quarta-feira, julho 01, 2020

QUANDO O POVO PAGA PARA OS INQUISIDORES SE EXIBIREM

O à vontade despudorado com que um apresentador televisivo da RTP1 - programa «Depois vai-se a ver e nada» da semana passada - fala com um político socialista sobre como dar cabo da «ameaça da Extrema-Direita» mostra bem o que é a elite me(r)diática - não tem vergonha em usar o espaço público pago por todos, aliás, pertencente a todos os cidadãos, para falar de uma opção ideológica como quem fala de marcianos invasores ou coisa assim, como se os votos da Extrema-Direita fossem enviados de outra galáxia em vez de serem votos de cidadãos nacionais de cada país. 
Atitudes destas são obviamente motivadas por uma mistura de arrogância de classe com fanatismo inquisitorial - ambas as vertentes contribuem para fortalecer uma certeza da posse da verdade e dos valores moralmente obrigatórios para todos. É a fé da elite dos tempos que correm, daí a pretensão de superioridade moral dos seus fiéis, que, devidamente dissecada, não se sustenta.
Depois é malta desta que se admira muito com a subida eleitoral dos nacionalistas, não percebe que a sua própria atitude é que ajuda a que a Extrema-Direita reforce a sua aura de Robin dos Bosques ao lado do povo contra a elite...