terça-feira, fevereiro 19, 2019

CATALUNHA - CENTENAS DE MILHARES DE NACIONALISTAS MARCHARAM EM APOIO DOS SEUS LÍDERES INDEPENDENTISTAS


Cerca de 200 mil separatistas catalães marcharam neste sábado (16) em Barcelona para defender a inocência de 12 de seus líderes que estão sendo julgados por sua actuação na tentativa fracassada de secessão em 2017.
"Autodeterminação não é crime", afirmava um dos cartazes dos manifestantes.
Enquanto a polícia fala em 200 mil pessoas, os organizadores estimaram o público em 500 mil. 
O julgamento dos 12 separatistas começou nesta semana na Suprema Corte da Espanha, em Madrid. Eles estão a ser acusados de ter ignorado a proibição de realizar um referendo de secessão e de emitir uma declaração de independência que não recebeu reconhecimento internacional, em Outubro de 2017.
Os separatistas afirmam que a Catalunha tem o direito à soberania. O governo da Espanha declara que qualquer voto sobre a independência exigiria que o parlamento nacional aprovasse uma emenda à Constituição.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/europa/2019021613327955-barcelona-marcha-separatistas-julgamento/?fbclid=IwAR3nezxDnTyO_Lox0qFUv5EDXZWQVrR89Lg5f2sLYTLvNyxxVaKZOk2l8SY

* * *

Toda esta gente está de parabéns pela persistência com que defende o seu sagrado direito à soberania, que continua a ser desrespeitado por um imperialismo do qual Portugal em boa hora se livrou.