terça-feira, agosto 01, 2006

O SAGRADO DO DIA - LUG, CERES, ESPERANÇA, VITÓRIA, MARTE E LARES

Lugh


Na arcaica tradição dos vetustos Celtas, esses antigos arianos (irmãos dos Latinos) que contribuíram, primordialmente, para a nossa ancestralidade, o dia de hoje é marcado pela celebração da Lugnasad, festividade a um tempo real(monárquica) e agrícola, realizada em honra de Lug, Deus mestre em todas as artes, Senhor da Luz e rei dos Deuses, protector da Sua gente contra um povo inimigo.
A este respeito, o facto de nas Suas veias correr um pouco do sangue da raça contra a qual combate, não o impede de reconhecer que a Sua essência pertence a uma só estirpe. E, após o término da batalha final, expulsa os sobreviventes da populaça inimiga para fora do solo que pertence doravante a uma só grei.

Vale a pena dizer que, segundo alguns (talvez um pouco fantasistas), o nome Lusitânia deriva do nome desta Divindade...


Santuário internético de Lug.
Mais informação sobre o Deus, pode ser encontrada aqui e aqui. Realço sobretudo o texto sobre o Seu culto na Ibéria céltica, que pode ser lido neste sítio (em Castelhano).


Neste dia, adorava-se, entre os Romanos, Ceres, Spes (Esperança), a Victoria, Mars Ultor (Marte Vingador) e os Lares Compitales ou espíritos protectores das encruzilhadas...

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Afinal que raio é que o Endovélico tem haver com os Galaicos(a respeito do site castelhano)?
Afinal os Galaicos também se querem apoderar das nossas divindades.

Landser

2 de agosto de 2006 às 11:26:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home