terça-feira, junho 27, 2006

REPRESSÃO NA IMPRENSA

Correio da Manhã" sofre repreensão
Conselho Deontológico (CD) do Sindicato dos Jornalistas criticou ontem publicamente o jornal "Correio da Manhã" por não ter cumprido dois dos artigos do Código Deontológico numa notícia sobre estrangeiros nas prisões portuguesas, noticiou ontem a agência Lusa.
No parecer, ontem divulgado, o CD critica a manchete da edição de 11 de Maio do "Correio da Manhã", intitulada "Imigrantes enchem prisões", considerando que é desmentida pelo texto publicado no interior do jornal. Ontem, e apesar de sucessivas tentativas, o JN não conseguiu entrar em contacto com o director do jornal, João Marcelino, nem com qualquer outro membro da direcção, para comentarem o caso.
O Conselho Deontológico critica também o artigo, por conter "confusões" e "uma grave falta de rigor", "podendo alimentar sentimentos primários de xenofobia e racismo".
"Analisando a informação expendida e o modo como ela é organizada, não pode deixar-se de notar de imediato que a manchete da primeira página é desmentida pelo lead (início) do texto nas páginas interiores afinal as prisões portuguesas não estão cheias de imigrantes, os estrangeiros presos em Portugal não representam senão catorze por cento da população prisional e, ainda por cima, os imigrantes (cerca de 450 mil) são uma pequena parte dos estrangeiros entrados anualmente no país (27 milhões)", refere o CD.
"A confusão entre estrangeiros e imigrantes será talvez uma falta de cuidado da autora; a aproximação entre imigrantes e o mundo do crime já revela uma grave falta de rigor, senão mesmo uma desajeitada especulação" E acrescenta "Um texto fabricado com estas confusões, ainda que involuntariamente, só pode alimentar sentimentos primários de xenofobia e racismo, como veio a comprovar-se pelos comentários publicados de inúmeros leitores e pelo aproveitamento oportunista de organizações extremistas".
O Conselho Deontológico emitiu este parecer depois de receber um pedido formal de análise do artigo publicado no "Correio da Manhã", "o qual seria susceptível de acusação de incitamento à xenofobia e racismo, além de evidenciar sensacionalismo abusivo e falta de rigor". No parecer, o CD considera, então, que "o artigo 'Imigrantes enchem prisões' não respeita o artigo nº 1 do Código Deontológico 'o jornalista deve relatar os factos com rigor e exactidão e interpreta- los com honestidade' acrescentando que 'os factos devem ser comprovados, ouvindo as partes com interesses atendíveis no caso'".
Considera, ainda, que "o jornal 'Correio da Manhã' também não respeitou o nº 8 do mesmo Código 'o jornalista deve rejeitar o tratamento discriminatório das pessoas, em função da cor, raça, credo, nacionalidade ou sexo'".
No dia em que o artigo foi publicado, o Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas (ACIME) contestou a associação de reclusos estrangeiros a imigrantes, defendendo que tal ligação conduz ao "aumento do racismo, xenofobia e intolerância".
Reagindo à manchete do "Correio da Manhã" "Imigrantes enchem prisões", o ACIME referiu, em comunicado, que a conclusão da notícia "está errada".
"O ponto de partida da notícia - número de reclusos estrangeiros nas prisões portuguesas - está certo, mas a conclusão que pretende tirar - imigrantes enchem as cadeias - está errada", referiu, como a Lusa noticiou.
O CD do Sindicato dos Jornalistas afirma que decidiu "divulgar este parecer, considerando que a notícia foi um acto público, como é de carácter público a matéria analisada".



A tropa anti-racista está nervosa... não perdeu esta mesquinha oportunidade de tentar intimidar um dos poucos jornais portugueses que de quando em vez diz uma verdades e identifica a raça dos criminosos...
De notar que o jornal em questão se limitou a colocar um título bombástico, mas não falsificou nem tampouco ocultou dados.

23 Comments:

Anonymous Anónimo said...

ouvi dizer que "O Diabo" também foi punido.
Mas ai so falam no Correio

27 de junho de 2006 às 22:07:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"De notar que o jornal em questão se limitou a colocar um título bombástico, mas não falsificou nem tampouco ocultou dados."

Falsificou o título, que aliás é a parte mais importante do artigo. Quem não lê o artigo (ou lê sem atenção) fica com o título como resumo do texto.

Eu sei que os nazioracistas gostavam que "imigrantes enchem prisões" fosse verdade, mas a realidade é tão antifa. O melhor que se pode fazer é meter num título, mas depois desmentir no artigo. Que chatice! :)

]:->

28 de junho de 2006 às 10:03:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Deviam ser todos metidos num barquinho e colocados em alto mar, na rota de um ICEBERG.Na prisão ainda nos dão despesas, malditos nazis.HM

28 de junho de 2006 às 11:26:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Eu sei que os nazioracistas gostavam que "imigrantes enchem prisões" fosse verdade, mas a realidade é tão antifa

A realidade é «nazi», como se tem visto pela confirmação, quase passo a passo, daquilo que os «nazioracistas» têm dito ao longo dos anos e este é mais um caso disso mesmo. O título não foi falsificado porque não é específico - quando muito, poder-se-á dizer que é exagerado, mas isso depende da perspectiva. De facto, a quantidade de imigrantes nas prisões portuguesas é muito elevada, o suficiente para que se possa dizer que «enchem» as prisões, do mesmo modo que se pode legitimamente dizer, a respeito duma casa onde se encontrem cinquenta baratas, que o dito domicílio está «cheio de baratas»... tão somente porque não é aceitável que por lá haja tanta dessa bicharada.

E, para a quantidade de imigrantes que há em Portugal, é de facto significativo que tantos se encontrem na prisão.

Isto sem contar, claro está, com os filhos de imigrantes e com os africanos que já têm nacionalidade portuguesa, que esses contam como «portugueses», que é para o Povo não saber do que se passa realmente...

28 de junho de 2006 às 11:30:00 WEST  
Blogger Caturo said...

E depois, claro... a infra-humanidade inquisitorial aproveita para meter pelo meio uma acusação de racismo que é para ir intimidando quem se atreve a descrever a identidade racial dos criminosos, que assim é que os antifas gostam, que é para o Povo não se aperceber dos efeitos reais da imigração vinda de fora da Europa...

28 de junho de 2006 às 11:33:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Em vez de importar gente qualificada, o nosso país só manda vir gente do terceiro mundo, com poucas ou nenhumas habilitações.
A não ser que o nosso governo considere como trabalho qualificado a prostituição, o roubo e o vandalismo, claro!

28 de junho de 2006 às 12:32:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"O título não foi falsificado porque não é específico - quando muito, poder-se-á dizer que é exagerado"

Está ao mesmo nível de dizer que há repressão na impressa por causa deste caso, tendo em conta que não é o conteudo que está em causa, mas o título que não reflecte o artigo e que leva a tomar conclusões erradas. Ora isto é mau jornalismo (típico de um blogue nazioracista como o teu), e é por isso que existe um código deontológico. Caso contrário, os mérdia sucial reduziriam-se a blogues de merda como teu, onde reina as meias-verdades, que como disse, são mentiras.

]:->

28 de junho de 2006 às 13:37:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

cisko és um idiota chapado.HM

28 de junho de 2006 às 15:20:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Vasquinhos. malvados e cães de caça são todos da mesma raça.
(que os cães me perdoem)
HM

28 de junho de 2006 às 16:23:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Que giro, dois antifascistas em discordância. ão mesmo uma cambada de inúteis e que só sabem dizer mal, mesmo deles próprios.

28 de junho de 2006 às 16:23:00 WEST  
Blogger João said...

Caturo, não te esqueças que o Sindicato dos Jornalistas é um viveiro de comunas e bloquistas. Dali nada de bom se pode esperar.

28 de junho de 2006 às 17:49:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Que giro, dois antifascistas em discordância. ão mesmo uma cambada de inúteis e que só sabem dizer mal, mesmo deles próprios."

Que giro. A mensagem da "HM" foi escrita 10 segundos antes da tua mensagem. Estranho, não é? :) Até parece que há nacionalistas que andam chateados com porcos, feios e maus e são demasiado cobardes para escrever com o seu nome, e depois inventam personagens "antifas". Não sei quem é a HM e não me interessa.

Sou anti-nazioracista, e falo por mim.

]:->

28 de junho de 2006 às 17:53:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

cisko é melhor não me confundir com o caturo ou lá o que ele ou ela é, entendido? HM

28 de junho de 2006 às 18:39:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"cisko é melhor não me confundir com o caturo ou lá o que ele ou ela é, entendido?"

Desculpa, é que o fedor é o mesmo quer venha da extrema direita ou da extrema esquerda. :)

Já agora Helena, podias mostrar um bocado mais de cabeça e escrever frases completas sem vir com os mesmos insultos. Não tens piada nenhuma.

]:->

28 de junho de 2006 às 19:08:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Cisko és um anormal... e... HM

28 de junho de 2006 às 21:15:00 WEST  
Blogger Caturo said...

A mensagem da "HM" foi escrita 10 segundos antes da tua mensagem. Estranho, não é?

Nem por isso. Se estiverem aqui ao mesmo tempo, é aliás provável. De resto, raramente se escrevem e colocam duas mensagens com dez segundos de intervalo entre elas.




Até parece que há nacionalistas que andam chateados com porcos, feios e maus e são demasiado cobardes para escrever com o seu nome,

Não é verosímil. HM não diz nada de concreto nem demonstra ter qualquer conhecimento do que se passa no seio da Hoste Nacionalista.

29 de junho de 2006 às 11:33:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Caturo, não te esqueças que o Sindicato dos Jornalistas é um viveiro de comunas e bloquistas. Dali nada de bom se pode esperar.

Precisamente, caro camarada. A verdade vem sempre ao de cima porque a súcia nunca deixa de ser quem é.

29 de junho de 2006 às 11:35:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Em termos básicos Ariano significa alguém etnicamente descendente de europeus, ou seja, uma pessoa “branca”. Contudo, significa e implica muito mais do que esta explicação sucinta; descreve o nosso carácter Ariano, a nossa natureza Ariana e a nossa cultura Ariana. Isto é, o termo Ariano descreve o que significa ser Ariano: ter o carácter, a personalidade, a cultura de um Ariano.
Esta é a razão pela qual nós usamos o termo Ariano em vez de “branco”. Branco é somente uma referência à cor da pele; Ariano refere-se à nossa cultura, à nossa herança, ao nosso carácter, ao nosso modo de vida Ariano.

Um verdadeiro Ariano é muito mais do que uma simples pessoa “branca”: um verdadeiro Ariano é uma pessoa branca que possui um carácter Ariano, uma “alma” Ariana.

Um verdadeiro Ariano é uma pessoa branca que se comporta, que pensa, que vive, como um Ariano: ou seja, que está de acordo com as nossas próprias tradições Arianas, a nossa própria herança Ariana, o nosso próprio modo de vida Ariano.

Um verdadeiro Ariano é alguém que defende os nobres, civilizados, valores da honra, da lealdade, do dever para com o povo, e que se empenha em viver de acordo com esses valores. Um verdadeiro Ariano é assim uma pessoa que é correcta, racional, tolerante e justa.

Um verdadeiro Ariano é alguém orgulhoso da sua raça, orgulhoso da sua Cultura Ariana, orgulhoso das suas tradições Arianas e orgulhoso do seu modo de vida Ariano. É crucial que as pessoas “brancas” entendam que a cultura, o modo de vida de todas as sociedades Ocidentais, de todas as nações Ocidentais, não é Ariano.

As nossas sociedades actuais não são sociedades Arianas: elas não respeitam, não defendem, o modo de vida Ariano, tal como não são bastiões na preservação das tradições Arianas e cultura Ariana, uma vez que as “leis” e valores éticos destas sociedades não são leis Arianas nem valores éticos Arianos.

Posto isto, a maior parte dos brancos não vive de acordo com o modo de vida ariano, tal como as escolas desta sociedade não ensinam história Ariana, cultura Ariana, dado que não promovem o respeito pelo nosso próprio modo de vida Ariano, os nossos valores, forçando-nos, no entanto, a conhecer as outras culturas.

A verdade é que os nossos próprios Governos não permitem aos Arianos viver de acordo com a sua cultura, o nosso modo de vida Ariano. De facto, esses Governos têm sistematicamente banido as nossas ancestrais tradições e modo de vida

Meu Deus há "pessoas" que pensam isto, digam lá que não lhes faz falta uma terapiazita.Encerrados por longos anos para refrescarem as ideias.
HM

29 de junho de 2006 às 15:48:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Um verdadeiro Ariano é assim uma pessoa que é correcta, racional, tolerante e justa."

Aonde é que o Mário Machado se encaixa nisto tudo?

O termo ariano vem da palavra "aria", que significa nobre e não raça ou etnia. Tal como a palavra suástica, é de origem indiana e não europeia, de uma língua oficial chamada sanscrito. Acho piada que duas das palavras mais identificadas com a ideologia nazi provenham da Ásia, de um país de elefantes, yoga, do chai e de especiarias. O mundo é sem dúvida diverso e interessante.

30 de junho de 2006 às 09:47:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"O mundo é sem dúvida diverso e interessante."
Pois é cisko, mas tu com essa tua histeria anti-nazi, anti-brancos, anti-preservação queres acabar com essa diversidade.
Queres que a Europa seja um segundo Brasil. Por ti o mundo era todo igual ao Brasil, tudo zonas de mulatos, total mistura. Sem sombra de duvida és um defensor da diversidade.

1 de julho de 2006 às 01:32:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Está ao mesmo nível de dizer que há repressão na impressa por causa deste caso, tendo em conta que não é o conteudo que está em causa,

Há realmente repressão da imprensa neste caso, porque se trata de um caso de tentativa de intimidação - e o pormenorzito da referência à raça diz precisamente isto: tanto escarcéu destina-se sobretudo a fazer o Correio da Manhã «baixar a bolinha« e falar menos em raças, para ver se os teus donos andam mais descansados.


mas o título que não reflecte o artigo

O título reflecte o artigo sim, porque se trata duma quantidade imensa de alienígenas nas prisões portuguesas.


Ora isto é mau jornalismo (típico de um blogue nazioracista como o teu)

Não, não é mau jornalismo, porque não ultrapassa o limite que o define: não aldraba nem suprime, ao contrário do que a tua laia gostaria que sucedesse, porque vos incomoda que certas verdades sejam sabidas pelo Povo - e, das vezes em que não conseguem calar a verdade, tratam de arranjar processos contra quem revela as consequências da merda que os teus donos andam a fazer, como foi o caso da ameaça ao polícia que disse a verdade sobre a criminalidade brasuca em Portugal.
Quanto ao meu blogue, é precisamente o tipo de local que incomoda a merda mentirosa e falsificadora de que fazes parte, é por isso que aqui tens andado a tentar descredibilizar o que digo, mas, como advogado desonesto e culturalmente medíocre, só consegues forjar «casos» da treta, minhoquices que só te servem para tentares desviar as atenções. E porquê? Porque nunca por nunca, em momento algum, consegues beliscar com o mínimo de sucesso o cerne da mensagem que transmito em cada tópico. E isso irrita-te. Irrita-te muito.

E depois dizes «ai, é meias verdades» - pois, é a parte da verdade que a infra-humanidade da tua laia não quer que o Povo saiba, porque vos interessa que o Povo saiba apenas e somente a vossa parte da «verdade»: «ai, o País precisa de mais imigrantes, a natalidade é baixa, eles vêm fazer o que os Portugueses não querem…».

É por isso aqui que as vossas mentiras nojentas são esmagadas e recebem os escarros que lhes são devidos.

3 de julho de 2006 às 12:02:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Entretanto, lembrei-me: já te respondi aqui:
http://www.blogger.com/publish-comment.do?blogID=5935274&postID=114804638166139893&r=ok

3 de julho de 2006 às 12:11:00 WEST  
Blogger Caturo said...

O termo ariano vem da palavra "aria", que significa nobre e não raça ou etnia.

Há quem afirme que o termo tem de facto um sentido étnico sim. E isto é também científico. E isso é na Índia... porque, no Irão, parente étnico da Índia, o termo «ária» é inequivocamente étnico, tanto que até deu o nome ao País: Aryan > Iran.


Tal como a palavra suástica, é de origem indiana e não europeia, de uma língua oficial chamada sanscrito

Tal sucedeu num contexto cultural europeu no qual ainda actuava a ideia de que o Sânscrito era a língua indo-europeia primordial.

Não admira pois que, naquela época, se tenha adoptado uma palavra sânscrita.

3 de julho de 2006 às 12:14:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home