quarta-feira, julho 01, 2020

CRIMINALIDADE VIOLENTA AUMENTA EM LISBOA

O assassinato à facada de um rapaz de 15 anos, no Areeiro, centro de Lisboa, por outro de 14, numa luta combinada pela internet, foi um dos mais recentes e mediáticos. Os crimes com facas, incluindo agressões e homicídios, estão a aumentar este ano na área do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP (Cometlis). Isto apesar dos quase três meses de confinamento que fizeram, nesse período, baixar as denúncias. 
Questionada pelo CM, a PSP não dá os números, nem fornece explicações. Refere que entre 1 de Janeiro e 15 de Junho deste ano, no caso dos crimes contra a integridade física e homicídios, “os dados confirmam um ligeiro aumento” em relação a 2019.
A PSP diz que, nesse período, há 259 registos de roubos envolvendo armadas brancas. São mais 39 crimes (+17,7%) em relação a 2019. “Grande parte dos registos estão relacionados com roubos na via pública, sendo que o aumento registado foi nos roubos a edifícios comerciais ou industriais, cujo diferença representa um aumento de 13 registos a mais em comparação com igual período do ano transacto”, responde ao CM.
Entre 1 de Janeiro e 15 de Junho foram apreendidas 489 armas brancas associadas a crimes, mais 233 (+91%). O Cometlis policia dois milhões de pessoas em nove concelhos (Cascais, Oeiras, Sintra, Amadora, Lisboa, Odivelas, Loures, Vila Franca de Xira e Torres Vedras).
*
Fonte: https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/crimes-com-facas-agressoes-e-homicidios-aumentam-em-lisboa?utm_medium=Social&utm_source=Facebook&utm_campaign=BotoesSite&fbclid=IwAR0rffTYxMmNBrQ9YNo49fwGWV0OZDMdIOoerLe4noRssiWEPRIiG7cRFxg

* * *

Ah, este terceiro, segundo ou até primeiro, mais que primeiro país mais seguro do mundo, que por acaso é o quinto país da Europa com mais assaltos, estando por coincidência os outros quatro também em situação de iminvasão oriunda do terceiro-mundo...