segunda-feira, maio 09, 2022

DIA DA EUROPA

Estátua representando Zeus e Europa, sita em Creta, que é de certa forma a fronteira entre a Europa e o Oriente; o elemento aquilino, a ave na mão de Europa, porventura um reforço da alusão a Zeus (que de qualquer modo é o touro), ajuda a dar ao conjunto um fulgor urânico, celestial, diamantino, metálico, que glorifica o mito como fundamento da Europa autêntica

A escolha do nove de Maio como dia da Europa está perto do dia da derrota oficial da Alemanha em 1945. Parece um exorcismo de fantasmas, muito curiosamente no mesmo dia em que na Antiguidade se celebrava, em Roma, berço directo da Europa, o festival da Lemúria, celebração destinada precisamente a apaziguar e exorcizar os espíritos dos mortos... conta Ovídio, nos «Fastos», que Rómulo criou o evento para acalmar o espírito do seu irmão Remo, que ele próprio tinha assassinado...
É discutível se a intenção original de quem em trezentos e sessenta e cinco dias foi precisamente a de escolher o da derrota de um Povo europeu diante de outros; uma celebração colectiva assente na desgraça de um dos celebrantes não é se calhar a mais dignificante, especialmente quando se quer realçar a igualdade entre todos. Por outro lado, celebrar a derrota de um totalitarismo diante de forças democráticas (a ocidente, entenda-se, porque no leste europeu a história foi diferente...) é sempre bom, bate certo com o espírito genuinamente europeu de valorização da Liberdade. Independentemente disso, a coincidência do Dia da Europa com a data de uma celebração pertencente à herança etno-religiosa europeia tem pinta de ser um bom augúrio para a salvaguarda do que mais interessa no chamado Velho Continente, que existência dos Europeus como identidade etno-civilizacional.

11 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Parace que houve confrontos neste Domingo nas praias de Oeiras entre "jovens". Um "jovem" de 17 anos esfaqueado nas costelas.

Mais um arrastão que não existiu, mais um caso isolado que pode acontecer em qualquer lado, mais uma situação enriquecedora numa sociedade cada vez mais multicultural (para "nosso bem", brancos, europeus, porque nem pensar em impingir tamanha merda aos países não-brancos).

9 de maio de 2022 às 20:17:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Resistir contra uma invasão não é amar a violência, é um acto natural.

https://www.noticiasaominuto.com/pais/1992102/vandalizado-mural-alusivo-a-mitica-batalha-de-ourique-em-castro-verde

9 de maio de 2022 às 20:47:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

A europa este ano envergonha-me novamente como me teria envergonhado na decada de 40 e basicamente em todos os seculos anteriores. Não existe outro conjunto de povos da mesma base racial que se mate tanto em guerras.

11 de maio de 2022 às 20:26:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Não exageres... em África e no Médio Oriente, as matanças estão usualmente na ordem do dia... todos os anos, a região da África negra e da América Latina entre o sul do Brasil e o norte do México, estas duas zonas juntas, têm mais homicídios que o resto do planeta todo... quanto a guerras, são endémicas em África. Nada há, no mundo inteiro, que se compare com a Europa Ocidental, excepto, talvez, a Austrália e o Japão, consta...

11 de maio de 2022 às 23:02:00 WEST  
Blogger betoquintas said...

Então admite que o nome do continente tem origem da Europa, a princesa... fenícia.

13 de maio de 2022 às 12:37:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

A criminalidade e matança entre Africanos e sul americanos não chega aos calacanhares das guerras entre europeus. Poder-se-à argumentar que è porque eles nao têm o talento para fabricar armas e organizacões milatares como os euorpeus, mas è o que è: só na segunda guerra mundial, começada na Europa entre Europeus, estimasse que morreram 100 milhões de pessoas!! A esmagadora maioria na Europa, entre Europeus como de costume. Nao sou menos pro-branco que tu Caturo, mas tenho que ter olhos na cara e apontar para os elefantes na sala mesmo que desgraçadamente os mesmo venham da minha raça e da raça que eu apoio no mundo.

15 de maio de 2022 às 22:35:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Achas? E as guerras endémicas em África, que nunca acabam, isso nada te diz? Achas que é por terem menos capacidade técnica para aniquilar que são menos assassinos?...

18 de maio de 2022 às 00:34:00 WEST  
Blogger betoquintas said...

Então admite que o nome do continente vem de Europa, a princesa... Fenícia.

22 de maio de 2022 às 19:42:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Nada disso está lá escrito - e já te expliquei que a teoria «fenícia» é fraca.

25 de maio de 2022 às 03:42:00 WEST  
Blogger betoquintas said...

Não seja mal perdedor. Ao inserir uma imagem da Europa (a princesa fenícia) para ilustrar o texto, tu reconhece automaticamente a correlação. E a sua "explicação" nada explica.

5 de junho de 2022 às 16:41:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Não, tem paciência, mau perdedor és tu, que já te expliquei diversas vezes que não há prova alguma de que o nome seja de origem fenícia - ou, sequer, que a dita princesa «fenícia» fosse realmente fenícia. As minhas explicações só nada explicam a quem sofra de analfabetismo funcional.

25 de junho de 2022 às 23:56:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home