sexta-feira, setembro 03, 2021

VOZES CELTAS PAIRANDO SOBRE TERRAS DO OCIDENTE



Toponimia de origem celta na Europa e na Ásia Menor (actual Turquia)
Baseado em Sims-Williams (2006) e Oppenheimer (2010).
Interpolação de todos os nomes de lugar etimologicamente celtas e a Inverse Distance Weighting (IDW), utilizando o método de triangulação de Delauney. O resultado mostra uma muito alta frequência na área atlántica ocidental.


MAIS INFO:
Sims-Williams, P. (2006). Ancient Celtic Place-Names in Europe and Asia Minor: Publications of the Philological Society, 39. Wiley.
Oppenheimer, S. (2010). A reanalysis of multiple prehistoric immigrations to Britain and Ireland aimed at identifying the Celtic contributions. Celtic from the West: Alternative perspectives from archaeology, genetics, language and literature, 121-50.


Nota: não se confundam as identidades nacionais célticas com as áreas que, de acordo com o mapa, têm maior frequência de nomes célticos. Por exemplo, a zona de França com maior densidade de nomes de lugares com origem céltica é na verdade parte de uma nação latina, o norte francês (País de Oil); a única zona formalmente céltica do actual Estado Francês é a Bretanha (extremo noroeste do país), a qual, no mapa, tem aparentemente menos nomes célticos do que a área do centro-norte de França atrás referida. O mesmo é visível na Grã-Bretanha: a maior densidade de nomes célticos encontra-se no sudoeste de Inglaterra, mas essa zona é hoje formalmente anglo-saxónica (germânica, portanto), enquanto a nação autenticamente céltica de Gales - formalmente céltica, por falar um idioma céltico como língua nacional - não apresenta a maior densidade de toponímia céltica.

O que o mapa indica então parece ser a presença do substrato céltico na Europa Ocidental - e a permanência multimilenar de nomes antigos que vão ficando para a posteridade, ainda que as etnicidades aí dominantes em dada altura sejam substituídas por migrações, invasões e/ou fusões/absorções étnicas. Actualmente, as nações formalmente célticas estão exclusivamente no noroeste europeu: Irlanda (Eire), Escócia (Alba), Ilha de Man, Gales (Cymru), Cornualha (Kernow) e Bretanha (Breizh), mas os vestígios da celticidade em muitas outras partes do continente europeu são atestados pela existência destes topónimos.