terça-feira, julho 19, 2022

IRLANDA - ESTÁTUA DE DEUS CORNUDO CAUSA INQUIETAÇÃO

Uma estátua da divindade pagã Cernnunos - que é adorada em feitiçaria - está a causar inquietação no Hillsborough Forest Park.

O contribuinte local David Megarry diz que há uma preocupação generalizada com a figura “monstruosa e grotesca” nos médias sociais entre os moradores da cidade.
“Se esta personagem estivesse em desenho animado, não o mostrariam às crianças caso isso lhes desse pesadelos”, disse ele. “Mas aqui está - cinco metros de altura - num passeio em família num parque. Eu quero que ele seja removido.”
O Dr. Bob Curran, ex-professor de História na Universidade de Ulster e prolífico autor de livros folclóricos, ficou surpreendido.
“Parece um pouco estranho para um lugar como Hillsborough. É muito pagão para o Vale de Lagan.” Instado a explicar o motivo, acrescentou: “É completamente pagão. Cernnunos era um Deus tanto da caça quanto da fertilidade.” Está Curran convencido de que inevitavelmente haveria na área preocupação com a estátua.
”Em alturas de tempestade do ano, se se ouvisse o vento e o trovão no céu, isto era conhecido como 'a caça selvagem'. E Cernnunos liderou a caça selvagem, caçando todos os tipos de coisas malignas no céu. “Podia-se ser arrastado e levado pelos ventos e fantasmas e ghoulies que viajavam com Ele. Por ter chifres foi equiparado ao Diabo. Era um Deus da floresta e caçava com cães demoníacos.”
Disse que os “cães do Diabo” geralmente eram representados com “olhos vermelhos e sangue a escorrer da boca”. “Pensa-se que o conselho de Toledo por volta do século VI decidiu que a figura de uma criatura como Cernnunos seria como o Diabo deveria ser representado - com os chifres e os pés fendidos. Tornou-se então em imagem do Diabo.
“Ele tem grande conhecimento de ervas da floresta e também está associado a envenenamentos. Ele é meio homem e meio bode - com cascos fendidos, e é equiparado ao Deus Pan na mitologia romana. Parece por isso estranho em Hillsborough.”
Também era suposto estar “bastante bêbado”.
“Cernunnos foi associado a certa altura com algo como Crom Cruach, Divindade pagã da Irlanda pré-cristã supostamente adorada com sacrifícios humanos. Pode ter sido associado a uma figura da mitologia irlandesa que era o irmão adoptivo de Cuchulain, Conall Cernach, conhecido por comer carne humana. Ele também aparece como um gigante hediondo que devora crianças pequenas.” Isso soa um pouco ameaçador para Hillsborough, diz ele.
“Sim”, exclama, “é isso que estou dizendo! O caçador selvagem era um símbolo da natureza que é vermelha em dentes e garras.”
“Ele também poderia ter sido associado a Crom Cruach, uma divindade pagã da Irlanda pré-cristã supostamente adorada com sacrifício humano.
“Ele estava associado à fertilidade. Mas se se descer a Belcoo, encontrará uma pedra associada a isto, conhecida como Crom Cruach. No topo da pedra, o primeiro nascimento [do ano] era colocado e decapitado.
“Esta lenda tem, suponho, uma pitada de realidade, porque o sangue da criança deveria inundar o solo e permitir que as colheitas crescessem. “Isto é da pré-história, mas a pedra ainda está lá e há muita mitologia local sobre ela - é considerada uma pedra do mal.”
Originalmente deveria estar num enorme círculo de pedras na “planície da adoração” em Co Cavan, mas as pedras foram depois espalhadas por toda a parte por São Patrício, acrescentou. Cernunnos também é uma figura central de adoração para as bruxas modernas, disse. "Isto porque ele simboliza uma força da natureza.”
A News Letter alcançou uma ampla gama de wiccanos para comentários, mas sem sucesso. Questionado sobre porque é que ele achava que os wiccanos parecem tão relutantes em falar sobre a estátua, Bob respondeu: “Bem, ele deveria ser 'o homem negro dos covens'”. Historicamente, as bruxas deveriam cumprimentar Cernunnos com um rito sexual muito específico, disse ele.
“Nos covens, a relação sexual deve ter ocorrido [como rito de fertilidade]”.
Lisburn e o Conselho de Castlereagh disseram que consultou amplamente 10 novas estátuas no parque ao longo de dois anos e um aplicativo, que custa um total de £707000. A maioria dos comentários foi positiva, mas houve 15 reclamações, acrescentou.
A Encyclopaedia Britannica diz que Cernunnos, ou 'Chifrudo', era uma “Divindade poderosa, amplamente adorada como o Senhor das coisas selvagens” que tinha nomes diferentes em diferentes partes do mundo celta.
Acrescenta: “A igreja cristã opôs-se fortemente a Ele por causa da Sua poderosa influência pagã. Foi usado como um símbolo do Anticristo...”.
Rachel Rodham, não é wiccana, mas é 'conselheira pagã' no Centro de Capelania da Universidade de Sheffield. "As Divindades pagãs são muitas vezes complexas porque muitas vezes passaram por várias 'encarnações' e, fora das religiões clássicas, não se sabe muito sobre a Sua história”, disse ela ao News Letter.
“Cernunnos é indubitavelmente antigo. É geralmente considerado um Deus celta, mas, como sucede relativamente à maior parte da espiritualidade celta, quase não entendemos como era Ele originalmente adorado ou o que representava. No entanto, parece haver uma antiga iconografia mostrando Cernunnos com chifres e associado a veados e carneiros - provavelmente outros animais também, embora tenham sido [as imagens d]os veados que sobreviveram.
“Provavelmente a razão pela qual Ele é hoje relativamente popular é que foi adoptado no panteão wiccano após a década de 1940, tornando-Se associado ao Deus Chifrudo da Wicca – Consorte da Deusa. A Wicca foi extremamente influente em trazer ideias pagãs para o público em geral no século passado.
“Para os pagãos não-wiccanos, Cernunnos é geralmente considerado o Senhor da Floresta e está também ligado a Pan e ao Homem Verde, um símbolo geral do mundo natural, especialmente das florestas, e parte da Roda do Ano. Também é associado à fertilidade e masculinidade por alguns e geralmente é um Deus da Primavera/Verão. 
“Infelizmente, os chifres - ou chifres - fizeram com que Cernunnos e Divindades semelhantes fossem confundidas com Satanás por certos membros da Igreja. Não existe essa semelhança. Para os pagãos modernos, uma estátua de Cernunnos numa floresta seria totalmente apropriada. É onde Ele pertence.
A Encyclopaedia Britannica diz que a Wicca é “um movimento predominantemente ocidental cujos seguidores praticam bruxaria e adoração à natureza e que a vêem como religião baseada em tradições pré-cristãs do norte e oeste da Europa”.
As origens da Wicca moderna podem ser atribuídas a um funcionário público britânico aposentado, Gerald Gardner (1884-1964), acrescenta, que “leu amplamente na literatura esotérica ocidental, incluindo os escritos do ocultista britânico Aleister Crowley. Retornando à Inglaterra pouco antes da eclosão da Segunda Guerra Mundial, Gardner envolveu-se na comunidade ocultista britânica e fundou um novo movimento baseado na reverência à Natureza, na prática da magia e na adoração de uma Divindade feminina (a Deusa) e numerosas Divindades associadas (como o Deus Chifrudo). Também tomou amplamente emprestadas várias tradições de feitiçaria ocidentais. Após a revogação em 1951 das arcaicas Leis de Bruxaria de Inglaterra, Gardner publicou Witchcraft Today (1954), fundou o seu primeiro coven de seguidores e, com a contribuição dos seus membros, especialmente a autora Doreen Valiente, desenvolveu a bruxaria moderna no que hoje é conhecido como Wicca.
Em comunicado, Lisburn e Castlereagh Borough Council disseram que a estátua é uma das dez em nova trilha de escultura.
“É uma oportunidade de turismo bem-vinda para visitantes de todo o mundo, pois desfrutam da experiência de Royal Hillsborough. Uma extensa consulta pública sobre o projecto ocorreu nos últimos dois anos”, disse o conselho. “Foram feitas apresentações para grupos da igreja local, escolas e grupos comunitários. As exibições públicas foram realizadas na Hillsborough Forest em Janeiro de 2020 e em Janeiro de 2022. Todos os comentários recebidos foram cuidadosamente considerados. Embora a maioria dos comentários tenha sido positiva, houve 15 reclamações.
“Os conceitos de design foram avaliados por um painel interno acordado. As recomendações foram apresentadas ao Conselho do Projecto Florestal de Hillsborough e ao Comitê de Desenvolvimento em 2019.
“O artista de renome internacional Idan Zareski projectou 'Cernunnos' para retratar a reflexão. Idan descreve a sua escultura como um Pé-Grande mitológico celta escondido na floresta, baseado em Cernunnos, (“Chifrudo”), que na mitologia celta é uma Divindade arcaica e poderosa, amplamente adorada como o 'Senhor da Floresta'.
“A sinalização e o aplicativo digital explicarão a história de cada escultura na trilha e incluirão detalhes dos artistas internacionalmente aclamados que as projectaram. O custo total do projeto para todas as 10 esculturas e o aplicativo digital é de £707000.
“Congratulamo-nos com todos os comentários e um novo relatório será apresentado aos membros eleitos ainda este ano.”
O conselho não deu até agora o custo isolado da estátua de Cernunnos
*
Fonte: https://www.newsletter.co.uk/news/politics/council/ratepayer-calls-for-removal-of-cernunnos-statue-wicca-witchcraft-deity-from-hillsborough-forest-park-3727725?fbclid=IwAR3kNwz6cuPpzwS_U1QEOo9oo8Ee8iuTNpxHNBQWGIFvOdCTuzne5VU5Dj0

* * *

Mais um retorno, que incomoda alguns, como dificilmente poderia deixar de acontecer.