sexta-feira, fevereiro 01, 2008

COMEÇA FEVEREIRO, MÊS DE JUNO FEBRURA, OU DE MARTE...









Sem embargo, o nome do mês deriva de Februus, Deus dos Mortos. Fevereiro, último mês do ano no calendário romano mais arcaico, é para os Romanos o período de expiação e de apaziguamento dos mortos da Pátria. Este período é também marcado pelos rituais de fertilidade, aspecto da realidade que está igualmente ligado ao mundo subterrâneo - trata-se pois duma altura dedicada aos mortos e à nova vida.

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Então não é Março? Quais são os meses de Marte afinal, podes dizer?

Saudações.

1 de fevereiro de 2008 às 13:04:00 WET  
Blogger Caturo said...

Março e Outubro. Há entretanto quem diga que Fevereiro Lhe é também consagrado.

O nome do mês deriva todavia de Februus, arcaico Deus dos Mortos.

1 de fevereiro de 2008 às 14:33:00 WET  
Blogger Treasureseeker said...

Aproveito para te fazer uma sugestão de leitura para o fim de semana:"A Maçonaria",de Jeremy Harwood,uma obra muito agradável de ler,onde se encontram descritos,de forma muito clara e concisa,os aspectos fundamentais desta organização,como rituais,história,simbologia e ideologia.O livro pode ser encontrado na Bertrand.

1 de fevereiro de 2008 às 14:43:00 WET  
Blogger Caturo said...

Obrigado, fica registado. Em troca, recomendo a mais recente trilogia de Bernard Cornwell, que em Inglês tem o título de «The Saxon Stories» e consiste em ficção histórica de grande qualidade (ou seja, o mais próximo possível dos factos reais) em torno do nascimento da Inglaterra, narrando assim as lutas dos reinos Anglos e Saxões contra os invasores pagãos Dinamarqueses (Vikings). Prosa inteligente, sem pontos mortos, dinâmica, enredo surpreendente, recriação verosímil dos alvores da Idade Média no noroeste germânico.
O primeiro título é «O Último Reino».

1 de fevereiro de 2008 às 15:01:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Ó Caturo, pá, os deuses são sempre os mesmos, já chateia. Vê lá se começas a pôr aqui deuses hindus.

1 de fevereiro de 2008 às 16:50:00 WET  
Blogger Caturo said...

Os Deuses são sempre os mesmos, pois são, também nós somos sempre os mesmos, e somos todos os dias portugueses. Uma chatice, diriam alguns.

1 de fevereiro de 2008 às 17:19:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home