o padralhame a pedir desculpa por isso, ou a lamentá-lo.

31 de janeiro de 2008 às 18:12:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

vai mas é foder porcos e galinhas piolhoso!

31 de janeiro de 2008 às 18:21:00 WET  
Blogger Caturo said...

vai mas é foder porcos e galinhas piolhoso!

Dispenso os teus conselhos de experiência feitos.

31 de janeiro de 2008 às 18:25:00 WET  
Blogger Caturo said...

Não esquecer, também, a cruzada contra os pagãos do Báltico, no século XIV, levada a cabo pelos cavaleiros Ordem Teutónica, que foi, aliás, derrotada pelos Lituanos fiéis aos seus Deuses Nacionais.

31 de janeiro de 2008 às 18:26:00 WET  
Blogger Treasureseeker said...

Boa tarde,Caturo.Cheguei há pouco e queria perguntar-te se conhecias a figura de Giordano Bruno e o seu pensmento filosófico.Isto vem na sequência do que tenho aqui lido.
Também perante a Ciência,o Catolicismo Romano tem tido as atitudes que se sabe.O caso do processo movido a Galileo Galilei foi igualmente,outro exemplo de totalitarismo mental,e uma tentativa de bloquear o progresso educacional da Europa.

31 de janeiro de 2008 às 18:40:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Eu quero aderir á TIR, para estar junto dos verdadeiros Nacionalistas e Revolucionários, como os Gordos (açores,coimbra,etc.), e também com o grande revolucionário Nacionalista o MIJINHAS,mais conhecido por Mishima o Filipe da Bélgica.
Só a TIR consegue mudar Portugal, com a TIR o futuro é garantido.
Por isso VIVA A TIR;
e abaixo a C.I. do Homicida Martins.

31 de janeiro de 2008 às 18:46:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Então esse cabrão desse Homicida Martins está na C.I. !!
Ele não espera pela demora, vamos fazer-lhe como o Bacalhau,pendurado de cabeça para baixo a secar.
A vingança será terrível ao que fizeste ao Alcino.

31 de janeiro de 2008 às 18:50:00 WET  
Blogger Caturo said...

Sim, cara Treasureseeker, sei o que aconteceu a Giordano Bruno, e esse episódio constituiu um exemplo típico do procedimento da Cristandade para com o que a conteste ou pareça contestá-la. O caso de Galileu também é significativo, e não obstante o actual papa diz que a Igreja até foi mais científica do que ele... daí a recente polémica com a universidade La Sapienza, não sei se leste aqui o tópico sobre o que por lá se passou.

31 de janeiro de 2008 às 19:02:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Eu chamo-me Nicolau e sou preto, gosto muito deste blog,porque aqui não há racismo,não há descriminação nem hipócrisia, por isso vou dizer aos meus amigos da Cova da Moura para virem a este blog.

31 de janeiro de 2008 às 19:04:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Ouvi dizer que o Mishima vai sair da TIR para ingressar na C.I..
Isto antes de fechar o mercado de Inverno, no final de Janeiro.
E que o Homicida Martins vai deixar a C.I., e vai para o PNR como adjunto do Vasco Leitão.

31 de janeiro de 2008 às 19:12:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

O Castro assinou em última hora pelo Partido da Liberdade por 6 meses.
O Emanuel está á experiência nesse partido cedido pela A.N.(A).

31 de janeiro de 2008 às 19:16:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

O Vasco Leitão vai para o M.P.P., por 2 anos e sem clausula de rescisão.

31 de janeiro de 2008 às 19:18:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Já agora o M.Machado nunca mais sai do sitio dele, deve ter uma clausula de rescisão grande.

31 de janeiro de 2008 às 19:33:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Uma delegação da TIR acabou de participar na manifestação de Vouzelenses e de naturais da Anadia que se iniciou hoje pelas 14.30, frente à Assembleia da República, contra o fecho das urgências. Pelas 14.43 a manifestação anteriormente começada pelas pessoas vindas de autocarro de Vouzela começu a engrossar com a chegada dos manifestantes vindos da Anadia. Às 15.37 iniciaram-se as intervenções de vários componentes das delegações recebidas compostas por cidadãos e autarcas em exercicio de funções. O desconcerto do actal governo foi sublinhado com a disparidade de afirmações atribuídas a José Sócrates e à nova ministra da saúde em que o primeiro teria afirmado que o que estava fechado assim permaneceria e a ministra a dizer que iria fazer uma avaliação dos casos. Curioso...ou melhor Alegre brincadeira se tivermos em conta as simpatias da nova titular da pasta por este prócere socialista. Terá Sócrates feito um seguro para calar vozes incómodas?


A manifestação começou a desmobilizar pelas 16 h. Saliente-se que a assistência era maioritáriamente composta por idosos e mulheres, gente do povo num recorte amador e sem sombra de partidarização aparente.
Mais uma vez dos nacionalistas nem sinal, o autismo continua.Como é que o PNR, o MPP, o MN, o na forja Partido da Liberdade, o PND, todos heroícos defensores da nação nunca aparecem onde o povo está? será que a nação só existe assepticamente nos livros de história, cantando e rindo no Jamor ou em Nuremberga?Os únicos que tinham desculpa para não aparecerem eram os da CI, maioritáriamente pagãos provavelmente tiveram medo do mui piedoso e cristão povo português, sabe-se lá poderiam fazer-lhes um auto de fé ou puxar-lhes os cabelos sem gládio que os safasse. Não havia, mais uma vez, um islâmico para amostra, talvez em França...
Por nós continuamos sem barreiras nem tabus a defender o povo onde o povo estiver.

http://www.resistente.org/portal/news.php?extend.238

Grande texto este, digno do grande doutrinador das massas populares o camarada A.

31 de janeiro de 2008 às 19:34:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Chama-se TIR e lê-se merda.

31 de janeiro de 2008 às 20:32:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

A TIR é um camião descontrolado e a A.N.(A) é um avião a bater contra um penhasco.

31 de janeiro de 2008 às 20:34:00 WET  
Blogger Caturo said...

É realmente preciso descaramento o desta gentinha insignificante para, sem tir-te nem guar-te, virem dirigir a palavra aos nacionalistas como se tivessem voto na matéria, depois de virarem o bico ao prego e juntarem as suas «forças» :) à hoste do multiculturalismo, com o apoio que fazem agora à integração das «minorias» étnicas, tudo a coberto de um anti-capitalismo primário.

O mais ridículo é que andaram anos a jurar pela mãezinha que o multiculturalismo fazia parte do grande mega hiper plano sionista para destruir a Europa. :)

Enfim, com tanto terceiro-mundismo militante e tanto anti-sionismo infantilizante, eu vi logo que tinham de acabar assim...

Quanto a ter medo do mui piedoso e cristão povo português... não sei do que fala esta famélica tropa, mas o que é certo é que à CI ninguém dá lições de coragem depois de alguns dos seus militantes terem estado sozinhos a protestar contra a presença de Mugabe, frente a uma massa de negros zimbabueanos com pinta beligerante.

Ao PNR, por seu turno, também ninguém dá lições de boa convivência com a população, visto que a maior manifestação nacionalista até ao momento foi realizada precisamente pelo Partido da Chama, e boa senão a maior parte dos manifestantes eram populares sem qualquer ligação de militância a esta formação.

E quem de certeza não dá lições nem de coragem nem de coisa nenhuma é quem certa vez andou pelos Restauradores com uma bandeira americana na mão, para a queimar (é fino, é como fazem lá fora, dá pinta de rebelde...), e depois mexia-se para a direita, depois para a esquerda, anda cá para aqui que aqui é que dá, não aí não que a polícia está a ver, olha vamos antes para o outro lado da rua, espera mas afinal aqui há mais polícia do que ali, e enfim, acabaram por levar a bandeira ianque para casa, intacta de todo. Provavelmente até acharam que foi um troféu de guerra...

Quanto ao que o mui piedoso e cristão povo português faria a certos militantes que por aí andam...
O que faria este mui piedoso e cristão povo português a quem apoia declaradamente o terrorismo islâmico?
O que faria este mui piedoso e cristão povo português a quem teve o imbecil, adolescente retardado e moralmente criminoso despautério de dizer que o mui piedoso e cristão povo português merecia sofrer um ataque terrorista porque a sua população votou em Durão Barroso, que apoia os EUA e o sionismo?
O que faria este mui piedoso e cristão povo português a quem diz que não há inocentes perante o terror islâmico, porque os Europeus votam em partidos que alegadamente apoiam os EUA?
O que faria este mui piedoso e cristão povo português a quem, depois de apoiar o terror islâmico com lérias dimiescas e fotocopiadas do discurso dos terroristas, diz que este povo «não o merece»? (Ah pois não merece não, que o mui piedoso e cristão povo português não fez mal a ninguém, livra...)

É que nem gládio, nem punhos nem tampouco a foice-e-martelo sacada do caixote do lixo os safavam, a estes meninos, que decerto gramariam pesada dose de bordoada pelo corpinho abaixo.

31 de janeiro de 2008 às 20:35:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Vasco, daqui a pouco vou sair para o bairro e depois vou até ao LOFT. Vê lá se vens desta vez que hoje promete.

31 de janeiro de 2008 às 20:36:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

O Dhimmi também devia estar na manifestação, então ele agora é da TIR.
E se calhar com uma bomba no bolso.

31 de janeiro de 2008 às 22:05:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Eu sou do PNR e sou anti-TIR, acho-os uns falhados e uns atrasados mentais que andam a povoar o solo que eu piso, por isso afirmo que a TIR têm que ser extinta e já.

31 de janeiro de 2008 às 22:08:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

TIR=AGENTES INFILTRADOS+BUFOS

31 de janeiro de 2008 às 22:43:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

A C.I. são uma cambada de cabrões pagões que só fazem é merda.
O pior deles todos é o Homicida Martins.
Portanto seus bardamerdas não têm nada que tentar enxovalhar a TIR, seus porcos.
Devem estar em cossonância com o suíno do Vasco Leitão.

31 de janeiro de 2008 às 23:07:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Ai, ai que o Mijinha já anda a mostrar os dentes outra vez, depois de ter vendido aos jornais todas aquelas histórias inventadas sobre os Nacionalistas, parece que está na hora de se dar mais uma voltinha ao bilhar grande antes que haja chatices

31 de janeiro de 2008 às 23:11:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Mas quem é o mijinhas?
Algum nacionalista com incontinência urinária?

Felizmente gora até já há fraldas para adultos.

31 de janeiro de 2008 às 23:35:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

http://averdadeproibida.blogspot.com/

1 de fevereiro de 2008 às 01:44:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

A igreja espanhola assumiu-se nestas eleições como sendo contra os nacionalismos, por considerar que fazem perigar a unidade nacional de Espanha....já Franco dizia o mesmo....
http://www.correiodamanha.pt/noticia.asp?id=275986&idselect=91&idCanal=91&p=200

A proposito Caturo, qual é o partido nacionalista com que te identificas em Espanha?....arrisco-me a dizer que não deves ser simpatizante da Falange....

1 de fevereiro de 2008 às 05:59:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

http://img120.imageshack.us/my.php?image=79137110kr3.jpg

1 de fevereiro de 2008 às 13:12:00 WET  
Blogger Treasureseeker said...

Caturo,as minhas desculpas por não ter respondido logo.Recordo-me de ter lido o tópico que publicaste referente à polémica com a universidade italiana La Sapienza.
O homem já foi reabilitado,mas pelos vistos,continuam a existir alguns mal-entendendidos à volta do que se passou com ele,quando foi alvo do processo.Algumas teorias suas não eram assim tão exactas,pelo menos,não tanto quanto as de Kepler e Brahe,no norte da Europa.o Papa que presidiu ao processo,aparentemente,seria mais benigno e receptivo que o anterior,mas sentiu-se vítima de abuso de confiança por parte do cientista italiano,facto que fez mudar o seu comportamento e o veredicto judicial.

1 de fevereiro de 2008 às 14:27:00 WET  
Blogger Caturo said...

http://averdadeproibida.blogspot.com/

Mais um exemplo da natureza da escumalha cobarde antifa - completamente incapazes de argumentar ou sequer de negar os factos apresentados pelos nacionalistas, e, na maioria das vezes, cobardes demais para sequer enfrentar os «nazis» frente a frente, optam pelo puro terrorismo, também ele cobarde, de fazer uma espécie de listinhas negras bem à vista para que os militantes nacionalistas possam ser incomodados ou agredidos por grupelhos antifas.

E, curiosamente, ninguém se incomoda com isto, não há a intervenção das autoridades para acabarem com esta vergonha... se porventura o site em questão apresentasse fotos de antifas, caía o Carmo e a Trindade, aqui d'el rei que os nazis estão a exibir fotos de alvos a abater...

Mas tudo se paga.

1 de fevereiro de 2008 às 14:37:00 WET  
Blogger Caturo said...

Abuso de confiança em que sentido, cara Treasureseeker?

1 de fevereiro de 2008 às 15:11:00 WET  
Blogger Caturo said...

A igreja espanhola assumiu-se nestas eleições como sendo contra os nacionalismos, por considerar que fazem perigar a unidade nacional de Espanha....já Franco dizia o mesmo....
http://www.correiodamanha.pt/noticia.asp?id=275986&idselect=91&idCanal=91&p=200


Claro. Sentem o poder a fugir-lhes de debaixo dos pés... e queriam ter um país grande e forte à sua disposição. Aliás, convém lembrar que por exemplo em 1580, o bispo D. Henrique ficou de nomear um sucessor a D. Sebastião e não o fez, talvez porque o clero tuga pensasse nessa altura que era melhor fazer-se a união com Espanha...



A proposito Caturo, qual é o partido nacionalista com que te identificas em Espanha?....arrisco-me a dizer que não deves ser simpatizante da Falange....

Esse não é seguramente...

Ideologicamente, talvez me identifique com a Democracia Nacional (belo nome, a propósito).
Mas estou a gostar mais do trabalho do BNG...

1 de fevereiro de 2008 às 15:15:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Então camarada caturo o BNG?
Olha que os gajos são muito para a extrema-esquerda.

1 de fevereiro de 2008 às 16:52:00 WET  
Blogger Caturo said...

Precisamente por isso é que me referi ao seu trabalho, não à sua ideologia.

1 de fevereiro de 2008 às 17:03:00 WET  
Blogger Treasureseeker said...

Abuso de confiança em que sentido, cara Treasureseeker?

Tudo começou com a publicação deste livro," Dialogo di Galileo Galilei sopra i due Massimi Sistemi del Mondo Tolemaico e Copernicano",ou,abreviando a coisa:" Dialogo sopra i due massimi sistemi del mondo "(Diálogo sobre os dois grandes sistemas do mundo).Nesta obra científica,escrita à maneira dos antigos Diálogos gregos,Galileu cria três personagens que conversam entre si:Sagredo;Salviati e Simplício.
O primeiro é neutro e no fim,acaba por dar razão a Salviati.Este é o defensor do Heliocentrismo.Por fim,Simplício é um personagem um tanto simplório,que crê na teoria Geocentrista.
Este trabalho foi executado com a função de fazer a apologia do Heliocentrismo,tendo como base o estudo das marés,e foi encorajado pelo Papa Bonifácio VIII,que simpatizava grandemente com Galileu.
Ora,ao lhe ser apresentado o livro,o Papa deparou-se com afirmações da sua autoria,que tinham sido postas na boca do personagem Simplício,sendo as mesmas atribuídas a alguém de grande sapiência.O Papa desconfiou imediatamente que a figura de Simplício fosse uma paródia de si próprio e sentiu-se vexado,tendo depois alterado o seu comportamento relativamente a Galileu,o que trouxe más consequências para o cientista,apesar de nunca ter sido intenção deste ridicularizar um protector de tal envergadura.Digamos que Bonifácio VIII ficou "picado" com uma brincadeira que não o teve como destinatário.Um malentendido.

2 de fevereiro de 2008 às 00:18:00 WET  
Blogger Caturo said...

Muito obrigado pelo esclarecimento, cara Treasureseeker. Nunca tinha ouvido essa parte da história.

4 de fevereiro de 2008 às 20:28:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home