terça-feira, maio 10, 2022

ALEMANHA - DESMANTELADO UM MONUMENTO QUE ASSINALA O GENOCÍDIO DOS ARMÉNIOS PELOS TURCOS

Em resposta às inúmeras perguntas desde 6 de Maio sobre o Memorial do Genocídio Arménio localizado no lado esquerdo da ponte Hohenzollernbrücke em Colónia, a Embaixada da República da Arménia na República Federal da Alemanha informa o seguinte: o monumento foi erguido a 15 de Abril de 2018 pela Iniciativa Recordar o Genocídio (Initiative Völkermord erinnern) e por vários cidadãos individuais. Devido à ausência de uma licença oficial de instalação, o monumento foi desmantelado quatro dias após a sua instalação (19 de Abril de 2018), que foi objecto de uma disputa judicial.
Todos os anos, antes de 24 de Abril, o monumento é erguido e depois desmontado por falta de autorização oficial, o que claramente se tornou alvo de indignação por muitos dos nossos compatriotas e de uma disputa legal com as autoridades locais.
A Embaixada da República da Arménia está em contacto directo com os membros da iniciativa e outras partes interessadas e fará esforços para chegar a uma solução mutuamente aceitável.
*
Fontes: 
https://en.armradio.am/2022/05/07/the-embassy-on-dismantling-of-armenian-genocide-memorial-in-cologne/
https://robertspencer.org/2022/05/germany-city-of-cologne-dismantles-armenian-genocide-memorial-four-days-after-it-was-installed

* * *

Num país tão famoso pela disciplina e pela organização como a Alemanha, é curioso que aconteça uma desorganização e uma indisciplina destas... então não se arranja autorização oficial para fazer um monumento porquê?... Terá porventura algo a ver com a presença maciça de turcos em território alemão? Trata-se de uma daquelas ocasiões para lembrar o que dizia Salazar sobre as aparências: «em Política, o que parece é». Alguém imagina acontecer uma coisa assim com um monumento a recordar o holocausto nos campos de concentração nazis?...