ATENA/MINERVA, GUIA DE EUROPEUS
«Atena, Senhora, Tu que proteges e guias a forma da matéria não dividida, Tu és a sua própria criadora depois de Poseidon de vasta majestade que tira de ti a forma inteira; Tu és a causa de todos os movimentos simultaneamente gerados; Tu repeles o desnecessário de tudo e portanto também de nós; e sempre que cometermos erros como tolos, traz-nos de volta, ó Deusa, através da inteligência, levantando o nosso coração para o que é apropriado.»
- Georgios Gemistos Plethon, Hino Oitavo do Mês, a Atena.
Georgius Gemistos Plethon (Mistra 1355 - Peloponeso 1452) foi um filósofo e erudito grego neoplatónico, um dos pioneiros na restauração da aprendizagem dos mestres gregos no início da Renascença na Europa Ocidental. Foi consultado pelo imperador João VIII de Bizâncio a respeito da questão da unificação das igrejas oriental e ocidental e considerado por Marsílio Ficino como «um segundo Platão».
Sucede que Plethon era, em segredo, um politeísta convicto. A sua paganidade só foi descoberta depois da sua morte. Soube-se então que fazia secretamente a apologia da religião helénica junto dos seus alunos - e que, na escola que fundou no Peloponeso, ensinava o politeísmo, havendo alunos seus que rezavam a estátuas de Deuses pagãos....
2 Comments:
Ninguém deveria reproduzir. Feios e pobres, menos ainda
https://m.youtube.com/watch?v=VwnMW9_YeJ0
Daniel Efilista
Quanto pior dna renda mais as pessoas acham seu dna valioso e digno de replicar mais bosta
Enviar um comentário
<< Home