quarta-feira, janeiro 02, 2019

RELEMBRANDO A PRIMEIRA GRANDE VITÓRIA EM BATALHA NAVAL CONTRA OS MUÇULMANOS NO ÍNDICO

A 2 de Janeiro de 1501 termina a Primeira Batalha de Cananor, que foi a primeira grande batalha naval portuguesa no Oceano Índico. Neste embate, as forças navais portuguesas em desvantagem numérica, sob o comando do galego João da Nova, bateram as dos Samorim de Calecute.
De notar que os muçulmanos da zona tinham persuadido os mercadores nativos de Kerala a não fazerem comércio de especiarias e têxteis com os Portugueses. A frota de cento e oitenta - ou duzentos e vinte embarcações, incluindo pelo menos quarenta navios de grande porte, enviada de Calecute - Kozhikode - estavam cheias de muçulmanos, apostados em impedir que os navios portugueses carregados de mercadorias regressassem à Europa. Contra tal poderio, as quatro carracas portuguesas provaram a superioridade do seu poder de fogo.
*
Fontes:
 - https://en.wikipedia.org/wiki/First_Battle_of_Cannanore
 - https://en.wikipedia.org/wiki/Zamorin_of_Calicut#Relations_with_the_Portuguese

* * *

O Samorim até era um monarca hindu e tinha boas relações com Portugal, mas a presença islâmica envenenou o cenário e levou ao conflito. Directa ou, neste caso, indirectamente, o Islão configurou-se sempre como inimigo mortal da Europa.