terça-feira, outubro 09, 2007

NOS EUA - CENSURA RELIGIOSA COM BASE EM DISCRIMINAÇÃO IDEOLÓGICA

O Mjolnir ou Martelo de Thor, símbolo da religião Asatru


Nos EUA, Montgomery, um presidiário de trinta e oito anos, Tony Smith, processou os dirigentes do sistema prisional por violarem os seus direitos constitucionais ao negarem o requerimento para construir um pequeno santuário.
No documento do processo, Smith denunciou a atitude dos oficiais da prisão que chegou ao ponto de lhe negarem até o direito a possuir certos objectos utilizados no culto e a usar uma área da prisão para adoração das Divindades nórdicas.
As autoridades prisionais limitaram-se a fornecer-lhe uma vela; e justificaram a proibição ou não concessão do resto dos pedidos com o argumento de que esta religião, Asatru ou Odinismo, era uma frente de união muito conhecida para os «grupos de ódio».

O tribunal de apelação deu razão à decisão das autoridades deste estabelecimento. Efectivamente, o tribunal justificou o seu indeferimento evocando o receio de que a ligação deste credo às ideias de supremacismo branco pudesse criar problemas no seio do estabelecimento prisional.

Note-se que não ficou sequer provada a relação de Smith com qualquer ideologia ou grupo de carácter racialista ou racial.

O reverendo Steve Walker, capelão da prisão, foi um dos membros do pessoal prisional processado por Smith, visto que afirmou que a religião nórdica tinha sido associada ao supracismo branco.



E se o tribunal, em vez de recusar a concessão de facilidades a um asatruar tivesse feito o mesmo a um muçulmano, com muito mais razão aliás, visto que há de facto uma ligação mundialmente activa, evidente e constante entre o Islão e a violência terrorista?... Não é necessária muita imaginação para ter uma ideia do que sucederia, com os tablóides do mundo inteiro a denunciarem a «repressão religiosa no país de Bush!!!!» etc...

10 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A Constituição Americana garante o direito de livre culto a toda e qualquer religião,não percebo esta atitude.

9 de outubro de 2007 às 20:45:00 WEST  
Blogger Silvério said...

Este post é parecido que um que tinhas posto aqui há alguns meses. Deve ser frequente e provavelmente os guardas prisionais têm indicações neste sentido.

9 de outubro de 2007 às 22:44:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

E em Portugal? Os arguidos do actual processo dos skinheads são praticantes de alguma religião pagã? Em caso afirmativo que deuses adoram eles?
Se algum deles for condenado pode vir a por-se a questão de lhe ser concedido o direito a praticar o paganismo na prisão. Para já só o Mario Machado é que está preso e penso que nunca terá reivindicado o direito de adorar os deuses pagãos durante o periodo de prisão preventiva. Se isso sucedesse ia ser aberto um precedente no sistema prisional português, que ainda não está virado para as religiões pagãs. Acho que o Mário devia fazer um pedido desses, mais que não seja para criar aborrecimentos ao sistem prisional relativamente à liberdade de culto religioso.

10 de outubro de 2007 às 04:14:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Este post é parecido que um que tinhas posto aqui há alguns meses. Deve ser frequente e provavelmente os guardas prisionais têm indicações neste sentido

É possível. Há um estudo do FBI sobre o crescimento do Asatru nas prisões norte-americanas e sua ligação ao racialismo.

10 de outubro de 2007 às 11:32:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Os arguidos do actual processo dos skinheads são praticantes de alguma religião pagã?

Tanto quanto sei, não, embora Pedro Isaac tenha forte simpatia pelo Paganismo...

10 de outubro de 2007 às 11:34:00 WEST  
Blogger Caturo said...

A Constituição Americana garante o direito de livre culto a toda e qualquer religião,não percebo esta atitude

Sim, garante, mas os tribunais é que por vezes podem estar nas mãos de quem não gosta do «racismo» branco e tenha repulsa por tudo o que lhe possa, mesmo remotamente, estar associado.

10 de outubro de 2007 às 11:35:00 WEST  
Blogger Caturo said...

É pois uma questão política, creio, não realmente religiosa.

10 de outubro de 2007 às 11:35:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

O Estado deveria contemplar ou prever a existência dos cultos ancestrais.Acho que está demasiado cristianizado na sua essência,Caturo.

10 de outubro de 2007 às 21:44:00 WEST  
Blogger Silvério said...

Eu não creio que seja assim tão necessário, basta que não estorve.

10 de outubro de 2007 às 22:31:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

o "ISAAC" é skinhead?!?!?!
não acredito, deve ser uma partida de carnaval. Mas como estamos em Outubro. estranho , é muito estranho...já agora para compor o ramalhete convidem também khomeini e o pinto balsemão

10 de outubro de 2007 às 22:34:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home