quarta-feira, julho 01, 2020

FRANÇA SUSPENDE PARTICIPAÇÃO EM MISSÃO DA OTAN DEVIDO A COMPORTAMENTO DA TURQUIA NA LÍBIA

A França suspendeu temporariamente a sua participação nas operações de vigilância da OTAN no Mediterrâneo, confirmou nesta Mércores (1º) uma fonte do Ministério das Forças Armadas.
O governo francês solicitou esclarecimentos da OTAN antes de retomar as operações no quadro da missão Sea Guardian, acrescentou a mesma fonte, revela o jornal Ouest-France.
A suspensão foi comunicada pelo embaixador da Turquia em Paris, Ismail Hakki Musa, explicando que se deve às investigações da Aliança sobre o incidente.
A França acusou embarcações da Turquia de comportamento agressivo no mar Mediterrâneo quando houve uma tentativa de revistar um navio de carga com direcção à Líbia. Contudo, a Turquia contestou que o navio francês navegava de maneira arriscada.
Após o incidente, o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, anunciou que a Aliança investigaria o incidente entre os dois países membros.
Anteriormente, Emmanuel Macron, presidente de França, lamentou que a Turquia estivesse a fazer um "jogo perigoso" na Líbia. Além disso, o mandatário salientou que as acções de Ancara contrariam as suas obrigações internacionais.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/europa/2020070115780111-franca-suspende-participacao-em-missao-da-otan-devido-a-conduta-da-turquia-na-libia/?fbclid=IwAR0_CbBubVG1ROQiuCCoeh5xCEdnrvPJoNLpkntw-eK2Bhvh0QQY1vrIUwg