terça-feira, julho 19, 2022

«APROPRIAÇÃO CULTURAL»

Rita Pereira voltou a estar 'debaixo' de fogo nas redes sociais depois de ter mudado de visual. A dar que falar está o facto de a atriz ter adotado um penteado de origem africana.
Rita partilhou nas redes sociais a sua transformação de visual através de um vídeo no qual surge a dançar e cantar um tema com uma forte mensagem sobre o racismo em Portugal. Porém, a atitude da artista levou a que fosse acusada de apropriação cultural e alvo de duras críticas.
"[...] querida, essa descrição da música não faz sentido nenhum. Tu não és preta para os brancos, vocês nunca vão ser pretos, nunca, e nunca vão saber o que é ser preta principalmente aqui em Portugal. Pelo fato de gostares da nossa cultura e de ela fazer parte dos teus laços, não és preta e nem vais ser. E por seres tão privilegiada por ser branca, consegues cantar esta letra e meter na Internet como se nada fosse. Aliás, quem fez a letra foi a mesma coisa", lamentou uma seguidora, referindo-se em concreto ao tema 'Sou Filha da Tuga' - da cantora Irma.
Rita Pereira não ficou indiferente a estas palavras e respondeu diretamente à internauta em questão.
"Mas quem disse que sou preta para os brancos?! Estou a cantar, não estou a dizer que eu sou a letra desta música. Não sou preta, eu sei, nunca o serei, eu sei, mas admiro a cultura, vivo a cultura desde que nasci, defendo e respeito. Não entendo realmente este ataque, mas sinto-me tranquila com as minhas atitudes e se um dia errar tenho muitos amigos e família pretos para me dizerem, obrigada", reagiu a atriz.
Após a polémica, também o namorado de Rita, Guillaume Lalung, saiu em sua defesa ao comentar as novas fotografias na quais a celebridade portuguesa exibe, orgulhosa, as suas tranças: "Miúda, eu amo o teu cabelo assim. Orgulho por partilhares a cultura negra".
*
Agradecimentos a quem aqui trouxe esta notícia: https://www.noticiasaominuto.com/fama/2036944/nao-es-preta-rita-pereira-reage-ao-ser-acusada-de-apropriacao-cultural?fbclid=IwAR0zbmzt6BsTjiuQWzTx59B2iZVAmF75Bx9ihZbqcMOW9EqStmX6ysGBd6E

* * *

Como bem disse quem aqui trouxe a notícia, isto é justiça poética, ou quase, porque a pobre Rita parece que é mestiça...
Também é mais uma manifestação de ódio ao branco. Qualquer um que olhe de fora para este e muitos outros casos mediáticos deste género pode facilmente observar aqui um tipo de comportamento a que popularmente se chama «embirração». Quando se quer embirrar com alguém, tudo serve. Ora isto projectado na política das relações raciais, já se vê o que é - o branco é que tem sempre a culpa, faça o que fizer ou não fizer. Se o branco não gosta de cultura africana, é racista; se gosta demasiado e a adapta, é mau à mesma, arranja-se maneira de o acusar de agressão cultural, ou seja, no caso, de «apropriação cultural», o que constitui um descaramento absolutamente gigantesco, dado o facto de incontáveis negros de todo o planeta passarem a vida a adoptar «coisas de branco».
Ironicamente, quem mais promove esta mentalidade, quem mais cria condições para que os seus promotores sintam quentes as costas, é precisamente quem mais guincha contra o «discurso de ódio!»... ora isto é ódio puro, até caricatural... produto típico do universalismo militante, difundido originalmente pelo Cristianismo que, sem coincidência, também condena o «ódio» enquanto pregou sempre a intolerância máxima contra quem quer não obedecesse aos ditames do seu mestre...

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

"dançar e cantar um tema com uma forte mensagem sobre o racismo em Portugal."

lol

20 de julho de 2022 às 00:07:00 WEST  
Blogger lol said...

Quando roubam avancos brancos nao e apropriacao so quando reds usam dreads que tem origem indiana

20 de julho de 2022 às 16:17:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home