quarta-feira, setembro 12, 2007

BOM EXEMPLO PARA TODA A EUROPA - O DEVER DE FAZER FILHOS PELA PÁTRIA

Os habitantes da cidade de Ulyanovsk, capital da região russa de mesmo nome situada no curso central do rio Volga, aproveitarão hoje o feriado que foi decretado pelo governador local, Serguei Morozov, só para que a taxa de natalidade regional aumente.

"Dia da comunicação familiar" é o nome oficial da data que, a partir deste ano, será comemorada a cada 12 de setembro em Ulyanovsk. Porém, os habitantes da localidade já a batizaram de "Dia da fecundação".

O feriado coincide com o começo da tradicional campanha "Dê à luz um patriota no Dia da Rússia", que premiará com um carro 4x4 uma das famílias que tiverem um filho em 12 de junho, dia do país, também decretado a partir de uma iniciativa de Morozov apresentada em 2005.

O governador, que considera os problemas demográficos uma de suas grandes prioridades, disponibiliza a ida de médicos a localidades da região para dar informações e convencer as mulheres da necessidade de elas terem filhos.

Apesar dos risos de políticos e de comentários irónicos da imprensa, com a iniciativa de Morozov - um ex-chefe da Polícia local, de 48 anos -, a região de Ulyanovsk registou um número recorde de nascimentos em 12 de Junho deste ano: 78.

A preocupação do governador em melhorar a situação demográfica da localidade também gerou críticas.

"A que ponto chegamos. Agora o governador nos diz até o dia em que vamos conceber nossos filhos e quando eles devem nascer", reclamou Aleksandr Braguin, activista de uma organização de defesa dos direitos humanos, ao jornal "Novye Izvestia".

Segundo Braguin, a iniciativa de Morozov não é mais que uma propaganda que evita a busca de soluções reais para o problema da crise demográfica que a Rússia atravessa.

Mas Morozov não esmorece diante das críticas. Ele já implantou outras atitudes polémicas, como um exame obrigatório de Russo para todos os servidores públicos e o lançamento de uma campanha para recuperar a letra "ë", cada vez menos utilizada na língua escrita.

"Meu objectivo é restabelecer a imagem positiva da região, devolver às pessoas a segurança que tinham na era soviética, pois muitos começaram a esquecê-la", declarou o governador numa entrevista ao jornal oficial russo "Rossiiskaya Gazeta".

A porta-voz da Prefeitura de Ulianovsk, Maria Uglach, declarou em entrevista à Efe que o "Dia da comunicação familiar" teve uma ampla aceitação, principalmente nas famílias jovens.

"Com o tempo, esta iniciativa levantará vôo e talvez nos transformemos num exemplo para outras regiões do país", acrescentou.

A região de Ulyanovsk, que abrange ambas as margens do rio Volga, tem uma superfície de 37 mil quilômetros quadrados - do tamanho da Bélgica - e 1,4 milhão de habitantes, que representam quase 1% do total da população do país.

De acordo com os dados das autoridades regionais, a situação demográfica em Ulyanovsk melhorou no último ano. A taxa de natalidade cresceu 1,2%, e o número de abortos - uma prática legal na Rússia - diminuiu.

No entanto, Ulianovsk não é uma excepção. Segundo declarações feitas na semana passada pelo primeiro vice-premier da Rússia, Dmitri Medvedev, o país tem registado números recordes de nascimento desde o fim da União Soviética, em 1991.

"De Janeiro a Junho, nasceram 142 mil bebés. Este é o maior número nos 15 anos transcorridos desde a desintegração da URSS", disse Medvedev em reunião do presidente da Rússia, Vladimir Putin, com membros do Governo.

Segundo as previsões oficiais, a população do país, actualmente de 142 milhões de habitantes, estabilizar-se-á em 2015 e experimentará um aumento de três milhões nos próximos dez anos.

Segundo o presidente do Conselho da Federação (Senado) russa, Serguei Mironov, o objetivo, a longo prazo, é aumentar a população do país até 250 ou 300 milhões de habitantes.

"Se não fizermos nada no âmbito demográfico, a Rússia pode chegar a 2080 com 52 milhões de habitantes. E não é preciso ser um grande especialista em geopolítica para saber que, com uma população dessa, não é possível manter um país com um território tão extenso e tão rico", disse o líder do Senado.

14 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Força nisso!Quanto é que o Estado dá?

12 de setembro de 2007 às 17:58:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Se o Caturo me apresentar a irmã, eu faço um esforço pela Pátria. :)

12 de setembro de 2007 às 18:04:00 WEST  
Blogger Caturo said...

A minha irmã não é para a tua gânfia.

12 de setembro de 2007 às 18:13:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

E que nasçam muitos e belos (e belas)exemplares celtibéricos que tragam um melhor futuro a este torrão à beira-mar plantado.

12 de setembro de 2007 às 18:40:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

E eu procuro um tesouro escondido.

12 de setembro de 2007 às 20:59:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Caçadores de tesouros?
Isso com o PNR é pra acabar.

12 de setembro de 2007 às 21:01:00 WEST  
Blogger Silvério said...

É preciso ter pontaria para acertar no dia 12.

13 de setembro de 2007 às 00:19:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Mas eu só quero um tesouro...

13 de setembro de 2007 às 00:49:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Desejos indecentes?
Isso com o PNR acaba já a seguir,mas é que é já a seguir!

Aqui só queremos ideologia Nacionalista da boa.

13 de setembro de 2007 às 00:51:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Continuamos à espera da lista (com fotografia de corpo inteiro) das muchachas nacionalstas disponiveis para uma iniciativa análoga a esta e com objectivo de parição a 10 de Junho.
Toca a despachar que o tempo urge.

13 de setembro de 2007 às 11:49:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Eu sabia bem a quem faria um filho,e anda aqui perto.

13 de setembro de 2007 às 20:10:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Ãnsias reprodutivas?
Isso com o PNR é para acabar!

13 de setembro de 2007 às 20:14:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Quem é, quem é?

13 de setembro de 2007 às 22:15:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Quem é, quem é?
É a "Lara Croft"...

14 de setembro de 2007 às 12:46:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home