sexta-feira, março 22, 2019

TRUMP AFIRMA RECONHECER A SOBERANIA DE ISRAEL SOBRE OS MONTES GOLÃ

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta Joves que chegou o momento de os Estados Unidos reconhecerem plenamente a soberania de Israel sobre as Colinas de Golã.
"Depois de 52 anos, é hora dos Estados Unidos reconhecerem plenamente a soberania de Israel sobre as Colinas de Golã, que é de importância estratégica e de segurança para o Estado de Israel e para a estabilidade regional", disse Trump via Twitter.
O tweet segue uma visita do secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, a Jerusalém. No entanto, o secretário se recusou a comentar a declaração quando perguntado por repórteres.
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, foi rápido em responder à declaração de Trump e agradeceu o apoio do presidente dos EUA, destacando que o mandatário americano o faz numa "época em que o Irão usa a Síria como plataforma para destruir Israel". Netanyahu também classifica a decisão como "corajosa".
​Recentemente, falando sobre o disputado território das Colinas de Golã, o primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu acusou o Irão, rival de longo prazo de Israel na região, de estabelecer uma rede terrorista na área. Ao expressar essas afirmações, Netanyahu mais uma vez convocou a comunidade internacional a reconhecer as Colinas de Golã como território israelita.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/oriente_medio_africa/2019032113537526-israel-siria-golan-reconhecimento/

* * *

Um fortalecimento de Israel é, até ver, um fortalecimento da política ocidental na região. Acresce que o Estado da Magen David precisa dos Montes Golã para garantir a sua segurança diante do mundo islâmico - aliás, já quis trocar esta área por um tratado de paz mas do lado árabe isso não foi aceite. 
A administração Trump continua a dar mostras de lucidez na política internacional.