RECONSTITUIÇÃO HISTÓRICA EM BRITEIROS
Do Fórum Nacional,
No dia 23 de Julho a Sociedade Martins Sarmento e a Casa do Povo de Briteiros, vão desenvolver, nas milenares ruinas da Citânia, em Briteiros, um evento de recriação histórica.
A "Citânia Viva" pretende ser a reconstituição aproximada de um cenário quotidiano da Idade do Ferro, baseado nas fontes literárias clássicas e nas informações proporcionadas pela investigação arqueológica.
Esta actividade, que conta com o patrocínio da Câmara Municipal de Guimarães e com o apoio da Sociedade Musical de Guimarães e do teatro "A Oficina", insere-se no quadro das acções de desenvolvimento do turismo cultural na região, oferecendo aos visitantes não apenas o cenário estático das ruínas e dos museus , mas sobretudo uma nova visão do passado e do Património Histórico.
O evento, a decorrer no dia 23 de Julho, vai abrir com o "Conselho dos Anciãos", seguido do "almoço castrejo", onde se servirão alguns petiscos: a carne assada, as favas, a cerveja, o caldo com castanhas. À tarde terá lugar a reconstituição de um encontro entre duas comunidades de guerreiros, com exercícios de treino, e de um ritual fúnebre da Idade do Ferro.
Durante todo o dia os visitantes poderão observar a reconstituição de vários aspectos da vida doméstica da época.
Pela vitalidade da Estirpe, urge reavivar a memória que está no sangue, honrando os Ancestrais.
4 Comments:
É sem dúvida um lugar a visitar, com ou sem "quadros vivos" para se
redescobrir a história e a identidade.
redescobrir a identidade galega? lol aquela que voces querem esconder para que todos pensemos que somos todos lusitanos? lolol nao me parece
Mais um bairrista...
Pois, é mais fácil andar a fomentar ódiozinhos bacocos de Galaicos vs. Lusitanos do que pôr-se a estudar e a elaborar artigos para dar a conhecer o património étnico galaico.
Depois queixam-se por não serem levados a sério...
Enviar um comentário
<< Home