terça-feira, janeiro 01, 2019

MULHERES SAUDITAS PROTESTAM CONTRA O VÉU ISLÂMICO

Mulheres sauditas estão a protestar contra o hijab, o véu que deixa apenas olhos descobertos, postando fotos no Twitter em que pisam esta vestimenta escrevendo a hashtag "o hijab debaixo dos meus pés".
Nas publicações, mulheres estão a relatar como são forçadas a usar peça de sociedade conservadora: «Quando decidi tirar o hijab, a reacção da minha mãe foi dizer que nunca me perdoaria. Insisti na minha decisão e aguentei meses de chantagem emocional e abusos verbais da minha mãe. Nem eu nem muitas meninas do país decidimos usá-lo.»
«Comecei a usar hijab aos doze anos. Nunca me acostumei, é realmente sufocante. O clima ensolarado e calor do Médio Oriente tornam-no ainda pior. Foi assim que eu soube que estas mulheres que dizem que se sentem confortáveis vestindo isso estão a mentir ou têm sérios problemas psicológicos.»
«Não há como se acostumar por ser realmente terrível»
Nem todos concordam com o movimento das mulheres, e as criticam por quererem ditar o que é ou não liberdade.
«O hijab é a nossa escolha. Estamos a falar de liberdade por isso deixe que a gente faça o que quiser. Amamos os nossos países e as nossas famílias. Somos livres para fazer o que fazemos. Vocês não são nossos guardiões. Tirem os vossos pensamentos obsessivos daqui.
«O verdadeiro significado da liberdade no Ocidente. Na imagem: Fique firme! Nós libertar-te-emos! Oh, não!»
Alguns usuários propuseram analogias de frutas.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/oriente_medio_africa/2018122913013590-mulheres-sauditas-pisam-veu-islamico-hijab-fotos/?fbclid=IwAR3xcAV8RuasQyQMsP18euv9PfWQMDz6LM3fPiI9gM8JyQP758THaiNQXZs

* * *

Estou quase a ouvir o apoio das feministas radicais europeias a estas mulheres sauditas que se atrevem a protestar contra o hijab, instrumento de opressão chauvinista-machista sobre as mulheres... ainda não ouvi, mas deve estar quase... é agora!... não, ainda não foi agora, mas é já a seguir... esperem... deve estar quase, quase, quase...