quarta-feira, março 23, 2022

«MÁSCARA E ALDEIAS»


Quem tiver televisão por cabo e box, ainda vai a tempo de ver este programa, emitido na noite de 16 de Março:

«Documentário de Philippe Roussilhe e Sonia Paramo sobre as tradições pagãs na Europa.
Pessoas por trás das suas máscaras são criaturas que encontramos em várias tradições pagãs pela Europa fora. Normalmente, são homens vestidos com trajes que se assemelham a um animal em vários rituais pagãos, destinados a dar protecção contra os espíritos malignos ou a favorecer a fertilidade. Estes rituais ainda são praticados hoje em dia em várias partes da Europa, especialmente em aldeias rurais.» https://media.rtp.pt/extra/estreias/mascara-e-aldeias/

Trata-se de um périplo comparativo que foca continuamente determinados tópicos - Ritual, Comunidade, etc. - na órbita da Máscara folclórica em cinco lugares da Europa profunda, nomeadamente da Lituânia (Gruslauke), da Bulgária (Leskovets), do norte de Itália (Tramin, aldeia de língua alemã), na Occitânia (Prats de Mollo) e em Portugal, mais concretamente em Lazarim.
O programa não versa propriamente sobre Paganismo ou crença religiosa politeísta formal, claro, mas o tema não deixa de constituir um elemento étnico de raiz pagã; pelo meio há referência a Diónisos, Deus Grego do Êxtase, e a Cernunos, Deus céltico que se pensa hoje ter estado relacionado com os animais selvagens.