quarta-feira, junho 30, 2021

O REAL SIGNIFICADO DE NOTRE DAME


A devastação da catedral de Notre Dame de Paris provocou estranhas reacções entre os Indianos.
Em primeiro lugar, pivots histéricos nos média de língua inglesa a fornecer cobertura ao vivo 24 horas por dia, 7 dias por semana. Afinal, se se é um jornalista da Lutyens, não se deve perder a oportunidade de dizer as palavras “Notre Dame” como se o Francês fosse a sua segunda língua materna. Os mesmos pivots estavam felizmente inconscientes do grande incêndio em 2018 que destruiu tesouros insubstituíveis no Templo Madurai Meenakshi de 2.600 anos.
Em segundo lugar, as classes macaulayitas desmaiaram colectivamente como se a casa ancestral tivesse sido incendiada. Tal comportamento só pode ser comparado (como diz o ditado) a Abdullah a dançar no casamento do estranho - não adianta, ninguém se importa e fica-se com aparência de idiota.
Ninguém se engane, é doloroso ver uma obra-prima arquitectónica a pegar fogo. A Notre Dame - ou pelo menos o que sobrou dela - é de facto um edifício inspirador. Mas as pessoas que acham moda derramar lágrimas sobre a sua destruição não percebem que estão a derramar lágrimas sobre uma catedral católica cristã que foi construída após a destruição de um majestoso templo construído em honra dos Deuses romanos e gauleses (antigos franceses). No mínimo, os Indianos deveriam ficar tristes com a destruição de um santuário que existia lá há mais de dois milénios, até que os cristãos o destruíram mil anos depois. Afinal, a Índia perdeu mais templos (hindus, budistas, jainistas e sikhs) para o Cristianismo - e seu irmão gémeo, o Islão - do que qualquer outro país.

Desenterrando um crime cristão
Em 1711, operários cavando sob o coro de Notre Dame desenterraram quatro altares esculpidos que foram reconhecidos como pertencentes a um templo desaparecido construído pelos Nautae - os marinheiros e capitalistas de navegação da antiga Gália. Uma pedra traz uma inscrição em latim para esse efeito: Nautae Parisiaci publice posierunt ou “marinheiros oficialmente nomeados da tribo Parisii”. (1) Também carrega o nome do imperador romano Tibério, situando assim a construção do templo de pedra no período de 14 a 37 EC - mais ou menos na mesma época em que Jesus viveu. Os Deuses romanos, que Se tornaram nos Deuses oficiais da Gália, ocupam mais da metade das faces destes altares franceses. Estes incluem Júpiter (a principal Divindade romana), Mercúrio (o Deus dos mercadores e viajantes), Vulcano (o Deus do fogo e do trabalho em metal) com Seu martelo e Castor e Pollux (os Deuses gémeos dos marinheiros) conduzindo os Seus cavalos. O maior altar, que tem cerca de um metro de altura, pertence a quatro Deuses. De um lado dele estão Júpiter e Vulcano. Na deslumbrante terceira face do altar está outro mundo - o mundo verde vivo dos druidas gauleses - onde Se descobre um lenhador musculoso, nu da cintura para cima, e de pé no meio da folhagem com uma pequena machadinha na mão. É Esus, uma Divindade para trabalhadores ou marinheiros que necessitavam de músculos para o seu trabalho, um antigo parente de Hércules. Na quarta face está um toiro e três grous - pássaros de sabedoria e guias de viajantes de acordo com a religião romana.
O crítico de arquitectura e escritor Allan Temko, que vive em São Francisco, escreveu sobre os Imortais Gálicos, o vibrante panteão de belos Deuses e Divindades que existia em França antes que o culto de morte, típico dos cristãos, Os desenraizasse e destruísse. “Os homens adoravam uma pedra, uma fonte, uma árvore verde. Sacrificaram ao Sol e à Lua, os astros mais brilhantes. Dedicaram altares a bestas e répteis e vários pássaros: ao falcão, à serpente, ao cão de caça, ao urso. Adoravam um vento poderoso que às vezes varria os campos não cultivados. Havia um Deus na cachoeira branca, em cada poço, nas cavernas, ou onde os caminhos se encontravam, e no topo das colinas. Os Deuses eram numerosos, ferozes, ciumentos e tão complicados ou descomplicados quanto os humanos que Os consagraram; mas entre esses Deuses estava uma Divindade Mãe, uma austera Madona Céltica que frequentemente segurava uma criança nos braços, e tanto a mãe quanto o filho têm alguns seguidores na França até hoje”. (2) A última frase é um indicador claro da usurpação da civilização por cristãos que não apenas se apropriaram da lenda da mãe e do filho, mas também negaram e destruíram as fontes dessa lenda. Até hoje, a Cristandade recusa-se a reconhecer que a Madona e o ícone da criança foram roubados às histórias de Deuses mais antigos - incluindo Ísis, Mitra e Krishna.
Quando os primeiros parisienses pagãos se estabeleceram em Ile De France nas margens do rio Sena, assim como os antigos indianos védicos se estabeleceram no vale Saraswati, trouxeram com eles os seus Deuses e as artes. Numa curva do Sena, encontraram uma ilha com uma colina baixa e no topo dela construíram um templo de galhos e folhas e instalaram os seus Deuses “mais séculos antes de Adão e Eva do que nos podemos lembrar”. (2) Estes Deuses estavam à espera quando os Romanos sob o comando de Júlio César conquistaram a Gália em 52 AEC. E aqui está a diferença no tratamento das civilizações conquistadas. Enquanto o Cristianismo - e o Islão - destruíram todas as facetas do passado do país, os Romanos (como os Gregos, Hindus, Chineses ou Japoneses) aceitaram os Deuses dos territórios conquistados e adoraram-Nos como se fossem seus. Não era mera tolerância, mas aceitação. Como Temko observou, os Nautae construíram um grande templo de pedra dedicado aos Deuses gálicos e romanos, mas “os Deuses nativos sobreviveram aos Romanos”. (3)

Genocídio de Deuses
O templo gálico-romano no local deu lugar a uma série de igrejas cristãs. Acredita-se que quatro estruturas cristãs sucederam ao templo antes da Notre Dame. Não há dúvida - e há muitas evidências corroborativas - de que os primeiros cristãos desencadearam uma orgia de violência sobre as populações nativas e seus Deuses. Por centenas de anos, templos e santuários construídos pelos Romanos, Gregos, Germanos, Lituanos, Prusi (antigos prussianos) e outras nacionalidades em toda a Europa foram destruídos ou usurpados pelos cristãos.
O Cristianismo nunca foi a “Religião do Amor” como a Igreja afirma tão descaradamente, mas na verdade quase sempre se espalhou por meio do genocídio e da tortura horrenda dos conquistados. Pois nenhum europeu - ou qualquer ser humano racional - trocaria os seus Deuses pacificamente coexistentes com o Senhor da Bíblia que é "de vez em quando, ganancioso, irascível, sanguinário, caprichoso, petulante" e cuja "consciência é tão flexível como a de um bispo na política”. (4)
Nem Júpiter nem Zeus (o principal Deus grego) forçaram os Seus seguidores a lutar ou matar os adoradores de outras religiões, mas Yahweh afirmou ser o único e verdadeiro Deus. As maldições com que Iavé ameaça o Seu povo escolhido se eles Lhe desobedecessem são modelos de vituperação e inspiraram aqueles que queimaram hereges e não-cristãos na Inquisição. “Maldito estarás na cidade, e maldito estarás no campo…. Amaldiçoado será o fruto do teu corpo e o fruto da tua terra…. Amaldiçoado serás quando entrares e amaldiçoado quando saíres. O Senhor ferir-te-á com tuberculose, febre e inflamação. O Senhor ferir-te-á com as úlceras do Egipto, e com tumores (tumores), e com sarna e com coceira, de que não possas curar-te. O Senhor ferir-te-á com loucura, cegueira e espanto de coração. Também toda a enfermidade e toda a praga que não está escrita no livro desta Lei, o Senhor as trará sobre ti, até que sejas destruído." (5) Na constituição de qualquer democracia moderna, isto seria considerado discurso de ódio, não as palavras de um Ser divino. E isto não é tudo. Num exemplo, ordena a Josué, uma figura central na Bíblia, que “destrua totalmente” os Cananeus e “não deixe nada que respire vivo”.
Com o seu Deus provendo tais palavras incendiárias, os primeiros conversos franceses sem dúvida teriam sido possuídos pelo zelo de destruir os templos amados dos seus pais. E assim os Franceses substituíram as diversas divindades gaulesas por um tirano genocida.
Sem dúvida, os deuses europeus nativos tinham as Suas fraquezas - pregavam peças impertinentes aos Seus súbditos; às vezes ficavam zangados quando as pessoas se esqueciam de oferecer sacrifícios em Sua homenagem; e em algumas ocasiões eram sexualmente amorais. Mas, no geral, eram Deuses benevolentes e amantes da diversão, que reflectiam a natureza dos humanos. Eram nobres e amorosos em comparação com o irado Javé e Seu filho Jesus, que uma vez queimou uma figueira porque ela não estava a dar frutos. Incrivelmente, não era época de figos. O episódio da queima da figueira oferece uma perspectiva sobre a psique de Jesus - é um Iavé em formação; tal pai tal filho. Como a actual Divindade reinante na Notre Dame, está muito distante do sensato Esus que protegia as árvores, mas agora está confinado a um museu. Porque não pode a França restabelecer estes Deuses expulsos ilegalmente e oferecer-Lhes adoração como seus antepassados ​​orgulhosamente faziam há mil anos?
Reagindo ao fogo, algumas das postagens de neopagãos e politeístas reflectiram a complexidade dos pensamentos e emoções conflitantes entre os Europeus. Disse um deles, John Beckett: “Nunca fui à Notre Dame, mas visitei outras catedrais na Europa. Assim que entro, sei que estou em lugar sagrado. São templos para outro Deus e outra religião, mas dão-me uma ideia de como deve ter sido entrar nos antigos templos dos Deuses que adoro. Os meus sentimentos sobre a forma como o Cristianismo conquistou a Europa e sobre a política da actual Igreja Católica não diminuem os meus sentimentos de tristeza pelos danos a este lugar sagrado.” (7)

A França já percorreu um longo caminho desde a destruição do templo de Júpiter. Menos de 6 por cento dos católicos franceses vão à igreja. O Cristianismo como código de moralidade era tão repugnante ao ethos liberal dos Franceses que, durante a Revolução Francesa de 1789, uma turba quase destruiu a catedral e o que ela representava. Claramente, o lema nacional francês de “Liberte, Egalite, Fraternite” (Liberdade, Igualdade, Fraternidade) está tão distante do Cristianismo quanto o dia está da noite.

A Notre Dame como folha de figueira
A usurpação de civilização que a Notre Dame representa não deve ser esquecida. Quase todas as religiões antigas da Europa (e em outras partes do mundo, incluindo América do Norte e do Sul, Austrália e África) foram irremediavelmente destruídas. Apenas um punhado de países como Índia e Japão sobreviveram ao ataque do Cristianismo - e seus desdobramentos do Islão e do Comunismo. E essa trindade ainda não acabou com os politeístas - como o Papa João Paulo II declarou no ano 2000, uma “colheita abundante” aguarda a igreja na Ásia no novo milénio. Isso é nada menos que um apelo ao genocídio dos restantes hindus, japoneses, chineses, vietnamitas, birmaneses, tailandeses e cambojanos, entre outros.
A Notre Dame nada mais é do que uma armadilha para turistas, mas a sua frieza mascara a mão oculta do Cristianismo. Assim como entrar numa boate agitada pode acabar sendo a jornada para o vício da cocaína, estruturas benignas como esta catedral escondem os horrores que vêm com a conversão.

Origens
Allan Temko, The Pagan Altars of Notre Dame, The American Scholar, Vol. 21, No. 3 (verão de 1952), página 321
Allan Temko, The Pagan Altars of Notre Dame, The American Scholar, Vol. 21, No. 3 (verão de 1952), página 323
Allan Temko, Notre Dame de Paris
Will Durant, Story of Civilization, Our Oriental Heritage, Capítulo III
Deuteronómio 28,61
Deuteronómio 20,16-18
Star Bustamonte, The Wild Hunt: Modern Pagan News & Commentary, https://wildhunt.org/2019/04/pagans-react-to-notre-dame-fire.html

-

Sobre o autor: Rakesh Krishnan Simha é um analista de defesa citado mundialmente. O seu trabalho foi publicado pelo Center for Land Warfare Studies, de Nova Delhi; Rússia Além, Moscovo; Hindustan Times, Nova Delhi; Negócios hoje, Nova Delhi; Financial Express, Nova Deli; Revista BusinessWorld, Nova Delhi; Revista Swarajya, Bangalore; Fundação Instituto de Estudos Orientais, Varsóvia; Instituto de Pesquisa de Estudos Europeus e Americanos, Grécia, entre outros. Além de ter contribuído para um artigo de pesquisa para a Força Aérea dos Estados Unidos, foi citado por organizações importantes, incluindo o US Army War College, na Pensilvânia; US Naval PG School, Califórnia; Johns Hopkins SAIS, Washington DC; Centro de Estudos de Energia Aérea, Nova Delhi; Carnegie Endowment for International Peace, Washington DC; Rutgers University, New Jersey; Instituto de Relações Internacionais e Estratégicas, Paris; Instituto de Consultoria Estratégica, Política, de Segurança e Econômica, Berlim; Universidade Federal da Sibéria, Krasnoyarsk; Instituto de Análise de Defesa, Virgínia; Centro Internacional para Leis Sem Fins Lucrativos, Washington DC; Stimson Center, Washington DC; Instituto de Pesquisa de Política Externa, Filadélfia; Center for Strategic & amp; Estudos Internacionais, Washington DC; e BBC.

*

Fonte: http://indiafacts.org/notre-dame-christianity-and-the-genocide-of-gods-in-france/?fbclid=IwAR2BXAckQQffAZKyR-0-LXtlchdKDDWUxnNoAYkEIo30AOhQ7N0fFL662Ro

* * *

Eu sempre achei que a destruição de igrejas cristãs por parte de muçulmanos constituía uma espécie de justiça poética, o que não quer dizer que o fruto disso seja coisa boa, aliás, facilmente se torna numa passagem da frigideira para o fogo, pois que no lugar de um local de culto cristão pode erigir-se uma foco de difusão islamista, pior a emenda que o soneto, parece quase uma «passagem de testemunho» entre dois credos totalitários, tantas vezes inimigos mas sempre irmãos na sua comum raiz abraâmica universalista...
Pode ser que um dia, a seu tempo, os antigos locais de culto pagãos comecem a ser devolvidos aos fiéis dos Deuses ancestrais, ideal que tem no magnífico exemplo de Ayodhya um modelo a seguir.

10 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Notre Dame foi construída a partir de 1163, já não havia culto aos deuses gauleses nenhum.

4 de julho de 2021 às 13:49:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Não havia porque foi proibido. De qualquer modo, antes da catedral já aí tinham sido construídas duas igrejas sobre o templo de Júpiter:
«O local da catedral contava já, antes da construção do edifício, com um sólido historial relativo ao culto religioso. Os celtas teriam aqui celebrado as suas cerimônias onde, mais tarde, os romanos erigiriam um templo de devoção ao deus Júpiter. Também neste local existiria uma das primeiras igrejas do cristianismo de Paris, a Basílica de Saint-Etienne, projectada por Quildeberto I por volta de 528 d.C.. Em substituição desta obra surge uma igreja românica que permanecerá até 1163, quando se dá o impulso na construção da catedral.»

5 de julho de 2021 às 23:24:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Agora já não é proibido, e portanto qual é o problema?

9 de julho de 2021 às 18:12:00 WEST  
Blogger Caturo said...

O problema é haver diversos lugares sagrados pagãos que ainda estão nas mãos da Cristandade.
Aliás, esse é o maior problema - mas a falta de divulgação destes factos referidos no artigo também não é boa.

13 de julho de 2021 às 23:34:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Propões que se destrua Notre Dame para dar lugar a um templo dedicado a Júpiter?

15 de julho de 2021 às 00:58:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Proponho que, a seu tempo, seja entregue a quem de direito.

20 de julho de 2021 às 14:26:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Isso seria como entregar Stonehenge a quem de direito.

22 de julho de 2021 às 23:33:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Era preciso que quem adorava as Divindades de Stonehenge ainda cá estivesse...

27 de julho de 2021 às 13:27:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Tal como já não estão cá os gauleses que adoravam as divindades pré-Notre-Dame.

27 de julho de 2021 às 16:35:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Mas estão os seus descendentes que prestam culto às mesmíssimas Divindades.

27 de julho de 2021 às 17:50:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home